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Ferramentas Para Estudar o Site da Concorrência

01/04/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Veja quais são algumas das ferramentas utilizadas para identificar e estudar a concorrência, permitindo otimizar suas campanhas de Links Patrocinados

concorrencia-links-patrocinados– Independentemente de qual seja o seu ramo de atuação, o estudo da concorrência deve fazer parte de suas estratégias de marketing. Ignorar o fato de que os concorrentes possuem pontos fortes, e em alguns casos, uma experiência muito maior, pode significar perder oportunidades de aprender e se desenvolver. Portanto, analisar o que seus concorrentes estão realizando é essencial para compor um ponto de vista estratégico.

– Como é possível estudar o que seus concorrentes andam fazendo no campo do marketing digital, em especial, no tocante às campanhas de Links Patrocinados? De que forma este conhecimento pode melhorar sua atuação ao divulgar seu site no Google Ads?

Código Fonte da Página

– Uma das análises que profissionais do Google Ads fazem é avaliar quais são as palavras-chave que os concorrentes estão trabalhando. Uma forma de fazer isso é chegar até uma das Páginas de Destino, clicar com o botão direito, e em seguida, escolher Exibir Código Fonte da Página. Assim que o código fonte for exibido, você poderá localizar com um CTRL+F as palavras-chave utilizadas. Isto talvez permita descobrir que seus concorrentes estão focando em algumas variações de palavras-chave de uma forma que você ainda não havia pensado.

– Mas o código fonte da página permite outras análises, além das palavras-chave. Você poderá acompanhar se seus concorrentes estão utilizando tags de Remarketing, algum software de gestão de lances e ofertas, integração com as ferramentas do Google Webmaster, e outras atribuições. Por meio desta comparação, é possível analisar se você está a frente dos seus concorrentes em suas campanhas de Links Patrocinados, ou se ainda tem muito a aprender com eles.

Plugin Google Tag Assistant

google-tag-assistant– O Google Tag Assistant é um plugin para o Chrome que ajuda o consultor de Links Patrocinados a avaliar se as tags do Google foram instaladas corretamente no site, incluindo Google Analytics, Conversões do Google Ads, Google Tag Manager, além de outras. Basta navegar em qualquer página do site, e o plugin irá dizer se as tags estão presentes, indicando também quaisquer erros encontrados, além de sugerir melhorias que podem ser feitas em sua implementação.

– Você poderá utilizar este plugin para analisar as tags que seus concorrentes estão utilizando e estudar melhorias que você mesmo poderá fazer em suas Páginas de Destino, para otimizar suas campanhas de Links Patrocinados.

BuiltWith Technology Profiler

– Outro plugin para o Chrome que pode ajudá-lo a estudar a concorrência é o BuiltWith Technology Profiler. Com um simples clique, é possível analisar como o website do seu concorrente está construído. O plugin analisa e retorna todas as tecnologias encontradas nas páginas. O BuiltWith ajuda os anunciantes a avaliar quais são essas tecnologias, e estudar a possibilidade de implementá-las em suas próprias Páginas de Destino.

– Ele analisa diversos aspectos da construção das páginas, incluindo widgets, ferramentas de análise utilizadas, bem como se tem sido utilizada alguma ferramenta de publicidade, tal como DoubleClick e Google AdSense.

SEMRush

– O SEMRush é outra ferramenta bastante utilizada pelos profissionais do marketing digital, com o objetivo de trazer informações sobre seus concorrentes. Na versão gratuita, é possível digitar o site de um competidor e avaliar quais são os maiores concorrentes dele (inclusive, você pode verificar se o seu website aparece como um potencial concorrente). Ainda na versão gratuita, pode-se avaliar outras informações como a existência de Links Patrocinados, a posição média para as principais palavras-chave, e a porcentagem do orçamento total e tráfego reservado para estas palavras-chave.

– O SEMRush também permite que seus concorrentes sejam analisados no Facebook e no Bing.

Concluindo

– No cenário deste mercado tão competidor, ninguém pode achar ser conhecedor e possuidor de todas as boas práticas ao realizar o marketing digital com o Google Ads. Todos nós temos muito a aprender, inclusive com quem talvez esteja neste ramo de atuação há muito mais tempo do que nós. Por isso, a identificação e o estudo da concorrência é muito mais do que um simples processo a ser cumprido. Trata-se de um passo essencial para entrar no jogo determinado a vencer.

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