Guia da Aplicabilidade da IA em Toda a Jornada do Consumidor – Parte 2

Guia Completo da Aplicabilidade da Inteligência Artificial em Toda a Jornada do Consumidor – Parte 2/4

02/05/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 3
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Os visitantes chegam em grande quantidade até seu website. Mas você deseja fazer com que estes visitantes se tornem leads, e quer fortalecer a relação com eles. Somente assim eles se tornarão futuros clientes. Veja como a Inteligência Artificial do IBM Watson pode ajudá a ENVOLVER os visitantes do seu website

No artigo anterior, vimos como a Inteligência Artificial pode ajudá-lo a encontrar novos visitantes para seu site. Vimos que a inteligência das máquinas atua no campo da pesquisa por voz, geração automática de conteúdo para seu site, bem como a programação e exibição dos anúncios certos, no momento mais ideal.

Mas a tecnologia da computação cognitiva do IBM Watson não fica por aí. Você conseguiu atrair os visitantes certos para seu site. Neste artigo, veremos o estágio seguinte: como envolver estes visitantes.

Para tanto, veremos como a Inteligência Artificial pode levar sua empresa para um novo nível de atuação ao:

  • Realizar análise preditiva
  • Recomendar conteúdo personalizado
  • Identificar os leads com maior potencial
  • Segmentar anúncios para cada lead

Realizar Análise Preditiva

Uma das principais funções do aprendizado de máquina é a sua capacidade de fazer previsões. Uma gigantesca quantidade de dados chegam por meio de interações com websites e aplicativos, e são estas informações que alimentam as máquinas. Tais dados são a matéria-prima para que a computação cognitiva do IBM Watson seja capaz de fazer previsões sobre seus clientes e público-alvo. Esta é a chamada análise preditiva.

Quais são as respostas que a análise preditiva pode trazer sobre seus clientes? Considere algumas áreas:

  • Prever visitantes com maior potencial de conversão: muitos visitantes estão chegando ao seu website. Mas de todos eles, quais são aqueles com maior probabilidade de realizar uma compra? Pode parecer impossível para você responder, mas o IBM Watson sabe quem eles são – e consequentemente, você também saberá.
  • Prever qual faixa de preço levará cliente a converter: o poder aquisitivo e hábitos de compra variam de pessoa para pessoa. Mas o IBM Watson, com o seu aprendizado de máquina, consegue identificar a faixa de preço que precisa ser apresentada para um cliente a fim de se concluir uma conversão.
  • Prever clientes com potencial de compra repetida: o aprendizado de máquina analisa o comportamento dos clientes, e consegue identificar aqueles que têm o hábito de realizar compras repetidas em períodos de tempo consecutivos.

Recomendação Personalizada de Conteúdo

Você já possui uma ampla quantidade de conteúdo em seu site. Este talvez esteja em formato de texto, áudio, imagens (como infográficos) e vídeos.

Pense em alguém que já está seu site, que foi atraído por algum conteúdo específico. Como você poderá manter esta pessoa mais tempo em seu site? Como poderá envolvê-lo com mais conteúdo, de modo que esta pessoa comece a estabelecer um elo com sua empresa?

Isso pode ser feito com a recomendação personalizada de conteúdo. Mas note um detalhe: este tipo de recomendação não é feita simplesmente analisando o artigo ou vídeo que a pessoa está lendo ou assistindo neste momento. A Inteligência Artificial vai além. Ela analisa diversos sinais compartilhados pela pessoa na internet para identificar o que provavelmente interessará a pessoa no momento seguinte. E ao passo que novas interações são realizadas, o aprendizado torna ainda mais precisa a recomendação.

Por exemplo: pense em duas pessoas que estão na mesma página de um site. No entanto, o conteúdo recomendado para elas será diferente. Por quê? A IA leva em consideração as experiências anteriores destas pessoas. Talvez uma já tenha adquirido determinado produto da empresa, ao passo que outra, não. A combinação destes sinais ajuda a inteligência do IBM Watson a determinar qual o conteúdo mais relevante e significativo para cada usuário em seu site.

Identificar os Leads Com Maior Potencial de se Tornarem Clientes (Lead Scoring)

Leads são aqueles novos contatos que a empresa obtêm ao longo da jornada de conversão. À medida que novos visitantes chegam ao seu site, sua lista de leads tende a crescer.

Mas é verdade que alguns destes leads têm maior potencial de se tornar um cliente leal de sua empresa. Como identificá-los?

O IBM Watson chama esta tarefa de Lead Scoring. Trata-se de atribuir aos leads uma pontuação de acordo com critérios pré-determinados. Tendo como base essa pontuação, é possível identificar quais são os leads que estão a ponto de se tornarem clientes. Os leads são gerenciados em todo o processo de compra. Assim, você consegue direcionar seus esforços de marketing para estas pessoas, incluindo ofertas de produtos/serviços e descontos. O resultado? Seu investimento em estratégias de vendas é melhor aproveitado. O tempo empregado também. Isso contribui para que o retorno financeiro aumente, uma vez que o custo de aquisição de novos clientes diminui.

Segmentar Anúncios Para Cada Lead

Bem, seguindo o mesmo princípio apresentado no subtema anterior, os anúncios são segmentados de acordo com o potencial de cada lead. Note que aqui não estamos falando de anúncios exibidos para aqueles que nunca tiveram contato com sua marca. Neste estágio, o IBM Watson vai trabalhar na segmentação de anúncios para as pessoas que já chegaram até seu website, mas ainda não são clientes.

Analisando os diversos sinais compartilhados pelos usuários, a Inteligência Artificial trabalha de modo a apresentar o conteúdo patrocinado certo para os leads, levando em consideração o estágio onde se encontram na jornada de conversão. Consegue imaginar o potencial que sua publicidade online pode alcançar com esta personalização no nível do indivíduo?

Conclusão da Segunda Parte

Neste segundo artigo, vimos como a computação cognitiva da IBM ajuda as empresas a envolver as pessoas que já tiveram um contato com seu website. Eles recebem um tratamento diferenciado, fortalecendo a sua relação com a marca. E são preparadas com muita atenção para se tornarem clientes, conforme veremos no próximo artigo.

Assim, no próximo artigo desta série, vamos passar para o estágio seguinte. Depois de fortalecer a relação do visitante, transformando-o em um lead, chega a hora de transformá-lo definitivamente em um cliente. Veremos as soluções oferecidas pela Inteligência Artificial do IBM Watson para isso.

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