Duplo Fornecimento - Google Pune Deslealdade no AdWords

Duplo Fornecimento – Google Pune Deslealdade no AdWords

07/12/2011 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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O que é Duplo Fornecimento e qual a posição do Google AdWords em relação a esta prática?

– Como uma empresa séria, você espera ser reconhecida pelos seus méritos, o que inclui produtos/serviços de qualidade, além de um bom atendimento. E sem dúvida, não acha nada gratificante caso tome conhecimento de práticas desleais praticadas pelos seus concorrentes.

– Lidar com a deslealdade é recorrente em qualquer ramo, incluindo no tocante à publicidade. Como administradores que prezam pelo bom senso e pelo jogo limpo, é necessário saber o que evitar para não estar incluído neste rol indigno e, ainda mais, saber como denunciar práticas abusivas como essas.

– Estamos tocando neste assunto porque entre os anúncios de Links Patrocinados pode ocorrer de algumas empresas utilizarem práticas desonestas para conquistar clientes. Que práticas são essas e o que você pode fazer para proteger seus negócios e seus clientes?

O Que é o Duplo Fornecimento (Double Serving)?

Exemplo de Duplo Fornecimento - Desentupidoras em Porto Alegre (RS), consulta feita no dia 05.12.2111 ás 20 horas

Duplo Fornecimento (Double Serving) é uma prática desleal e fortemente desaconselhada pelo Google AdwordsPara resumir, consiste em criar duas ou mais contas, fazendo-se passar por anunciantes diferentes, embora os produtos ou serviços divulgados sejam os mesmos. Alguns anunciantes, tentando driblar os olhos atentos do Google, usam de alguns estratagemas. Por exemplo, já houve casos de anunciantes criarem landing pages diferentes, uma para cada conta. Usualmente, utilizam as mesmas palavras-chave para cada um dos anúncios.

A razão de algumas poucas empresas utilizarem destas práticas é a tentativa de monopolizar os espaços publicitários do Google. O desejo destas é obter uma porcentagem maior de visitação para seus sites. Raciocinam que exibindo mais de um anúncio para o mesmo produto, ao mesmo tempo, as chances de cliques serão maiores.

– No entanto, despercebem que, a longo prazo, a possibilidade de queda de qualidade de cada uma das páginas é maior. Isso porque, obrigatoriamente, se alguém clica em um anúncio duplicado de uma empresa, significa que o outro anúncio do mesmo anunciante será ignorado. Ou seja, independentemente de qual seja a pesquisa, sempre que dois anúncios de uma mesma empresa surgirem, no mínimo um deles não será clicado. A longo prazo, isso significará queda no CTR e diminuição do ROI.

– De modo que o Duplo Fornecimento (Double Serving) não oferece vantagens reais para ninguém, e prejudicam, em especial, os usuários. Por esta razão, a equipe do Google combate estas práticas. As punições não se restringem a tirar os anúncios do ar, mas chegam ao ponto de cancelar as contas infratoras, ou seja, não poderão anunciar nunca mais no AdWords.

– Embora o sistema do Google possa identificar essas práticas abusivas, você também pode entrar em contato com o Suporte do Google AdWords caso perceba que alguma empresa está se utilizando desta estratégia. O Google analisa todas as denúncias e se estas estiverem abalizadas resultará na punição das contas que violaram a política.

Minha Empresa Não Pode Ter Dois Anúncios no Google AdWords?

– Uma empresa poderá ter dois ou mais anúncios, chamados inclusive pela mesma palavra-chave, desde que os produtos ou serviços oferecidos não sejam os mesmos. Por exemplo, uma loja de eletrônicos pode comprar a palavra-chave “eletrônico” para chamar dois anúncios: um sobre celulares, e outro sobre aparelhos de som. Note que neste caso não se trata de uma duplicidade – os anúncios oferecem informações diferentes, e não duplicadas. Aqui cabe outra discussão, sobre qual desses dois anúncios irá aparecer, que deixaremos para um próximo artigo – lembramos que essa técnica não é muito indicada, pois isso gera concorrência com o próprio anunciante.

– Quando uma empresa se esforça em praticar uma correta política de conduta, incluindo respeitar as regras do Google Adwords, tende a se firmar neste cenário competitivo. Estes são princípios fundamentais para quem quer divulgar um site no Google. Podemos dizer que isto é um fato porque uma empresa assim terá sempre o respeito dos seus fornecedores, colaboradores e clientes.

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