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Guia Completo Sobre Palavras-chave do Google Ads

24/07/2018 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 4
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Deseja se tornar um especialista no assunto “palavras-chave do Google Ads”? EntĂŁo, vocĂȘ veio ao lugar certo: este guia Ă© para vocĂȘ. Com ele, vocĂȘ saberĂĄ tudo sobre ideias de palavras-chave, correspondĂȘncias, e boas prĂĄticas para uma gestĂŁo de sucesso.

Confira o nosso Guia Completo Sobre Palavras-chave do Google Ads.

O Que SĂŁo Palavras-chave

Vamos partir do bĂĄsico.

No Google Ads, palavras-chave sĂŁo definidas como palavras ou frases que, quando digitadas pelos internautas no Google, determinam que um anĂșncio pode ser exibido. As palavras-chave tambĂ©m fazem referĂȘncia Ă  URL e conteĂșdo visualizado em sites da Rede de Display. Por isso, ao escolher palavras-chave para campanhas na Rede de Display, vocĂȘ indicarĂĄ ao Google onde seus anĂșncios serĂŁo exibidos.

Tendo isso em mente, fica evidente que a escolha de palavras-chave estĂĄ entre as açÔes mais importantes na configuração de uma campanha de sucesso. Quanto mais intimamente relacionadas estiverem as palavras-chave com os anĂșncios e pĂĄginas de destino, melhor serĂĄ o impacto positivo de sua publicidade online.

Elas estão diretamente relacionadas ao Índice de Qualidade. Na verdade, o índice de qualidade estima o desempenho geral das palavras-chave, e confere uma pontuação de 1 a 10 para cada uma delas.

Quando as palavras-chave, anĂșncios e pĂĄginas de destino estĂŁo perfeitamente alinhados, e com um bom histĂłrico de desempenho, isto contribui para melhoria na pontuação do Ă­ndice de qualidade.

Como Adicionar Palavras-chave Às Suas Campanhas

Com base no que vimos até aqui, fica claro que campanhas de sucesso dependem da escolha correta de palavras-chave para suas campanhas. Portanto, é importante criar listas de palavras-chave que sejam realmente relevantes para seus negócios. Mas como fazer isso?

Assim que vocĂȘ logar em sua conta no Google Ads, vocĂȘ verĂĄ que na barra lateral existe a opção Palavras-chave. Clique nela.

Logo acima, vocĂȘ verĂĄ a opção Palavras-chave de Pesquisa.

 

Clique no botão de adição .

O sistema pedirĂĄ que vocĂȘ selecione a campanha e grupo de anĂșncios onde vai inserir as palavras-chave.

Na tela seguinte, vocĂȘ verĂĄ que o Google oferece duas formas de inserir as palavras-chave.

A primeira delas Ă© por inserir ou colar diretamente as palavras-chave. Neste caso, vocĂȘ jĂĄ deve ter sua lista pronta. Utilize uma linha para cada frase ou palavra inserida neste campo.

Na outra opção, vocĂȘ conta com a ajuda do Google para criar suas listas nas Ideias de Palavras-chave. VocĂȘ tem a opção de inserir uma URL que oferece produtos ou serviços iguais ou semelhantes aos seus. Se preferir, em vez disso, pode escrever na segunda linha o nome do produto ou serviço oferecido em sua empresa. Com base nestas informaçÔes, o Google apresentarĂĄ algumas ideias de palavras-chave.

No exemplo abaixo, vemos que a inserção de um produto (“bicicletas”), fez com que o Google exibisse diversas ideias de palavras-chave para suas campanhas. O resultado mostra tambĂ©m as estimativas de quantas pesquisas mensais sĂŁo realizadas utilizando estes termos.

Note tambĂ©m que, logo ao lado da palavra-chave, existe um sinal de adição (+). Clicando nele, vocĂȘ adicionarĂĄ imediatamente este termo Ă  sua lista de palavras-chave.

Onde Encontrar Mais Ideias? Use o Planejador de Palavras-chave

O Planejador de Palavras-chave Ă© uma ferramenta interna do Google Ads. Trata-se de uma das ferramentas mais importantes para encontrar novas ideias de palavras-chave para suas campanhas.

Ao apresentar ideias de palavras-chave, o Planejador oferece importantes dados que ajudarĂŁo vocĂȘ a decidir se vai acatar as sugestĂ”es ou nĂŁo. Por exemplo, o Planejador apresenta o histĂłrico de estatĂ­sticas e dados sobre o volume de pesquisa das palavras sugeridas.

Plan

As ideias apresentadas podem ser refinadas por meio de uma grande quantidade de segmentos disponĂ­veis na ferramenta.

Por exemplo: imagine que vocĂȘ tenha um hotel em FlorianĂłpolis e deseja exibir seus anĂșncios para pessoas que moram nos Estados Unidos e que falem espanhol. Estas configuraçÔes podem ser inseridas no painel para obter as melhores palavras-chave. Neste caso, vocĂȘ vai inserir configuraçÔes de local e de idioma.

Com o Planejador, vocĂȘ pode inserir outros filtros importantes, tal como perĂ­odos especĂ­ficos do ano. Com base nas diversas informaçÔes contextuais, o Planejador vai ajudĂĄ-lo apresentando as palavras-chave relevantes, de acordo com suas especificaçÔes.

planejador de palavras-chave

Quer saber mais sobre esta ferramenta? Confira este artigo:

AlĂ©m do Planejador, estĂĄ precisando de mais opçÔes para incrementar sua lista de palavras-chave? Os artigos abaixo vĂŁo ser de grande ajuda para vocĂȘ.

As CorrespondĂȘncias de Palavras-chave

Se desejar fazer uma gestĂŁo de sucesso no Google Ads, Ă© imprescindĂ­vel dominar o assunto das correspondĂȘncias de palavras-chave. Para que servem estas correspondĂȘncias? Como fazem a diferença nas campanhas de anĂșncios online?

As correspondĂȘncias funcionam como um recurso que controla quais pesquisas no Google vĂŁo, de fato, disparar o seu anĂșncio. Quanto mais ampla for a correspondĂȘncia, mais amplo serĂĄ o pĂșblico alcançado. Se desejar que apenas usuĂĄrios de um grupo mais especĂ­fico seja atingido, entĂŁo, este recurso permitirĂĄ uma exibição mais restrita e, consequentemente, em menor frequĂȘncia.

Tipos de CorrespondĂȘncia de Palavras-chave

Tipos de correspondĂȘncia nĂŁo podem ser escolhidos de forma aleatĂłria. Na verdade, eles fazem parte das estratĂ©gias que farĂŁo toda a diferença em uma campanha de sucesso.

HĂĄ cinco tipos de correspondĂȘncias de palavras-chave no Google:

  • CorrespondĂȘncia ampla
  • CorrespondĂȘncia ampla modificada
  • CorrespondĂȘncia de frase
  • CorrespondĂȘncia exata
  • CorrespondĂȘncia negativa.

Portanto, vamos analisar em detalhes cada uma delas, e eliminar todas suas dĂșvidas sobre este assunto.

CorrespondĂȘncia Ampla

Analise o nome desta correspondĂȘncia: ampla. Qual o motivo? Pelo fato dela permitir que vocĂȘ alcance um pĂșblico mais amplo, ou seja, um maior nĂșmero de pessoas. De imediato, isto jĂĄ lhe parece a correspondĂȘncia ideal para seus negĂłcios? NĂŁo se apresse em concluir isso. Entenda porquĂȘ.

Com ela, seus anĂșncios estĂŁo qualificados para serem exibidos quando as palavras utilizadas pelos internautas corresponderem Ă  sua palavra-chave, mesmo que estes termos nĂŁo estejam em sua lista de palavras-chave.

Por exemplo: imagine que vocĂȘ tenha adicionado “dieta com pouco carboidrato” em sua lista de palavras-chave. Se a correspondĂȘncia associada com esta palavra-chave for a ampla, isto permitirĂĄ que pesquisas prĂłximas tambĂ©m disparem o anĂșncio. Assim, Ă© possĂ­vel que um usuĂĄrio que pesquisou por “receita de baixas calorias” tambĂ©m vejam seu anĂșncio. Note neste exemplo que nenhuma das palavras digitadas pelo usuĂĄrio Ă© igual Ă  palavra-chave selecionada por vocĂȘ. Mas por se tratar de uma variação relevante, o Google entende que Ă© apropriado tal exibição, uma vez que vocĂȘ selecionou a correspondĂȘncia ampla.

Entre as variaçÔes nas palavras-chave que integram as exibiçÔes na correspondĂȘncia ampla, podemos citar:

  • SinĂŽnimos;
  • Singular e plural;
  • Erros ortogrĂĄficos;
  • VariaçÔes com o mesmo radical;
  • Pesquisas prĂłximas;
  • VariaçÔes relevantes.

Vantagens e Desvantagens da CorrespondĂȘncia Ampla

Com isso, percebemos porque esta configuração alcança um maior nĂșmero de pessoas. Seus anĂșncios sĂŁo exibidos mais vezes e, consequentemente, tĂȘm um maior potencial de receber cliques.

Outra vantagem desta correspondĂȘncia Ă© que vocĂȘ passa menos tempo criando listas de palavras-chave. VocĂȘ nĂŁo precisa se preocupar com todas as possĂ­veis variaçÔes de palavras-chave. O Google Ads realiza grande parte deste trabalho para vocĂȘ.

No entanto, Ă© preciso destacar que esta correspondĂȘncia oferece desvantagens. Quando seu anĂșncio Ă© exibido para variaçÔes das palavras-chave selecionadas por vocĂȘ, pode ser que elas simplesmente nĂŁo funcionem. Isto pode resultar em aumento nas impressĂ”es sem cliques ou cliques sem conversĂŁo.

Por isso, é importante utilizar esta configuração de forma bastante estratégica, analisando relatórios dos termos de pesquisa, para garantir que este alcance maior esteja realmente atingindo pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.

Importante: Quando vocĂȘ adiciona palavras-chave Ă s suas campanhas, elas sĂŁo configuradas, por padrĂŁo, como correspondĂȘncia ampla.

CorrespondĂȘncia Ampla Modificada

O objetivo da Ampla Modificada Ă© ser um pouco mais especĂ­fica do que a correspondĂȘncia ampla. Os termos nĂŁo se tornam tĂŁo amplos, e o analista de Links Patrocinados consegue ter um controle maior.

O modificador da correspondĂȘncia ampla Ă© o sinal de adição (+). Ele Ă© colocado diretamente a frente da palavra de correspondĂȘncia ampla. NĂŁo devem ser colocados espaços entre o sinal de adição e a palavra. Assim, o formato que a correspondĂȘncia assume Ă© esta:

+tĂȘnis +branco

A CorrespondĂȘncia Ampla Modificada garante que os anĂșncios sejam exibidos somente se:

  • A pesquisa do usuĂĄrio corresponder exatamente Ă  palavra-chave do anunciante;
  • A pesquisa do usuĂĄrio for uma variação muito prĂłxima da palavra-chave do anunciante.

Uma variação prĂłxima inclui erros de ortografia. Portanto, conforme exemplo acima, se a pessoa digitar “teniz branco”, seu anĂșncio poderĂĄ ser exibido.

AbreviaçÔes, singular e plural também estão incluídos nas variaçÔes aceitas pela Ampla Modificada.

Sendo assim, apenas como comparação: na correspondĂȘncia ampla, “sapatos” e “botas” sĂŁo variaçÔes aproximadas. Na Ampla Modificada, porĂ©m, elas nĂŁo sĂŁo consideradas variaçÔes prĂłximas.

Vantagens e Desvantagens Da CorrespondĂȘncia Ampla Modificada

É verdade que, com esta correspondĂȘncia, vocĂȘ terĂĄ seu anĂșncio sendo exibido menos vezes do que se fosse utilizado a Ampla. Junto com a queda no nĂșmero de impressĂ”es, provavelmente, vocĂȘ tambĂ©m terĂĄ menos cliques. Isto pode parecer uma desvantagem imediata, mas nĂŁo necessariamente.

Com a Ampla Modificada, suas palavras-chave podem se tornar mais relevantes. Como as buscas se tornam mais restritas e objetivas, as possibilidades de vocĂȘ receber cliques de qualidade sĂŁo maiores. E junto com os cliques de qualidade, evidentemente, vocĂȘ verĂĄ um percentual maior na sua taxa de conversĂ”es.

CorrespondĂȘncia de Frase

Com esta correspondĂȘncia, seu anĂșncio serĂĄ exibido somente se o usuĂĄrio pesquisar sua frase na ordem exata, independentemente de existir palavras adicionais no inĂ­cio ou final da consulta.

Por exemplo, se vocĂȘ adicionou a palavra-chave “tĂȘnis branco”, seu anĂșncio poderĂĄ aparecer se o usuĂĄrio pesquisar por “tĂȘnis branco masculino” ou “promoção de tĂȘnis branco”. No entanto, seu anĂșncio nĂŁo serĂĄ exibido se o usuĂĄrio pesquisar por “tĂȘnis masculino branco”. Ainda que sejam usadas as mesmas palavras, porĂ©m, de forma invertidas, ainda assim os anĂșncios nĂŁo serĂŁo exibidos.

O sinal indicador da correspondĂȘncia de frase sĂŁo as aspas (“”) utilizadas no inĂ­cio e final da palavra-chave.

“tĂȘnis branco”

Vantagens e Desvantagens da CorrespondĂȘncia de Frase

A CorrespondĂȘncia de Frase Ă© interessante porque consegue equilibrar maior alcance dos anĂșncios, ao mesmo tempo em que mantĂ©m o controle do analista de Links Patrocinados.

E, com a ajuda dos relatĂłrios de termos de pesquisa, vocĂȘ consegue identificar frases que estĂŁo sendo utilizadas por seu pĂșblico-alvo. Por isso, sabendo do impacto destes termos em gerar mais negĂłcios para sua empresa, vocĂȘ pode utilizar tais frases como palavras-chave em correspondĂȘncia de frase.

Evidentemente, visto que esta correspondĂȘncia oferece uma restrição bem maior do que a disponĂ­vel na correspondĂȘncia ampla, o nĂșmero de exibiçÔes do seu anĂșncio serĂĄ bem menor. No entanto, vocĂȘ poderĂĄ melhorar sua taxa de cliques (CTR) e diminuir as impressĂ”es indesejadas.

CorrespondĂȘncia Exata

A CorrespondĂȘncia Exata e a opção mais restrita para as palavras-chave. Com ela, os anĂșncios sĂŁo exibidos somente quando o usuĂĄrio fizer uma pesquisa que corresponda ao termo exato escolhido por vocĂȘ. Por isso, nĂŁo pode existir termos incluĂ­dos antes ou depois da palavra-chave.

Houve uma época em que nenhuma variação, por mais aproximada que fosse, era permitida. No entanto, o Google percebeu que isto estava limitando as empresas de aproveitarem todas as reais oportunidades.

Por isso, com o tempo, foram implementadas as chamadas variaçÔes aproximadas da palavra-chave. Por exemplo, o uso de preposiçÔes e artigos que nĂŁo alteram a intenção da pesquisa. O mesmo pode ser dito sobre erros de ortografia. Singular e plural tambĂ©m sĂŁo aceitos na correspondĂȘncia exata. Portanto, se vocĂȘ adicionou “comprar sapato branco” como palavra-chave exata, o Google Ads poderĂĄ exibir seu anĂșncio mesmo que o usuĂĄrio pesquise por “comprar sapatos brancos”.

O sĂ­mbolo indicativo da correspondĂȘncia exata sĂŁo os colchetes ( [] ).

Vantagens e Desvantagens da CorrespondĂȘncia Exata

O nĂșmero de impressĂ”es e cliques para palavras-chave de correspondĂȘncia exata pode ser bem baixo. Assim, alguns anunciantes podem atĂ© considerar nĂșmeros desanimadores, dependendo da palavra-chave e do ramo de negĂłcios.

No entanto, ela Ă© a correspondĂȘncia que oferece o maior potencial de aumentar sua taxa de cliques (CTR).

Esta correspondĂȘncia Ă© melhor aproveitada por empresas que conhecem muito bem os hĂĄbitos de pesquisa do seu pĂșblico-alvo. Por outro lado, empresas que nĂŁo possuem um conhecimento apurado sobre as pesquisas dos seus clientes e o impacto de tais pesquisas nas vendas, podem enfrentar dificuldades ao usar a correspondĂȘncia exata.

Se vocĂȘ deseja alcançar um pĂșblico maior, pode ser que a correspondĂȘncia exata seja restrita demais, e impeça que sua empresa seja amplamente divulgada.

CorrespondĂȘncia Negativa

Escolher o que nĂŁo segmentar Ă© tĂŁo importante quanto definir o que segmentar. Por este motivo, a CorrespondĂȘncia Negativa Ă© de mĂĄxima importĂąncia para a configuração de campanhas de sucesso.

Com esta correspondĂȘncia, vocĂȘ impede que seus anĂșncios sejam exibidos em pesquisas que nĂŁo tenham nenhuma relevĂąncia para seus negĂłcios.

Por exemplo, se vocĂȘ possui uma loja de sapatos, mas nĂŁo vende botas, pode adicionar “botas” como palavra-chave negativa. Desta forma, se alguĂ©m pesquisar por “botas”, seus Links Patrocinados nĂŁo serĂŁo exibidos.

Para criar estas listas Ă© preciso muita pesquisa. AlĂ©m disso, ela precisarĂĄ sempre ser atualizada. Afinal, com o passar dos dias, vocĂȘ descobrirĂĄ novos termos que estĂŁo acionando seus anĂșncios, termos estes que nĂŁo possuem relação com seus produtos e serviços.

Elas nĂŁo sĂŁo usadas somente na Rede de Pesquisa. Portanto, se vocĂȘ estĂĄ anunciando na Rede de Display, as palavras-chave negativas ajudarĂŁo a evitar que os anĂșncios sejam exibidos em sites com pouca ou nenhuma relevĂąncia para seu negĂłcio.

O sĂ­mbolo para negativar uma palavra-chave Ă© o sinal de menos ( ).

Tipos de Palavras-chave Negativas

O universo das palavras-chave negativas Ă© bastante amplo. Por este motivo, no processo de configuração, existem trĂȘs tipos de palavras-chave negativas.

  • CorrespondĂȘncia Ampla Negativa: Ă© a correspondĂȘncia padrĂŁo. Com ela, seus anĂșncios nĂŁo serĂŁo exibidos se a pesquisa contiver todos os termos negativados, independentemente da ordem das palavras.
  • CorrespondĂȘncia de Frase Negativa: com esta correspondĂȘncia, seus anĂșncios nĂŁo sĂŁo exibidos se a busca possuir os termos exatos da palavra-chave, e na mesma ordem. Assim, caso o internauta faça uma pesquisa com as palavras invertidas, a correspondĂȘncia nĂŁo estarĂĄ ativa.
    correspondencia de frase negativa
  • CorrespondĂȘncia Exata Negativa: esta configuração impede que os Links Patrocinados sejam exibidos caso a busca contiver os termos exatos da palavra-chave, na mesma ordem, e sem palavras extras.
    correspondĂȘncia exata negativa

Vantagens e Desvantagens da CorrespondĂȘncia Negativa

Obviamente, este tipo de correspondĂȘncia Ă© essencial para o sucesso de sua empresa ao anunciar no Google. VocĂȘ impede que pessoas que nĂŁo tenham interesse em seus produtos ou serviços vejam seus anĂșncios. Com a correspondĂȘncia negativa, seus anĂșncios sĂŁo exibidos somente para as pessoas certas, e vocĂȘ aumenta seu retorno sobre investimentos.

No entanto, Ă© preciso ter cuidado. Afinal, uma mĂĄ seleção de palavras-chave negativas pode impedir que os anĂșncios sejam exibidos para pessoas com grande potencial de conversĂŁo. Portanto, esta limitação resultarĂĄ em perder oportunidades.

O Que É o Relatório de Termos de Pesquisa

Este relatĂłrio Ă© uma das ferramentas mais importantes na pesquisa para descobrir novas palavras-chave para suas campanhas publicitĂĄrias. Ele mostra quais sĂŁo os termos que o seu pĂșblico-alvo estĂĄ usando nas pesquisas, e que tĂȘm acionado seus anĂșncios.

Mas, vocĂȘ verĂĄ que muitas destas palavras sĂŁo novas, mas tĂȘm tudo a ver com seu negĂłcio. Outras, porĂ©m, talvez nĂŁo tenham nenhuma relação.

Por este motivo, o relatĂłrio de termos de pesquisa Ă© importante para:

Especialmente se vocĂȘ utiliza as correspondĂȘncias ampla, ampla modificada ou de frase, Ă© essencial analisar o relatĂłrio de termos de pesquisa. Assim, vocĂȘ descobrirĂĄ como novas palavras-chave talvez estejam influenciando, positiva ou negativamente, as suas campanhas no Google.

Como Acessar o RelatĂłrio de Termos de Pesquisa

Para acessar este relatĂłrio, vocĂȘ deve primeiro clicar no menu de pĂĄginas Ă  esquerda. Na barra superior, existe a opção Termos de Pesquisa.

termos de pesquisa

O relatĂłrio apresenta dados detalhados sobre os termos que estĂŁo ativando seu anĂșncio, incluindo:

  • Tipo de correspondĂȘncia
  • ImpressĂ”es
  • Custo MĂ©dio
  • Custo
  • e muitas outras informaçÔes.

Status Palavras-chave

Ao adicionar palavras-chave Ă s suas campanhas, vocĂȘ verĂĄ que elas pode apresentar alguns problemas e ficarem inativas. Por isso Ă© importante analisar o status das palavras-chave no Google. O objetivo deste status Ă© mostrar para o anunciante se as palavras-chave estĂŁo ativas ou nĂŁo, e qual Ă© o problema encontrado.

Confira os principais status que vocĂȘ encontrarĂĄ na gestĂŁo dos seus anĂșncios:

  • Campanha Pausada: este status indica que suas palavras-chave estĂŁo inativas porque as campanhas foram pausadas;
  • Campanha Pendente: a campanha estĂĄ programada para iniciar em uma data futura e, por este motivo, as palavras-chave relacionadas estĂŁo inativas atĂ© esta data;
  • Campanha Removida: suas palavras ficarĂŁo inativas caso vocĂȘ remova as campanhas Ă s quais elas estavam associadas;
  • Aprovada: a palavra-chave estĂĄ ativa e devidamente habilitada para exibição dos anĂșncios;
  • Reprovada: este status indica que hĂĄ um problema com sua palavra-chave. Isto geralmente acontece quando ela viola uma das polĂ­ticas de publicidade do Google Ads;
  • Pausada: a palavra-chave foi pausada manualmente por vocĂȘ, e nĂŁo estĂĄ habilitada para acionar anĂșncios atĂ© que vocĂȘ a reinicie;
  • Em RevisĂŁo: a palavra-chave estĂĄ inativa porque estĂĄ em processo de anĂĄlise no Google. Somente depois de aprovada Ă© que ela passarĂĄ a acionar os anĂșncios;
  • Site Suspenso: se um site violar uma das polĂ­ticas de publicidade do Google, as palavras-chave associadas aos anĂșncios que levam a ele ficarĂŁo inativas;
  • Abaixo da Estimativa de Lance de Primeira PĂĄgina: a palavra-chave estĂĄ acionando anĂșncios. No entanto, estes anĂșncios nĂŁo estĂŁo aparecendo na primeira pĂĄgina do Google;
  • Baixo Volume de Pesquisa: devido a um trĂĄfego de pesquisa extremamente pequeno, a palavra-chave se torna inativa, nĂŁo estando qualificada para exibição. No entanto, caso haja um aumento no uso destas palavras-chave nas pesquisas, o Google poderĂĄ reativĂĄ-las;
  • Baixo Índice de Qualidade: por causa do seu Ă­ndice de qualidade baixo, a palavra-chave estĂĄ inativa. (Veja neste artigo como melhorar o Ă­ndice de qualidade destas palavras).

Como Encontrar o Status das Palavras-chave

As tabelas de estatĂ­sticas do Google oferecem a coluna Status. Para acessĂĄ-la, abra a pĂĄgina Palavras-chave, localizada Ă  esquerda do painel. Depois basta analisar a coluna Status.

status das palavras-chave

Quer Saber Mais Sobre o Assunto “Palavras-chave”? Confira Estes Textos Esclarecedores

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