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Guia Completo Sobre Palavras-chave do Google Ads

24/07/2018 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 3
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Deseja se tornar um especialista no assunto “palavras-chave do Google Ads”? Então, você veio ao lugar certo: este guia é para você. Com ele, você saberá tudo sobre ideias de palavras-chave, correspondências, e boas práticas para uma gestão de sucesso.

Confira o nosso Guia Completo Sobre Palavras-chave do Google Ads.

O Que São Palavras-chave

Vamos partir do básico.

No Google Ads, palavras-chave são definidas como palavras ou frases que, quando digitadas pelos internautas no Google, determinam que um anúncio pode ser exibido. As palavras-chave também fazem referência à URL e conteúdo visualizado em sites da Rede de Display. Por isso, ao escolher palavras-chave para campanhas na Rede de Display, você indicará ao Google onde seus anúncios serão exibidos.

Tendo isso em mente, fica evidente que a escolha de palavras-chave está entre as ações mais importantes na configuração de uma campanha de sucesso. Quanto mais intimamente relacionadas estiverem as palavras-chave com os anúncios e páginas de destino, melhor será o impacto positivo de sua publicidade online.

Elas estão diretamente relacionadas ao Índice de Qualidade. Na verdade, o índice de qualidade estima o desempenho geral das palavras-chave, e confere uma pontuação de 1 a 10 para cada uma delas.

Quando as palavras-chave, anúncios e páginas de destino estão perfeitamente alinhados, e com um bom histórico de desempenho, isto contribui para melhoria na pontuação do índice de qualidade.

Como Adicionar Palavras-chave Às Suas Campanhas

Com base no que vimos até aqui, fica claro que campanhas de sucesso dependem da escolha correta de palavras-chave para suas campanhas. Portanto, é importante criar listas de palavras-chave que sejam realmente relevantes para seus negócios. Mas como fazer isso?

Assim que você logar em sua conta no Google Ads, você verá que na barra lateral existe a opção Palavras-chave. Clique nela.

Logo acima, você verá a opção Palavras-chave de Pesquisa.

 

Clique no botão de adição .

O sistema pedirá que você selecione a campanha e grupo de anúncios onde vai inserir as palavras-chave.

Na tela seguinte, você verá que o Google oferece duas formas de inserir as palavras-chave.

A primeira delas é por inserir ou colar diretamente as palavras-chave. Neste caso, você já deve ter sua lista pronta. Utilize uma linha para cada frase ou palavra inserida neste campo.

Na outra opção, você conta com a ajuda do Google para criar suas listas nas Ideias de Palavras-chave. Você tem a opção de inserir uma URL que oferece produtos ou serviços iguais ou semelhantes aos seus. Se preferir, em vez disso, pode escrever na segunda linha o nome do produto ou serviço oferecido em sua empresa. Com base nestas informações, o Google apresentará algumas ideias de palavras-chave.

No exemplo abaixo, vemos que a inserção de um produto (“bicicletas”), fez com que o Google exibisse diversas ideias de palavras-chave para suas campanhas. O resultado mostra também as estimativas de quantas pesquisas mensais são realizadas utilizando estes termos.

Note também que, logo ao lado da palavra-chave, existe um sinal de adição (+). Clicando nele, você adicionará imediatamente este termo à sua lista de palavras-chave.

Onde Encontrar Mais Ideias? Use o Planejador de Palavras-chave

O Planejador de Palavras-chave é uma ferramenta interna do Google Ads. Trata-se de uma das ferramentas mais importantes para encontrar novas ideias de palavras-chave para suas campanhas.

Ao apresentar ideias de palavras-chave, o Planejador oferece importantes dados que ajudarão você a decidir se vai acatar as sugestões ou não. Por exemplo, o Planejador apresenta o histórico de estatísticas e dados sobre o volume de pesquisa das palavras sugeridas.

Plan

As ideias apresentadas podem ser refinadas por meio de uma grande quantidade de segmentos disponíveis na ferramenta.

Por exemplo: imagine que você tenha um hotel em Florianópolis e deseja exibir seus anúncios para pessoas que moram nos Estados Unidos e que falem espanhol. Estas configurações podem ser inseridas no painel para obter as melhores palavras-chave. Neste caso, você vai inserir configurações de local e de idioma.

Com o Planejador, você pode inserir outros filtros importantes, tal como períodos específicos do ano. Com base nas diversas informações contextuais, o Planejador vai ajudá-lo apresentando as palavras-chave relevantes, de acordo com suas especificações.

planejador de palavras-chave

Quer saber mais sobre esta ferramenta? Confira este artigo:

Além do Planejador, está precisando de mais opções para incrementar sua lista de palavras-chave? Os artigos abaixo vão ser de grande ajuda para você.

As Correspondências de Palavras-chave

Se desejar fazer uma gestão de sucesso no Google Ads, é imprescindível dominar o assunto das correspondências de palavras-chave. Para que servem estas correspondências? Como fazem a diferença nas campanhas de anúncios online?

As correspondências funcionam como um recurso que controla quais pesquisas no Google vão, de fato, disparar o seu anúncio. Quanto mais ampla for a correspondência, mais amplo será o público alcançado. Se desejar que apenas usuários de um grupo mais específico seja atingido, então, este recurso permitirá uma exibição mais restrita e, consequentemente, em menor frequência.

Tipos de Correspondência de Palavras-chave

Tipos de correspondência não podem ser escolhidos de forma aleatória. Na verdade, eles fazem parte das estratégias que farão toda a diferença em uma campanha de sucesso.

Há cinco tipos de correspondências de palavras-chave no Google:

  • Correspondência ampla
  • Correspondência ampla modificada
  • Correspondência de frase
  • Correspondência exata
  • Correspondência negativa.

Portanto, vamos analisar em detalhes cada uma delas, e eliminar todas suas dúvidas sobre este assunto.

Correspondência Ampla

Analise o nome desta correspondência: ampla. Qual o motivo? Pelo fato dela permitir que você alcance um público mais amplo, ou seja, um maior número de pessoas. De imediato, isto já lhe parece a correspondência ideal para seus negócios? Não se apresse em concluir isso. Entenda porquê.

Com ela, seus anúncios estão qualificados para serem exibidos quando as palavras utilizadas pelos internautas corresponderem à sua palavra-chave, mesmo que estes termos não estejam em sua lista de palavras-chave.

Por exemplo: imagine que você tenha adicionado “dieta com pouco carboidrato” em sua lista de palavras-chave. Se a correspondência associada com esta palavra-chave for a ampla, isto permitirá que pesquisas próximas também disparem o anúncio. Assim, é possível que um usuário que pesquisou por “receita de baixas calorias” também vejam seu anúncio. Note neste exemplo que nenhuma das palavras digitadas pelo usuário é igual à palavra-chave selecionada por você. Mas por se tratar de uma variação relevante, o Google entende que é apropriado tal exibição, uma vez que você selecionou a correspondência ampla.

Entre as variações nas palavras-chave que integram as exibições na correspondência ampla, podemos citar:

  • Sinônimos;
  • Singular e plural;
  • Erros ortográficos;
  • Variações com o mesmo radical;
  • Pesquisas próximas;
  • Variações relevantes.

Vantagens e Desvantagens da Correspondência Ampla

Com isso, percebemos porque esta configuração alcança um maior número de pessoas. Seus anúncios são exibidos mais vezes e, consequentemente, têm um maior potencial de receber cliques.

Outra vantagem desta correspondência é que você passa menos tempo criando listas de palavras-chave. Você não precisa se preocupar com todas as possíveis variações de palavras-chave. O Google Ads realiza grande parte deste trabalho para você.

No entanto, é preciso destacar que esta correspondência oferece desvantagens. Quando seu anúncio é exibido para variações das palavras-chave selecionadas por você, pode ser que elas simplesmente não funcionem. Isto pode resultar em aumento nas impressões sem cliques ou cliques sem conversão.

Por isso, é importante utilizar esta configuração de forma bastante estratégica, analisando relatórios dos termos de pesquisa, para garantir que este alcance maior esteja realmente atingindo pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.

Importante: Quando você adiciona palavras-chave às suas campanhas, elas são configuradas, por padrão, como correspondência ampla.

Correspondência Ampla Modificada

O objetivo da Ampla Modificada é ser um pouco mais específica do que a correspondência ampla. Os termos não se tornam tão amplos, e o analista de Links Patrocinados consegue ter um controle maior.

O modificador da correspondência ampla é o sinal de adição (+). Ele é colocado diretamente a frente da palavra de correspondência ampla. Não devem ser colocados espaços entre o sinal de adição e a palavra. Assim, o formato que a correspondência assume é esta:

+tênis +branco

A Correspondência Ampla Modificada garante que os anúncios sejam exibidos somente se:

  • A pesquisa do usuário corresponder exatamente à palavra-chave do anunciante;
  • A pesquisa do usuário for uma variação muito próxima da palavra-chave do anunciante.

Uma variação próxima inclui erros de ortografia. Portanto, conforme exemplo acima, se a pessoa digitar “teniz branco”, seu anúncio poderá ser exibido.

Abreviações, singular e plural também estão incluídos nas variações aceitas pela Ampla Modificada.

Sendo assim, apenas como comparação: na correspondência ampla, “sapatos” e “botas” são variações aproximadas. Na Ampla Modificada, porém, elas não são consideradas variações próximas.

Vantagens e Desvantagens Da Correspondência Ampla Modificada

É verdade que, com esta correspondência, você terá seu anúncio sendo exibido menos vezes do que se fosse utilizado a Ampla. Junto com a queda no número de impressões, provavelmente, você também terá menos cliques. Isto pode parecer uma desvantagem imediata, mas não necessariamente.

Com a Ampla Modificada, suas palavras-chave podem se tornar mais relevantes. Como as buscas se tornam mais restritas e objetivas, as possibilidades de você receber cliques de qualidade são maiores. E junto com os cliques de qualidade, evidentemente, você verá um percentual maior na sua taxa de conversões.

Correspondência de Frase

Com esta correspondência, seu anúncio será exibido somente se o usuário pesquisar sua frase na ordem exata, independentemente de existir palavras adicionais no início ou final da consulta.

Por exemplo, se você adicionou a palavra-chave “tênis branco”, seu anúncio poderá aparecer se o usuário pesquisar por “tênis branco masculino” ou “promoção de tênis branco”. No entanto, seu anúncio não será exibido se o usuário pesquisar por “tênis masculino branco”. Ainda que sejam usadas as mesmas palavras, porém, de forma invertidas, ainda assim os anúncios não serão exibidos.

O sinal indicador da correspondência de frase são as aspas (“”) utilizadas no início e final da palavra-chave.

tênis branco

Vantagens e Desvantagens da Correspondência de Frase

A Correspondência de Frase é interessante porque consegue equilibrar maior alcance dos anúncios, ao mesmo tempo em que mantém o controle do analista de Links Patrocinados.

E, com a ajuda dos relatórios de termos de pesquisa, você consegue identificar frases que estão sendo utilizadas por seu público-alvo. Por isso, sabendo do impacto destes termos em gerar mais negócios para sua empresa, você pode utilizar tais frases como palavras-chave em correspondência de frase.

Evidentemente, visto que esta correspondência oferece uma restrição bem maior do que a disponível na correspondência ampla, o número de exibições do seu anúncio será bem menor. No entanto, você poderá melhorar sua taxa de cliques (CTR) e diminuir as impressões indesejadas.

Correspondência Exata

A Correspondência Exata e a opção mais restrita para as palavras-chave. Com ela, os anúncios são exibidos somente quando o usuário fizer uma pesquisa que corresponda ao termo exato escolhido por você. Por isso, não pode existir termos incluídos antes ou depois da palavra-chave.

Houve uma época em que nenhuma variação, por mais aproximada que fosse, era permitida. No entanto, o Google percebeu que isto estava limitando as empresas de aproveitarem todas as reais oportunidades.

Por isso, com o tempo, foram implementadas as chamadas variações aproximadas da palavra-chave. Por exemplo, o uso de preposições e artigos que não alteram a intenção da pesquisa. O mesmo pode ser dito sobre erros de ortografia. Singular e plural também são aceitos na correspondência exata. Portanto, se você adicionou “comprar sapato branco” como palavra-chave exata, o Google Ads poderá exibir seu anúncio mesmo que o usuário pesquise por “comprar sapatos brancos”.

O símbolo indicativo da correspondência exata são os colchetes ( [] ).

Vantagens e Desvantagens da Correspondência Exata

O número de impressões e cliques para palavras-chave de correspondência exata pode ser bem baixo. Assim, alguns anunciantes podem até considerar números desanimadores, dependendo da palavra-chave e do ramo de negócios.

No entanto, ela é a correspondência que oferece o maior potencial de aumentar sua taxa de cliques (CTR).

Esta correspondência é melhor aproveitada por empresas que conhecem muito bem os hábitos de pesquisa do seu público-alvo. Por outro lado, empresas que não possuem um conhecimento apurado sobre as pesquisas dos seus clientes e o impacto de tais pesquisas nas vendas, podem enfrentar dificuldades ao usar a correspondência exata.

Se você deseja alcançar um público maior, pode ser que a correspondência exata seja restrita demais, e impeça que sua empresa seja amplamente divulgada.

Correspondência Negativa

Escolher o que não segmentar é tão importante quanto definir o que segmentar. Por este motivo, a Correspondência Negativa é de máxima importância para a configuração de campanhas de sucesso.

Com esta correspondência, você impede que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas que não tenham nenhuma relevância para seus negócios.

Por exemplo, se você possui uma loja de sapatos, mas não vende botas, pode adicionar “botas” como palavra-chave negativa. Desta forma, se alguém pesquisar por “botas”, seus Links Patrocinados não serão exibidos.

Para criar estas listas é preciso muita pesquisa. Além disso, ela precisará sempre ser atualizada. Afinal, com o passar dos dias, você descobrirá novos termos que estão acionando seus anúncios, termos estes que não possuem relação com seus produtos e serviços.

Elas não são usadas somente na Rede de Pesquisa. Portanto, se você está anunciando na Rede de Display, as palavras-chave negativas ajudarão a evitar que os anúncios sejam exibidos em sites com pouca ou nenhuma relevância para seu negócio.

O símbolo para negativar uma palavra-chave é o sinal de menos ( ).

Tipos de Palavras-chave Negativas

O universo das palavras-chave negativas é bastante amplo. Por este motivo, no processo de configuração, existem três tipos de palavras-chave negativas.

  • Correspondência Ampla Negativa: é a correspondência padrão. Com ela, seus anúncios não serão exibidos se a pesquisa contiver todos os termos negativados, independentemente da ordem das palavras.
  • Correspondência de Frase Negativa: com esta correspondência, seus anúncios não são exibidos se a busca possuir os termos exatos da palavra-chave, e na mesma ordem. Assim, caso o internauta faça uma pesquisa com as palavras invertidas, a correspondência não estará ativa.
    correspondencia de frase negativa
  • Correspondência Exata Negativa: esta configuração impede que os Links Patrocinados sejam exibidos caso a busca contiver os termos exatos da palavra-chave, na mesma ordem, e sem palavras extras.
    correspondência exata negativa

Vantagens e Desvantagens da Correspondência Negativa

Obviamente, este tipo de correspondência é essencial para o sucesso de sua empresa ao anunciar no Google. Você impede que pessoas que não tenham interesse em seus produtos ou serviços vejam seus anúncios. Com a correspondência negativa, seus anúncios são exibidos somente para as pessoas certas, e você aumenta seu retorno sobre investimentos.

No entanto, é preciso ter cuidado. Afinal, uma má seleção de palavras-chave negativas pode impedir que os anúncios sejam exibidos para pessoas com grande potencial de conversão. Portanto, esta limitação resultará em perder oportunidades.

O Que É o Relatório de Termos de Pesquisa

Este relatório é uma das ferramentas mais importantes na pesquisa para descobrir novas palavras-chave para suas campanhas publicitárias. Ele mostra quais são os termos que o seu público-alvo está usando nas pesquisas, e que têm acionado seus anúncios.

Mas, você verá que muitas destas palavras são novas, mas têm tudo a ver com seu negócio. Outras, porém, talvez não tenham nenhuma relação.

Por este motivo, o relatório de termos de pesquisa é importante para:

Especialmente se você utiliza as correspondências ampla, ampla modificada ou de frase, é essencial analisar o relatório de termos de pesquisa. Assim, você descobrirá como novas palavras-chave talvez estejam influenciando, positiva ou negativamente, as suas campanhas no Google.

Como Acessar o Relatório de Termos de Pesquisa

Para acessar este relatório, você deve primeiro clicar no menu de páginas à esquerda. Na barra superior, existe a opção Termos de Pesquisa.

termos de pesquisa

O relatório apresenta dados detalhados sobre os termos que estão ativando seu anúncio, incluindo:

  • Tipo de correspondência
  • Impressões
  • Custo Médio
  • Custo
  • e muitas outras informações.

Status Palavras-chave

Ao adicionar palavras-chave às suas campanhas, você verá que elas pode apresentar alguns problemas e ficarem inativas. Por isso é importante analisar o status das palavras-chave no Google. O objetivo deste status é mostrar para o anunciante se as palavras-chave estão ativas ou não, e qual é o problema encontrado.

Confira os principais status que você encontrará na gestão dos seus anúncios:

  • Campanha Pausada: este status indica que suas palavras-chave estão inativas porque as campanhas foram pausadas;
  • Campanha Pendente: a campanha está programada para iniciar em uma data futura e, por este motivo, as palavras-chave relacionadas estão inativas até esta data;
  • Campanha Removida: suas palavras ficarão inativas caso você remova as campanhas às quais elas estavam associadas;
  • Aprovada: a palavra-chave está ativa e devidamente habilitada para exibição dos anúncios;
  • Reprovada: este status indica que há um problema com sua palavra-chave. Isto geralmente acontece quando ela viola uma das políticas de publicidade do Google Ads;
  • Pausada: a palavra-chave foi pausada manualmente por você, e não está habilitada para acionar anúncios até que você a reinicie;
  • Em Revisão: a palavra-chave está inativa porque está em processo de análise no Google. Somente depois de aprovada é que ela passará a acionar os anúncios;
  • Site Suspenso: se um site violar uma das políticas de publicidade do Google, as palavras-chave associadas aos anúncios que levam a ele ficarão inativas;
  • Abaixo da Estimativa de Lance de Primeira Página: a palavra-chave está acionando anúncios. No entanto, estes anúncios não estão aparecendo na primeira página do Google;
  • Baixo Volume de Pesquisa: devido a um tráfego de pesquisa extremamente pequeno, a palavra-chave se torna inativa, não estando qualificada para exibição. No entanto, caso haja um aumento no uso destas palavras-chave nas pesquisas, o Google poderá reativá-las;
  • Baixo Índice de Qualidade: por causa do seu índice de qualidade baixo, a palavra-chave está inativa. (Veja neste artigo como melhorar o índice de qualidade destas palavras).

Como Encontrar o Status das Palavras-chave

As tabelas de estatísticas do Google oferecem a coluna Status. Para acessá-la, abra a página Palavras-chave, localizada à esquerda do painel. Depois basta analisar a coluna Status.

status das palavras-chave

Quer Saber Mais Sobre o Assunto “Palavras-chave”? Confira Estes Textos Esclarecedores

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