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Ferramenta de Modelagem de Atribuição do Google Ads

11/02/2014 Por: na Categoria Conversão com 0 e 4
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Ferramenta de Modelagem de Atribuição dá o devido crédito às diversas palavras-chave que fizeram parte dos estágios que levaram à conversão

– Anunciar uma empresa no Google, envolve avaliar a eficiência das palavras-chave utilizadas para atingir o público-alvo. Isto permite otimizar o investimento de acordo com a meta de publicidade do anunciante.

– Neste respeito, o Google Analytics possui os Modelos de Atribuição. Devido seu valor para compreensão dos passos dados pelo usuário ao realizar a conversão, este relatório também foi incorporado ao Google Ads. Do que se trata este relatório e quais os modelos incluídos nele?

O Que é Um Modelo de Atribuição

Modelo de atribuição nos Links Patrocinados– Muitos anunciantes que divulgam seu site na internet atribuem o sucesso alcançado por suas campanhas ao “último clique” recebido em seus Links Patrocinados. Em outras palavras, a última palavra-chave recebe o crédito pela conversão efetuada. No entanto, esta é a parte final do funil de conversão, o último estágio. Antes deste período, porém, os usuários talvez tenham clicado em diferentes Links Patrocinados na rede de pesquisa. Creditar apenas o último clique fará com que a empresa perca oportunidades de entender o comportamento dos seus clientes e influenciá-los nos estágios superiores do funil de conversão.

– Neste respeito, o Modelo de Atribuição é um excelente auxílio para o anunciante. Ele refere-se ao conjunto de regras que identifica como o crédito é conferido aos diversos estágios que levam à conversão.

– A Ferramenta de Modelagem de Atribuição está disponível nos Funis de Pesquisa do Google Ads. Com ela, o anunciante poderá atribuir o valor aos elementos de uma campanha que levam a conversão, o que inclui as próprias campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave.

Modelos de Atribuição Disponíveis

– Há cinco modelos de atribuição disponíveis para auxiliar os anunciantes a compreender os passos do seu público-alvo, a saber:

* Primeiro Clique: concede todo o crédito à primeira palavra-chave associada ao clique;

* Último Clique: atribui os créditos à última palavra-chave associada ao clique;

* Linear: realiza uma distribuição uniforme do crédito entre todos os cliques realizados ao longo do funil de conversão;

* Redução de Tempo: concede mais créditos aos cliques realizados mais próximos da conversão;

* Com Base na Posição: concede 40% do crédito pela conversão à primeira palavra-chave, 40% à última palavra-chave, e distribui os restantes 20% entre os demais cliques ocorridos ao longo do funil de conversão.

– Para uma melhor compreensão do que ocorre no processo de conversão, é interessante que o anunciante compare diferentes modelos de atribuição. O Google Ads permite que até três modelos diferentes sejam comparados, simultaneamente. Por exemplo, um anunciante pode comparar o modelo Primeiro Clique com o Último Clique para saber quais são as palavras-chave que estão atraindo os clientes para o funil e que estão gerando a conversão final. Outras comparações podem ser realizadas e que ajudarão o anunciante a compreender os passos tomados pelo seu público-alvo até a conversão.

Como Acessar a Ferramenta de Modelagem de Atribuição

– Para utilizar os modelos de atribuição é necessário que a conta no Google Ads esteja com o acompanhamento de conversões ativado.

– Uma vez atendido este requisito, deve-se seguir os passos abaixo:

* Clique em Ferramentas e, em seguida, em Conversões;

* No menu do lado esquerdo, escolha Funis de Pesquisa;

* Dê um clique em Modelagem de Atribuição;

* Selecione o nível que deseja examinar: Campanha, Grupos de Anúncios ou Palavras-chave;

* Clique em Selecionar Modelo para adicionar modelos e realizar uma comparação com o último clique.

Concluindo

– A grande vantagem oferecida por esta ferramenta é compreender quais as palavras-chave estão ajudando a empresa a atingir suas conversões, ao anunciar na internet. As palavras-chave que contribuem para o ROI da empresa, e que antes eram pouco valorizadas, recebem o crédito merecido. Assim, as campanhas são melhores visualizadas, e não somente a ação imediatamente anterior à conversão. Desta forma, fica mais fácil realizar a otimização das campanhas, fazendo com que o lucro alcançado ao anunciar no Google seja ainda maior.

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