Guia da Aplicabilidade da IA em Toda a Jornada do Consumidor – Parte 3

Guia Completo da Aplicabilidade da Inteligência Artificial em Toda a Jornada do Consumidor – Parte 3/4

03/05/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 4
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Na terceira parte desta série de artigos, veja como a Inteligência Artificial do IBM Watson pode ajudar sua empresa a envolver seus leads e convencê-los a comprar seu produto

No artigo anterior, vimos como a Inteligência Artificial do IBM Watson ajuda as empresas a envolver os visitantes que chegam até o website, fortalecendo sua relação com eles. Vimos ferramentas e soluções existentes para isso – por exemplo, a análise preditiva, recomendação personalizada de conteúdo, lead scoring e segmentação de anúncios por lead.

No próximo estágio da jornada de conversão, chega o momento de fazer com que os leads se tornem, efetivamente, clientes. Este artigo mostrará como a computação cognitiva e aprendizado de máquina da IBM desempenha um papel essencial neste estágio.

Este artigo se concentrará nas seguintes soluções:

  • Chatbots
  • Inserção dinâmica de preços
  • Anúncios e conteúdo aprofundados para transformar leads em clientes

Chatbots

Quando um lead está em seu site, já inclinado à compra, pode ser que ele queira fazer algumas perguntas ou fazer uma solicitação. Neste estágio, quando a pessoa está para comprar um produto, é natural que surjam algumas dúvidas. Neste caso, ele entrará em contato com sua empresa por meio de um telefone, e-mail ou chat online.

É aí que entram os chatbots. Estes são programas de conversação online (chats) que simulam funcionários da empresa no atendimento aos consumidores. Os chatbots interpretam as solicitações dos clientes, respondem dúvidas e podem até mesmo concluir pedidos. O nível de naturalidade é tamanho que os clientes têm a real impressão de que estão conversando com uma pessoa, e não com uma máquina.

O IBM Watson é a ferramenta ideal para você implantar sistemas de chatbots em seu website. Lembre-se que o Watson fala o português do Brasil. Isto significa que ele possui conhecimento de nossa língua, não tendo nenhum tipo de problema neste respeito.

E não é apenas em seu website que você poderá ter um chatbot inteligente. Até mesmo em plataformas como o Facebook os chatbots podem ser instalados, aprimorando a experiência entre as máquinas e os clientes.

Desta forma, a instalação de um chatbot inteligente em seus canais de comunicação ajudará a transformar seus leads em clientes efetivos.

Inserção Dinâmica de Preços

A palavra “dinâmico” transmite a ideia de algo em constante movimento. Também que se adapta a determinadas circunstâncias preestabelecidas ou não.

Neste respeito, uma precificação dinâmica significa a capacidade da Inteligência Artificial de alterar preços dos produtos e serviços levando em consideração uma série de fatores. Isto inclui analisar quem é o lead que está interessado naquilo que você tem a oferecer. Mas, na prática, como isso funciona?

Pense, por exemplo, em uma pessoa que está realmente interessada em um produto que custa R$ 100,00. No entanto, de acordo com o aprendizado de máquina que acompanha este consumidor, a Inteligência Artificial conclui que ele não pagará este montante pelo produto. Trata-se de um consumidor que precisa do incentivo de um desconto. Neste momento, entra em cena a precificação dinâmica. Um desconto é oferecido para este lead, e a oferta passa a ser de R$ 94,90. Pronto! Logo em seguida, ele compra o seu produto.

O que aprendemos com este exemplo? Que as máquinas inteligentes têm a capacidade de segmentar ofertas especiais somente para aqueles que precisam delas para converter. Da mesma maneira, as máquinas conseguem rastrear clientes que não precisam deste incentivo para a conversão, mantendo a oferta inicial.

Estes ajustes inteligentes permitem que você consiga aumentar sua base de clientes, gerando mais lucros para sua empresa.

E, Novamente, a Recomendação Personalizada de Conteúdo

Vimos no artigo anterior que a recomendação personalizada de conteúdo é uma forma de envolver um visitante ocasional. Não se trata de repetir o que já dissemos. Mas é que este recurso também é imprescindível neste estágio, quando os leads estão há pouco de se tornarem clientes.

Se alguém está chegando pela primeira vez em seu website, então, o conteúdo apresentado para ele estará de acordo com seu estágio na jornada da compra. No entanto, que dizer se a pessoa já visitou seu site diversas vezes? Que dizer se ele já é um lead? Neste caso, certamente, você desejaria apresentar para esta pessoa um conteúdo mais aprofundado, talvez um texto mais “vendedor”.

O IBM Watson é de auxílio neste respeito porque consegue acompanhar o estágio em que se encontra o consumidor. Desta forma, de forma automatizada, um conteúdo mais aprofundado será apresentado para aqueles que estão a um passo da compra do seu produto ou serviço.

O mesmo princípio se aplica à segmentação de anúncios por meio de sistemas de remarketing mais inteligentes. A inteligência artificial cria um sistema de previsão para atrair novamente os leads ao seu site. E com apenas um clique, eles voltam ao site para finalmente efetuar a conversão. Com a análise dos dados históricos do lead, a publicidade apresentada para ele se torna ainda mais eficaz.

Conclusão da Terceira Parte

Neste terceiro artigo, vimos como os chatbots, a inserção dinâmica de preços e anúncios/conteúdo aprofundados são essenciais para envolver os consumidores e convencê-los a comprar seu produto ou serviço. A Inteligência Artificial do IBM Watson consegue identificar as pessoas que se encontram neste estágio de transição. E exatamente por isso, o Watson é extremamente eficaz no processo de transformar leads em clientes para sua empresa.

Mas, assim como um cliente foi conquistado, ele também pode ser perdido. Por isso, o próximo passo é tão importante quanto os anteriores. De que forma a computação cognitiva do IBM Watson pode ajudar a gerar lealdade entre os clientes de sua empresa?

Veremos isso no quarto e último artigo desta série.

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