Empresas Devem Analisar Clientes, Não Apenas Transações | Clinks

Empresas Devem Analisar Clientes, Não Apenas Transações

23/10/2015 Por: na Categoria Otimização com 0 e 1
Home > Blog > Otimização > Empresas Devem Analisar Clientes, Não Apenas Transações

Definir objetivos e canais de marketing, junto com métricas apropriadas, são alguns dos passos para atribuir valor aos clientes valiosos ao anunciar na internet

– Um gerenciamento detalhado dos usuários que clicam nos Links Patrocinados e chegam às páginas de destino é essencial para encontrar os clientes que são realmente valiosos para o anunciante.

– Para identificar estes clientes, é necessário utilizar as métricas corretas, de acordo com as metas publicitárias. Este é um passo importante para garantir que a empresa obtenha lucros com sua publicidade online.

jornada fragmentada do consumidor

Definir as Métricas

– Métricas claras precisam ser definidas antes de iniciar uma campanha. Isto orientará a criação dos Links Patrocinados, o setup das campanhas, e a geração de relatórios.

– As métricas devem estar diretamente relacionadas aos objetivos do marketing online, entre eles:

  • Impulsionar o branding;
  • Gerar leads;
  • Aumentar as vendas.

– Por exemplo, ao criar campanhas de branding, a agência de Links Patrocinados mantém-se focada em canais de marketing específicos, como campanhas publicitárias no formato de vídeo, Rede de Display, etc. Sondagens Brand Lift e engajamento com vídeos estão entre as métricas utilizadas para acompanhar a performance.

– Por outro lado, metas de geração de leads fazem com que o consultor dê atenção a outras métricas, tais como CPA.

– Isto significa que diferentes objetivos de marketing trazem consigo diferentes métricas alinhadas às metas da empresa.

Atribuir Valor ao Canal de Marketing

– Com a fragmentação do ciclo de compras dos consumidores, torna-se um desafio para as empresas identificarem o desempenho de cada canal de marketing. Considere o seguinte em uma campanha que visa aumentar as vendas de uma loja:

– Um usuário visualiza um Link Patrocinado de uma máquina de lavar roupas e visita a página de destino do anunciante. Embora interessado, este usuário não costuma realizar compras pela internet. Tendo em vista que há uma loja física do anunciante em sua cidade, o usuário faz uma visita presencial e compra a máquina de lavar.

– Neste exemplo, o retorno sobre investimento não aparecerá como resposta direta ao clique no Link Patrocinado. A conversão foi fragmentada. Se despercebido, o canal perderá seu valor ao computar os lucros.

– Pesquisas realizadas na loja são uma das soluções para compreender os canais de marketing que estão trazendo as pessoas ao estabelecimento.

– O fato é que se torna necessário uma reestruturação onde ferramentas analíticas online e offline são utilizadas para que as métricas realmente funcionem, e os canais valiosos sejam identificados.

Ferramentas analíticas online e offline

Atribuir Valor ao Cliente

– Por outro lado, o consultor do Google Ads precisa estar concentrado na qualidade do tráfego que está chegando ao site. Assim, se estamos falando em leads, precisamos ver o valor de cada um deles, se havemos de interpretar o real impacto dos anúncios online. (Por exemplo: Impressões visíveis são importantes em uma campanha de branding, mas desde que os clientes potenciais sejam impactados).

Aumentar venda das lojas virtuais– O valor dos clientes que estão se engajando com a publicidade dos Links Patrocinados é muitíssimo relevante. O que está envolvido nisso?

– É preciso levar em consideração não somente o lucro que cada cliente traz para a empresa na compra atual, mas também sua fidelidade que gerará compras futuras. Para isso, deve-se utilizar métricas como LifeTime Value que está focada em satisfação e benefícios a longo prazo.

– Em uma análise detalhada, pode-se descobrir que uma pequena parcela dos clientes é responsável pela maioria das vendas. Se identificar quem são esses, é possível aproveitar melhor o investimento no Google Ads e aumentar as vendas.

– Por isso, é preciso conhecer o cliente, identificar aqueles que voltam a comprar da empresa, aqueles que demonstram lealdade à marca. Deve-se medir clientes, e não somente transações.

– Com isso em mente, é possível concentrar-se nas métricas e performances apropriadas e identificar o valor dos clientes a longo prazo.

– Isto é de ajuda para aproveitar melhor o investimento na publicidade dos Links Patrocinados, resultando em maiores lucros para a empresa que anuncia na internet.

clinks-agencia-certificada-adwords

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.