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Ferramenta de Benchmarking Auxilia Anunciantes do AdWords

13/10/2014 Por: na Categoria Relatórios com 0 e 1
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Comparação de Marcas (Benchmarking) do Google Analytics permite comparar métricas relacionadas a canais, localização e dispositivos em 1600 indústrias e 1250 diferentes mercados

– Uma forma interessante de avaliar o desempenho dos Links Patrocinados do Google AdWords é realizar um comparativo entre os resultados da empresa anunciante e o que os concorrentes do mesmo nicho tem alcançado. Este é o objetivo proposto pela ferramenta de Benchmarking, ou Comparação de Marcas, do Google Analytics.

O Que é a Comparação de Marcas do Google Analytics

Comparação de marcas do Google Analytics– Esta ferramenta, outrora, já foi figura titular no Google Analytics, mas teve sua descontinuação no ano de 2011. Mas, a Comparação de Marcas retornou revista, atualizada e otimizada para o atual mercado do marketing digital.

– Trata-se de uma funcionalidade útil para quem anuncia seu site na internet. Ela permite comparar o desempenho da empresa com até 1600 categorias de sites, distribuídos em 1250 diferentes mercados. Realiza este comparativo de mercado em três grandes áreas:

  • agrupamento de canais ou fontes de tráfego (incluindo pesquisa orgânica, e-mail marketing, Links Patrocinados exibidos na rede de pesquisa, Rede de Display, entre outros);
  • categorias de dispositivos.

– Este comparativo permite ter uma visão detalhada de como anda o desempenho das empresas competidoras no mesmo setor de atuação do anunciante, tendo como base as métricas de engajamento.

– A ferramenta apresenta um valor percentual das sessões recebidas pela marca em comparação com o que está sendo alcançado pelo mercado. Um percentual positivo indica o quanto a empresa foi bem-sucedida em sua publicidade digital. Um número negativo mostra o quanto a empresa está abaixo dos valores de referência do mercado.

– Por exemplo, analisando a imagem abaixo, disponibilizada pelo Google, podemos perceber que a empresa está com um bom desempenho nos anúncios exibidos na Rede de Display. No entanto, está tendo dificuldades no tocante aos Links Patrocinados do Google AdWords veiculados na rede de pesquisa. As tomadas de decisão relacionado às estratégias no marketing digital podem assim ser embasadas em informações pertinentes como esta.

Benchmarking (comparação de marcas) do Google Analytics

Como Ativar o Benchmarking no Google Analytics

– Para ativar a Comparação de Marcas (Benchmarking) no Google Analytics, e ter uma visão mais ampla do desempenho de sua marca na publicidade online, siga os passos abaixo:

  • Clique na aba Administrador;
  • Selecione a conta que deseja alterar e clique em Configurações da Conta;
  • Habilite a opção “Anonimamente com o Google e outros”;
  • Clique em Salvar.

– O comparativo será exibido na aba Público-alvo, na opção Comparação das Marcas.

Concluindo

– Evidentemente, tais melhorias são substanciais para as empresas que anunciam nos Links Patrocinados, e utilizam a ferramenta de Comparação de Marcas (Benchmarking) do Google Analytics. Oportunidades que estão sendo perdidas ao anunciar na internet são prontamente visualizadas, permitindo a otimização imediata. Isto abre excelentes oportunidades para avaliar os segmentos do marketing digital que estão com bom desempenho, e aqueles que precisam de otimização para aumentar as taxas de conversão.

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