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Guia Completo Sobre Como Anunciar no LinkedIn Ads

08/11/2019 Por: na Categoria Social Ads com 0 e 1
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Apresentamos um guia completo para vocĂȘ aprender tudo o que precisa saber sobre o LinkedIn Ads, incluindo o passo a passo para criar sua primeira campanha publicitĂĄria na rede social.

O marketing digital oferece diversas opçÔes para promover seus negócios na internet.

Entre elas nĂŁo podemos ignorar o Social Ads – os anĂșncios veiculados em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

AlĂ©m destes, hĂĄ outro gigante no Social Ads que vocĂȘ deve considerar ao definir suas estratĂ©gias de publicidade na internet.

Estamos falando do LinkedIn Ads.

O LinkedIn Ă© a rede social de negĂłcios, onde empresĂĄrios e profissionais divulgam seus serviços, criam parcerias e realizam networking. É a rede social do business-to-business (B2B). TambĂ©m Ă© utilizada para pessoas que estĂŁo em busca de novas oportunidades de emprego.

E não estamos falando de poucas pessoas. A rede social conta atualmente com cerca de 630 milhÔes de usuårios.

E quem sĂŁo eles?

  • 63 milhĂ”es de tomadores de decisĂŁo
  • 17 milhĂ”es de lĂ­deres de opiniĂŁo
  • 90 milhĂ”es de influenciadores de nĂ­vel sĂȘnior
  • 10 milhĂ”es de executivos de nĂ­vel C

Por isso, muitas empresas que atuam no B2B utilizam o LinkedIn para gerar novos negĂłcios.

É este o seu caso?

Bem, vocĂȘ talvez jĂĄ tenha percebido que, com tantas pessoas e empresas fazendo uso da rede social, pode ser difĂ­cil conseguir alcançar seu pĂșblico-alvo de forma orgĂąnica no LinkedIn.

É por isso que existe a solução de anĂșncios no LinkedIn.

Neste guia completo vocĂȘ aprenderĂĄ tudo o que precisa saber sobre o LinkedIn Ads.

Vamos mostrar também como criar passo a passo sua primeira campanha publicitåria na rede social.

SoluçÔes de Publicidade

Quais são as soluçÔes ou produtos de publicidade disponíveis no LinkedIn Ads?

Sponsored Content

O Sponsored Content Ă© a solução para patrocinar seu conteĂșdo orgĂąnico. Ou seja, vocĂȘ escolhe uma postagem orgĂąnica e amplia seu alcance, exibindo-a para um pĂșblico maior, alĂ©m dos seus seguidores.

Com esta solução, seus anĂșncios nativos podem ser veiculados em todos os dispositivos (computadores, tablets e celulares).

Sponsored InMail

Uma solução desenvolvida pelo LinkedIn Ads para enviar mensagens na caixa de entrada do seu pĂșblico-alvo.

Seu design estå otimizado para gerar cliques. Uma das formas de fazer isso, é manter o botão de chamada à ação sempre visível, não importa onde o usuårio esteja na pågina.

Com o Sponsored InMail vocĂȘ consegue diversificar suas açÔes de marketing, ao mesmo tempo em que personaliza as mensagens.

Para que sua mensagem seja vista, o Sponsored InMail procura manter seus e-mails no topo da caixa de entrada. Para conseguir isso, as mensagens patrocinadas sĂł sĂŁo entregues quando o usuĂĄrio estĂĄ online no LinkedIn.

Formulårio de Geração de Leads

Muitas empresas utilizam os formulårios para obter os dados dos visitantes para formação de leads. Este preenchimento pode ser utilizado, por exemplo, antes de liberar o download de um e-book.

O LinkedIn Ads oferece uma ferramenta que faz este serviço para vocĂȘ. Com o FormulĂĄrio de Geração de Leads, vocĂȘ consegue promover conteĂșdo onde o usuĂĄrio precisa preencher um formulĂĄrio para ter acesso.

Com ele, os dados båsicos do usuårio são preenchidos de forma automåtica, utilizando suas informaçÔes de perfil do LinkedIn. Isto permite gerar leads de qualidade e com alta velocidade.

E o que acontece logo depois que o usuĂĄrio preencher e confirmar o envio do formulĂĄrio?

O LinkedIn redireciona ele para a pĂĄgina de destino escolhida por vocĂȘ.

Dynamic Ads

Solução desenvolvida para gerar engajamento de qualidade por meio de anĂșncios personalizados.

Esta personalização utiliza dados do perfil do cliente-alvo, como a foto de perfil, conforme visto abaixo:

Dynamic Ads

Com o Dynamic Ads Ă© possĂ­vel ampliar o nĂșmero de seguidores, aumentar seu pĂșblico e sua influĂȘncia.

AnĂșncios em Carrossel

AnĂșncios em Carrossel utilizam diversos cartĂ”es de imagens em sequĂȘncia que podem ser usados para finalidades diversas. Por exemplo, contar uma histĂłria ou apresentar diversos produtos.

VocĂȘ tambĂ©m pode utilizar os cartĂ”es para apresentar diferentes caracterĂ­sticas de um Ășnico produto.

AnĂșncios carrossel linkedin ads

Os anĂșncios em carrossel permitem que vocĂȘ faça uma descrição de cada uma das imagens utilizadas. Assim, vocĂȘ utiliza uma mensagem de texto para complementar cada cartĂŁo.

Por Que Anunciar no LinkedIn Ads

Como o LinkedIn declara em sua pĂĄgina de publicidade, “Pela primeira vez na histĂłria da mĂ­dia, vocĂȘ pode alcançar os profissionais do mundo – tudo em um sĂł lugar”.

E nĂŁo hĂĄ dĂșvidas disso. Afinal, como mencionado, a rede social Ă© uma comunidade global de negĂłcios. Portanto, Ă© o local ideal para compartilhar conteĂșdo voltado para profissionais e gerar novos negĂłcios B2B.

Para vocĂȘ ter uma ideia, 94% dos profissionais do marketing B2B utilizam a rede social para produzir e distribuir conteĂșdo.

Segmentação de AnĂșncios

Como mencionado, o pĂșblico do LinkedIn Ă© gigantesco.

No entanto, com as ferramentas de segmentação da rede social, vocĂȘ consegue exibir seus anĂșncios somente para as pessoas que mais interessam Ă s suas metas. VocĂȘ pode escolher segmentar tomadores de decisĂŁo, influenciadores, executivos, pequenos empresĂĄrios, pessoas em busca de novas oportunidades de emprego e crescimento profissional.

Uma das grandes vantagens do LinkedIn Ă© que os usuĂĄrios sĂŁo incentivados a manter seus dados atualizados. Isto Ă© importante, afinal, novas oportunidades de negĂłcios que surgirĂŁo para eles dependem de perfis com dados precisos.

Portanto, vocĂȘ pode utilizar os dados atualizados para alcançar as pessoas certas, como por exemplo:

  • Cargo: vocĂȘ pode anunciar somente para pessoas que tenham cargos especĂ­ficos, como diretores executivos, gerentes, etc.
  • Empresa: escolha quais profissionais verĂŁo seus anĂșncios selecionando a empresa em que trabalham.
  • Setor: se quiser que seus anĂșncios sejam exibidos para profissionais de setores especĂ­ficos, como indĂșstria alimentĂ­cia ou seguradora, poderĂĄ segmentĂĄ-los.
  • Interesses e habilidades: quer exibir seus anĂșncios somente para pessoas com determinados interesses? VocĂȘ pode segmentĂĄ-los com o LinkedIn Ads.
  • Educação: segmente seu pĂșblico-alvo de acordo com seu grau de estudo, faculdades cursadas e cursos escolhidos.
  • Dados demogrĂĄficos: segmentar pĂșblico-alvo por idade e gĂȘnero.
Segmentação linkedin ads

Talvez vocĂȘ se sinta um pouco perdido diante de tantas opçÔes. Por isso, Ă© importante conhecer muito bem seus produtos/serviços e seu pĂșblico-alvo. AlĂ©m disso, Ă© essencial testar diferentes segmentaçÔes para ver qual delas oferece os melhores resultados.

Gerenciador de Campanhas

O Gerenciador de Campanhas Ă© a ferramenta do LinkedIn Ads para vocĂȘ criar campanhas, segmentar seu pĂșblico-alvo e acompanhar o desempenho dos anĂșncios.

Ao criar sua primeira campanha no LinkedIn, a tela de apresentação solicitarĂĄ que vocĂȘ preencha as seguintes informaçÔes:

  • Nome da conta
  • Moeda (nĂŁo Ă© possĂ­vel alterar a moeda posteriormente)
  • Nome da sua LinkedIn Page para vincular com sua conta (opcional)

Criar Campanha e Definir Objetivos

Depois disso vocĂȘ verĂĄ a tela inicial do Gerenciador de Campanhas.

Gerenciador de campanhas

Neste primeiro momento, vocĂȘ deve dar um nome para a campanha e selecionar qual o seu objetivo ao anunciar no LinkedIn. Para isso, vocĂȘ deve pensar no que deseja que os clientes realizem ao visualizarem seu anĂșncio.

Os objetivos sĂŁo categorizados em trĂȘs grandes grupos de açÔes:

  • Conhecimento
    • Conhecimento da marca: Divulgar seus produtos, serviços ou empresa para mais pessoas.
  • Consideração
    • Visitas ao site: Gerar trĂĄfego para o seu site.
    • Engajamento: Aumentar a interação das pessoas com seu conteĂșdo e aumentar os seguidores da sua Company Page.
    • VisualizaçÔes de vĂ­deo: Compartilhar seus vĂ­deos com mais pessoas.
  • ConversĂ”es
    • Geração de leads: Captar leads no LinkedIn por meio do preenchimento de formulĂĄrio de geração de leads.
    • ConversĂ”es no site: Gerar mais açÔes de valor no site da sua empresa, como compras, cadastros e downloads.
    • Candidatos a vagas: Informar as pessoas sobre oportunidades de emprego na sua empresa e atrair mais candidaturas para elas.

Em nosso exemplo, vamos selecionar a opção Consideração > Visitas ao Site.

Segmentar PĂșblico-alvo

Na prĂłxima tela, vocĂȘ terĂĄ a opção de escolher quem visualizarĂĄ seus anĂșncios.

Note que, Ă  medida que inserir detalhes sobre o pĂșblico-alvo, orçamento, entre outras informaçÔes, o LinkedIn Ads apresenta uma estimativa de quantas pessoas podem ser alcançadas com seus anĂșncios. Esta estimativa aparece em Resultados Previstos, na lateral direita.

resultados previstos campanhas

Se vocĂȘ jĂĄ tiver criado e salvo uma lista de pĂșblicos-alvo, ela aparecerĂĄ na opção PĂșblicos Salvos. Em nosso caso, como estamos criando nossa primeira campanha, esta opção estĂĄ vazia.

Portanto, vamos direto ao menu PĂșblicos.

PĂșblicos-alvo no gerenciador de campanhas

Ali sĂŁo apresentados 26 modelos de pĂșblicos, como assessores financeiros, usuĂĄrios com bacharelado, profissionais de compras e outros. Em nosso exemplo, vamos selecionar Decisores de TI.

Aqui tambĂ©m pode ser Ăștil testar diferentes modelos de pĂșblico. Isto visa garantir que suas campanhas utilizem os modelos mais eficientes.

Neste momento, vocĂȘ tambĂ©m deve especificar a localização geogrĂĄfica do seu pĂșblico (paĂ­s, estado e/ou cidade). Ao selecionar uma regiĂŁo, vocĂȘ precisa escolher entre estas duas opçÔes:

  • Localidade recente ou permanente: Pessoas que visitaram recentemente ou residem ou trabalham permanentemente na localidade;
  • Localidade permanente: Pessoas que somente residem ou trabalham de forma permanente na localidade.

Defina o idioma do perfil. Lembre-se que isto significa que o texto dos seus anĂșncios deve estar no idioma selecionado.

Depois, o LinkedIn Ads quer saber quem Ă© seu pĂșblico-alvo. Para isso, vocĂȘ deve especificar os atributos:

  • Empresa
    • ConexĂ”es
    • Nomes
    • Setores
    • Tamanho
  • Dados DemogrĂĄficos
    • GĂȘnero
    • Idade
  • Formação
    • Diplomas
    • InstituiçÔes de ensino
    • Áreas de estudo
  • ExperiĂȘncia Profissional
    • Anos de experiĂȘncia
    • Cargo
    • CompetĂȘncias
    • FunçÔes
    • NĂ­veis de experiĂȘncia
  • Interesses
    • Grupos
    • Interesses do usuĂĄrio

VocĂȘ tambĂ©m pode visualizar os mesmos atributos na opção de exclusĂŁo, onde vocĂȘ especifica quem nĂŁo deve visualizar seus anĂșncios.

O LinkedIn Ads dĂĄ a opção de ativar a ampliação de pĂșblico. Este recurso permite exibir seus anĂșncios para pessoas que tenham atributos semelhantes aos do seu pĂșblico-alvo. Como identificado pelo nome, o alcance da sua publicidade na rede social serĂĄ ampliado.

O Linkedin dĂĄ um exemplo do uso da ampliação de pĂșblico:

“Se a sua campanha segmenta usuĂĄrios com a competĂȘncia “Publicidade on-line”, a Ampliação de pĂșblico pode expandir o seu pĂșblico para usuĂĄrios que mencionam a competĂȘncia “Marketing interativo” em seus perfis. Isso significa que vocĂȘ pode descobrir novos potenciais clientes de qualidade e levĂĄ-los automaticamente para o seu funil de marketing”.

Selecionar Formato de AnĂșncio

Chega o momento de criarmos nosso primeiro anĂșncio para o LinkedIn Ads.

São seis opçÔes, algumas delas jå citadas acima:

  • Imagem Ășnica: sĂŁo exibidos no feed de notĂ­cias.
  • Carrossel: anĂșncios com duas ou mais imagens que aparecem no feed de notĂ­cias.
  • VĂ­deos: sĂŁo exibidos no feed de notĂ­cias.
  • AnĂșncios em destaque: anĂșncios personalizados com dados do perfil para promover ofertas em toda a rede social. Os anĂșncios em destaque sĂŁo exibidos somente em computadores.
  • Texto: aparecem na coluna Ă  direita ou na parte superior da pĂĄgina do LinkedIn.
  • Mensagem: sĂŁo entregues para o pĂșblico-alvo na caixa de entrada do LinkedIn.
Formatos anĂșncios linkedin

Os 4 primeiros formatos de anĂșncios mencionados (imagem Ășnica, carrossel, vĂ­deo e destaque) exigem que vocĂȘ tenha uma Company Page.

Para o nosso exemplo, vamos selecionar a opção AnĂșncio de Texto.

Posicionamento e Orçamento

A plataforma de anĂșncios da rede social ainda oferece o LinkedIn Audience Network.

Esta Ă© uma forma de alcançar um pĂșblico maior, exibindo seus anĂșncios em sites e aplicativos parceiros do LinkedIn.

É uma opção para empresas que desejam acelerar o desempenho de suas campanhas publicitĂĄrias, aumentando o alcance dos seus anĂșncios.

Os Ășnicos formatos aceitos pelo LinkedIn Audience Network sĂŁo os anĂșncios com imagem Ășnica e anĂșncios em vĂ­deo.

Linkedin Audience Network

Chegamos então ao momento de definir o orçamento e agendamento da campanha.

O primeiro aspecto para definir é escolher entre orçamento diårio ou orçamento diårio e total.

Depois, especifique um valor que estĂĄ disposto a pagar por dia. Importante: o LinkedIn Ads avisa que vocĂȘ poderĂĄ ser cobrado atĂ© 20% acima do seu orçamento diĂĄrio. Portanto, leve esse fator em consideração ao definir o valor mĂĄximo que pode pagar por dia.

Em seguida, vocĂȘ tambĂ©m deve fazer o agendamento de sua campanha, especificando a data do seu lançamento. Se preferir, poderĂĄ tambĂ©m determinar uma data para que ela seja interrompida.

Ao escolher o tipo de lance mais adequado para seus objetivos, o LinkedIn oferece trĂȘs opçÔes:

  • AutomĂĄtico: opção onde vocĂȘ deixa o sistema do LinkedIn otimizar seus lances para que vocĂȘ obtenha os melhores resultados.
  • CPM: vocĂȘ define o valor mĂĄximo que estĂĄ disposto a pagar por 1.000 impressĂ”es dos seus anĂșncios.
  • CPC: vocĂȘ define o lance mĂĄximo que estĂĄ disposto a pagar por clique.

Se escolher o lance CPC, o LinkedIn oferecerĂĄ uma opção adicional: “Otimizar meu lance para obter mais resultados”. Se esta opção estiver marcada, vocĂȘ definirĂĄ o lance inicial. Depois, o sistema aumentarĂĄ ou reduzirĂĄ automaticamente o lance da campanha para que vocĂȘ obtenha mais visitas e conversĂ”es no seu site.

Dependendo do tipo de anĂșncio selecionado, as opçÔes de lance podem variar. Por exemplo, se vocĂȘ escolher AnĂșncio em Mensagem, vocĂȘ terĂĄ apenas uma opção de lance, o Custo Por Disparo (CPS).

Acompanhar as ConversÔes

As conversĂ”es sĂŁo as açÔes que vocĂȘ espera que seus clientes tomem ao visitar seu site. Podem incluir desde o preenchimento de um formulĂĄrio atĂ© a compra de um produto.

Estas conversĂ”es podem ser mensuradas com o uso do recurso “Acompanhamento de ConversĂ”es”. Com ele, o LinkedIn utiliza a atribuição Ășltimo clique ou Ășltima visualização do anĂșncio para identificar o responsĂĄvel pela conversĂŁo.

Para acompanhar as conversĂ”es, vocĂȘ deve:

  • Escolher uma ação que serĂĄ definida como conversĂŁo;
  • Estimar o valor monetĂĄrio de quanto esta conversĂŁo vale para seus negĂłcios;
  • Definir um prazo depois do clique em que uma conversĂŁo deve ser contada;
  • Definir como deseja acompanhar a conversĂŁo (usar Insight Tag ou pixel relacionado).

O Insight Tag Ă© um cĂłdigo JavaScript que pode ser adicionado ao seu site para permitir relatĂłrios detalhados das campanhas e para a obtenção de insights Ășteis sobre os visitantes do seu site.

A primeira etapa, relacionada às configuraçÔes da campanha, estå pronta.

Clique em Avançar.

Criar o Primeiro AnĂșncio

Agora passaremos para a criação dos anĂșncios.

Clique em Criar Novo AnĂșncio. Note que tambĂ©m Ă© possĂ­vel avançar e deixar para criar os anĂșncios, posteriormente.

Criar anĂșncio linkedin

Na prĂłxima tela vocĂȘ deve preencher algumas informaçÔes bĂĄsicas. Lembre-se que selecionamos a opção AnĂșncio de Texto nas configuraçÔes da campanha. Por isso, o anĂșncio que serĂĄ criado agora serĂĄ de texto.

VocĂȘ deve inserir uma pequena imagem que serĂĄ exibida como Ă­cone junto ao anĂșncio, alĂ©m de escrever um tĂ­tulo, a descrição e a URL de destino.

Criar anĂșncio texto linkedin ads

Depois de clicar em Criar, ele voltarĂĄ para a tela anterior, onde vocĂȘ poderĂĄ criar outros anĂșncios.

Assim que finalizar a criação dos seus anĂșncios, clique em Avançar.

RevisĂŁo

Na Ășltima etapa, vocĂȘ deve revisar todas as configuraçÔes selecionadas.

Depois de conferir se tudo estå de acordo com seus objetivos, basta clicar em Lançar Campanha.

O Que SĂŁo os PĂșblicos Combinados do LinkedIn

A solução de PĂșblicos Combinados do LinkedIn tem como objetivo criar listas de retargeting de visitantes do seu site, carregar lista de contatos de e-mail para alcançar as pessoas que mais interessam a vocĂȘ, alĂ©m de importar listas de empresas-chave para atrair o pĂșblico certo.

Com o Account Targeting vocĂȘ consegue criar anĂșncios para serem segmentados somente para empresas-alvo. E lembre-se que sĂŁo milhĂ”es de empresas cadastradas como Company Pages no LinkedIn.

Para utilizar esta solução, vocĂȘ precisa seguir as etapas abaixo:

1-) Criar uma lista de empresas-alvo no Excel.

Abra uma nova planilha e insira uma empresa por linha, em apenas uma coluna.

Coloque o nome de todas as empresas-alvo que deseja segmentar com suas campanhas.

A primeira linha deve conter a palavra “companyname”.

VocĂȘ tem um limite mĂĄximo de atĂ© 30 mil empresas.

Salve esse arquivo como .CSV.

Account targeting

2-) Fazer o upload de sua lista CSV.

Em seguida, vĂĄ atĂ© o Gerenciador de Campanhas. Clique em “Materiais da Conta” e escolha a opção Matched Audiences.

Account targeting

Na tela seguinte, acesse o menu Criar PĂșblico e escolha Upload de Lista.

Depois, basta clicar em Selecionar Lista e fazer o upload da lista de empresas-alvo.

Dicas Para Uma Campanha de Sucesso no LinkedIn Ads

NĂŁo existe uma receita Ășnica de sucesso. Assim, muito dependerĂĄ de quais sĂŁo suas metas e quem Ă© exatamente seu pĂșblico-alvo.

Portanto, uma dica importante para ter sucesso ao anunciar no LinkedIn Ă© criar variaçÔes de anĂșncios e testar qual funciona melhor.

Por exemplo, ao lançar uma campanha de anĂșncios de texto, faça pequenas alteraçÔes no tĂ­tulo, na descrição e na imagem do anĂșncio. Acompanhe os resultados para verificar qual dos anĂșncios tem o melhor desempenho.

Portanto, independentemente de quais sejam suas metas e quais os anĂșncios utilizados, realize testes com frequĂȘncia.

Quer mais algumas dicas para tornar seus anĂșncios mais atraentes?

  • Ao criar um anĂșncio de texto, atente para cada uma das palavras. Seja claro, conciso e envolvente.
  • Use imagens relevantes. Se estiver de acordo com seu negĂłcio, utilize fotos de pessoas nas imagens.
  • Invista sabiamente nos seus lances. Comece com orçamentos modestos. Depois, aumente os valores ao passo que dominar a ferramenta e ganhar experiĂȘncia em criar anĂșncios com desempenho superior.

VocĂȘ tambĂ©m pode utilizar o Google Ads para encontrar os profissionais que deseja levar para seu funil de marketing, independentemente de onde eles estejam.

Com o Google Ads, vocĂȘ pode exibir seus anĂșncios quando seu pĂșblico-alvo estiver fazendo pesquisas no Google, navegando na internet, assistindo vĂ­deos no YouTube, verificando seus e-mails no Gmail e atĂ© mesmo quando estiverem usando aplicativos nos seus dispositivos mĂłveis.

Assim, combinar Google Ads com LinkedIn Ads pode ser uma estratĂ©gia altamente eficaz para vocĂȘ levar seus negĂłcios para um estĂĄgio superior de sucesso.

Concluindo

Centenas de milhĂ”es de profissionais em todo o mundo e dezenas de milhĂ”es no Brasil se reĂșnem no LinkedIn para se atualizar, formar redes de relacionamento profissional, avançar na carreira e produzir de forma mais inteligente.

Portanto, se seu pĂșblico-alvo sĂŁo estes profissionais, anunciar no LinkedIn pode ser uma estratĂ©gia eficaz para seus negĂłcios.

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