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Estratégias Para Divulgar Negócios B2B no Google

18/07/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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B2B é o comércio estabelecido entre empresas. Se você deseja divulgar seus produtos e serviços para outras empresas, coloque seus anúncios na primeira página do Google

– O Google Ads é um sistema que oferece às empresas a possibilidade de divulgar seus produtos e serviços para outras empresas, no conhecido sistema B2B (business-to-business). Trata-se de uma forma mais prática para estabelecer parcerias e realizar bons negócios do que as famosas feiras de negócios. Além disso, pode até mesmo ser mais rentável.

O Mercado B2B

– Como se sabe, o público do mercado B2B é bem menor do que o público-alvo do B2C. Desta forma, o número de empresas que são alcançadas pelos anúncios no Google não se comparam ao que é alcançado, em termos numéricos, quando são criadas campanhas voltadas para a população em geral. E isto reflete diretamente no alcance que os Links Patrocinados terão.

– Por exemplo, se uma empresa está anunciando camisas no Google, certamente poderá ter centenas (e até milhares) de impressões em um único dia. No entanto, se a empresa trabalha com sistemas de pressurização de fluidos, a quantidade de pesquisas será absurdamente inferior.

– A despeito disto, a natureza do mercado B2B não se importa com estes números, já que a demanda é totalmente diferente. Uma única empresa pode ser responsável por uma compra de produtos ou serviços industriais que ascendem a bilhões de reais, todo ano.

Cuidados ao Criar Uma Campanha no Google Ads Para B2B

– Que tipo de cuidados é preciso ter ao divulgar um negócio B2B na internet?

– A pessoa que visualizará seu anúncio, entrará em contato e realizará a compra pode ser qualquer um que atue nas empresas-alvo: um diretor, um gerente, o chefe de algum departamento, etc. Ao criar uma campanha de Links Patrocinados é preciso ter em mente quem será a pessoa que realizará a compra. Isto porque as palavras-chave selecionadas, bem como os anúncios e páginas de destino, precisam ser criados tendo isso em mente. Direcionar um anúncio para um diretor ou para um gerente de TI certamente exigirá palavras e chamadas a ação diferentes. Por isto é necessário avaliar os termos que os profissionais-alvo de seus anúncios estão utilizando (incluindo siglas, muito comuns neste ramo), e uma profunda pesquisa por termos da cauda longa.

– Outro cuidado que precisa ser tomado tem a ver com o detalhamento dos produtos e serviços oferecidos para garantir que impressões indevidas não sejam executadas. Por exemplo, considere uma empresa que anuncia sistemas de fluidos térmicos no Google. No entanto, suponhamos que esta empresa trabalhe apenas com sistemas de aquecimento utilizados para aquecer produtos e ambientes. Sob esta circunstância, alguém pesquisando por um sistema de resfriamento de fluido térmico poderia indevidamente ser impactado por este Link Patrocinado. Isto significa que, mesmo conhecendo profundamente o mercado, é preciso estar atento às associações que o Google cria entre os termos de pesquisa e os anúncios exibidos. Neste momento, entram em cena as palavras-chave negativas que impedem que seus anúncios sejam inapropriadamente exibidos em determinadas pesquisas.

– Por isto, a consultoria da Clinks avalia cuidadosamente o produto que você está divulgando e seu público-alvo, garantindo que as palavras-chave e os termos utilizados nos anúncios sejam altamente relevantes para seus negócios. Por exemplo, dependendo de quem for o profissional-alvo de seus anúncios, textos como “custo-benefício” são mais impactantes do que “instalação totalmente automatizada”, e vice-versa. Este estudo é uma de nossas responsabilidades.

As Exigências do B2B e Como Influenciam os Links Patrocinados

– Uma pequena parcela das empresas neste mercado estabelecem o preço dos produtos como o fator determinante ao decidir de quem comprar. São empresas que estão dispostas a realizar negócios com qualquer parceiro que ofereça a cotação mais atraente.

– No entanto, a grande maioria das empresas estabelece outro critério: o custo-benefício. Por isto, no ramo do B2B, as empresas costumam realizar extensas pesquisas e comparações de preços, condições e prazos.

– De modo geral, neste mercado, estamos falando de produtos caros e contratos de longa duração – o que acaba estendendo os estágios da compra. Por isto, as famosas promoções e chamadas a ação no B2C, tais como “compre agora”, não são tão eficientes no B2B. Para divulgar negócios B2B, é preciso dar maior ênfase a outros elementos e fornecer muito conteúdo para convencer as empresas que estão vendo seus anúncios. Isto inclui estudos de caso, testemunhos, blog atualizado, webinars, infográficos, etc.

– O contato é outro fator importante. Ao apresentar seus produtos, as páginas precisam facilitar o processo de contato dos profissionais com sua empresa, seja por meio de um telefonema ou preenchendo um formulário. Neste ramo, os profissionais estão mais interessados em ligar para sua empresa do que simplesmente clicar em um botão “Adicionar ao Carrinho”.

Remarketing Para Negócios B2B

– Os benefícios do Remarketing do Google Ads é evidente, de modo que esta estratégia deve ser uma prioridade para empresas do setor B2B que anunciam na internet. Trata-se de um sistema que possibilita exibir anúncios específicos, em base regular, para os mesmos profissionais que já visitaram seu site. Isto significa registrar sua marca de forma mais intensa na memória do seu público-alvo.

– De forma geral, este tráfego costuma ser muito mais qualificado, já que os anúncios são exibidos somente para pessoas que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. Estes anúncios são exibidos oportunamente nos sites parceiros do Google, conhecida como Rede de Display, bem como na rede de pesquisa do buscador.

Concluindo

– Com base nisso, percebemos que anunciar produtos e serviços B2B na internet é mais complexo, tendo em vista a exigência deste mercado. Por outro lado, não é um setor tão concorrido quanto o B2C.

– Tudo isto sendo colocado na balança não há como negar que o investimento em Links Patrocinados neste setor é altamente recompensador. Os negócios realizados entre empresas costumam durar meses ou anos.

– Desta forma, o clique que sua empresa recebe hoje poderá continuar a dar lucros durante muito tempo.

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