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Guia de SEO Para Iniciantes

02/12/2019 Por: na Categoria SEO com 0 e 1
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O que é SEO? Quais são as principais técnicas de otimização para os mecanismos de busca? Saiba as respostas neste artigo.

O universo dos mecanismos de pesquisa est√° em constante evolu√ß√£o. E isto engloba tanto as pesquisas org√Ęnicas quando as pagas (Links Patrocinados).

Por isso, é sempre importante estar em dia com as principais novidades das buscas, especialmente se você é um profissional de marketing.

Mas, independentemente de quais sejam as novidades apresentadas no marketing de busca, de modo geral, os princípios básicos continuam os mesmos.

E é exatamente sobre isso que vamos conversar agora. Neste artigo, você saberá o que é SEO e quais são as principais técnicas de otimização para os mecanismos de busca.

Além disso, saberá o que não fazer na hora de aplicar SEO em seu site.

O Que √Č SEO

SEO significa ‚Äúsearch engine optimization‚ÄĚ. Em portugu√™s claro, refere-se √† Otimiza√ß√£o do Mecanismo de Pesquisa.

Trata-se de uma técnica para melhorar a presença de um site nos mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

O SEO visa, portanto, aumentar o tr√°fego do site de uma empresa, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade das visitas.

Mas, você talvez se pergunte: de que forma a qualidade das visitas é melhorada?

Para fazer SEO, voc√™ precisa entender o que seu p√ļblico-alvo est√° procurando. A partir da√≠, significa construir um conte√ļdo de qualidade que responda exatamente √†s d√ļvidas dos seus clientes. Desta forma, voc√™ consegue se conectar com as pessoas certas, oferecendo a elas a solu√ß√£o que procuram.

Mas embora o conte√ļdo seja vital no universo do SEO, ele n√£o se trata de uma moeda √ļnica.

O SEO também está voltado para aspectos técnicos relacionados ao site, como:

  • Hospedagem
  • Redirecionamentos
  • P√°ginas de erro
  • JavaScript

A Quem Interessa Este Guia

Este guia se destina a propriet√°rios de sites que querem aumentar o tr√°fego de qualidade em suas p√°ginas.

Também, está voltado para profissionais do marketing digital.

O objetivo deste guia √© lhe mostrar como tirar proveito dos princ√≠pios envolvidos no processo dos mecanismos de busca em rastrear, entender, classificar e indexar seu conte√ļdo.

A Função dos Mecanismos de Busca

A quantidade de informação na internet é gigantesca. E ela está disponível em diversos formatos, de texto a vídeos.

O que os mecanismos de busca fazem é vasculhar estes dados colossais e indexá-los. Assim, quando precisamos de uma informação, basta perguntar aos buscadores.

Estas informa√ß√Ķes s√£o indexadas e apresentadas para o usu√°rio em dois formatos b√°sicos: org√Ęnico e patrocinado.

O formato patrocinado s√£o an√ļncios onde as empresas pagam ao Google toda vez que algu√©m clica no link exibido.

O formato org√Ęnico, por outro lado, √© totalmente gratuito.

 

Diante do que vimos sobre a fun√ß√£o dos mecanismos de busca em encontrar e classificar o conte√ļdo, podemos concluir que SEO √© uma t√©cnica para ajudar os buscadores.

Para ter mais informa√ß√Ķes sobre como funciona a indexa√ß√£o nos mecanismos de busca e como acelerar este processo, convidamos voc√™ a ler o artigo Como Indexar Rapidamente as P√°ginas do Meu Site no Google.

Princípios Básicos Para SEO

Existem alguns elementos b√°sicos para fazer SEO com qualidade.

Um deles √© que as p√°ginas do seu site devem ser criadas pensando no usu√°rio, e n√£o no Google. Uma forma de descobrir se este √© seu caso, pergunte-se: ‚ÄúSer√° que eu faria isso se os mecanismos de busca n√£o existissem?‚ÄĚ

Outro princ√≠pio b√°sico √© n√£o tentar enganar os mecanismos de busca. Existe at√© um termo para isso ‚ÄúBlack Hat‚ÄĚ.

Uma das pr√°ticas integrantes do Black Hat √© o Cloaking. Ela consiste em exibir para os rastreadores um conte√ļdo diferente do apresentado para os usu√°rios.

Sites que utilizam técnicas que visam ludibriar os buscadores podem ser penalizados, chegando ao ponto de serem removidos dos resultados das pesquisas.

Alinhar Objetivo da Página Com Intenção do Usuário

A essência do SEO depende de conhecer qual é a intenção do usuário. Saber o que o usuário quer inclui entender sua intenção.

Por exemplo, obter informa√ß√£o sobre um produto √© diferente de querer compr√°-lo. Um usu√°rio pode estar pesquisando sobre os recursos de uma determinada bicicleta, mas n√£o necessariamente deseja compr√°-la ‚Äď pelo menos, n√£o neste momento.

Assim, a p√°gina apresentada deve estar alinhada √†s inten√ß√Ķes do usu√°rio. Portanto, se ele procura informa√ß√Ķes sobre uma bicicleta em especial, a p√°gina criada para este usu√°rio deve fornecer exatamente o que ele quer: informa√ß√Ķes.

Diante disto, ao criar uma página, pense em quais são seus objetivos e em como ela pode estar alinhada com a intenção dos usuários.

Nada de Conte√ļdo Duplicado

Uma das pr√°ticas que resultam em penalidades nos mecanismos de busca √© o conte√ļdo duplicado. √Č o popular ‚Äúcontrol c + control v‚ÄĚ.

Talvez lhe pareça tentador copiar um texto que encontrou em um site concorrente. Quem sabe se mudar uma palavra ou outra, e o texto ficará novo em folha, certo?

Errado!

Os rastreadores dos mecanismos de busca est√£o preparados para identificar conte√ļdo copiado. Quando isso acontece, o site que copiou pode ser severamente punido.

Por isso, na hora de criar o conte√ļdo para seu site, fa√ßa um trabalho original. Garanta que o texto apresentado em seu site seja exclusivo.

Para saber mais detalhes sobre cria√ß√£o de conte√ļdo de qualidade como estrat√©gia de marketing digital, conhe√ßa nosso guia sobre Inbound Marketing.

A Import√Ęncia dos T√≠tulos

Quando falamos em conte√ļdo, estamos tamb√©m incluindo os t√≠tulos das p√°ginas, marcado no HTML como H1. Entre as estrat√©gias de SEO, est√° a necessidade de criar bons t√≠tulos.

O que você deve levar em consideração ao criar títulos para suas páginas?

  • Eles devem descrever de forma clara o conte√ļdo da p√°gina.
  • D√™ prefer√™ncia para t√≠tulos mais curtos.
  • Devem ser exclusivos, diferenciando-se facilmente das demais p√°ginas do site.

Mas, além dos títulos, dê atenção para os subtítulos. Eles são marcados no HTML como H2, H3, H4, etc.

Trata-se de uma hierarquia onde os subtítulos são mais específicos, de acordo com o assunto abordado.

A Import√Ęncia das Meta Descriptions

A Meta Description √© um pequeno resumo do conte√ļdo da p√°gina apresentado nos resultados de pesquisa, logo abaixo do t√≠tulo e da URL.

meta description guia seo

√Č de grande utilidade para o usu√°rio em identificar se o conte√ļdo da p√°gina √© aquilo que ele procura.

Portanto, a meta description deve descrever de forma clara e precisa o conte√ļdo da p√°gina. Crie uma meta description exclusiva para cada p√°gina exibida em seu site.

Conforme as diretrizes do Google, não existe um tamanho mínimo ou máximo. Isto porque o tamanho do trecho exibido dependerá do dispositivo utilizado pelo usuário.

√Č importante destacar que nem sempre o Google utilizar√° o texto da sua meta description. Haver√° casos em que ele vai optar por exibir um trecho da p√°gina, se achar que esta parte corresponde melhor ao que o usu√°rio est√° pesquisando.

Utilizar Imagens Otimizadas

Falar em guia SEO para iniciantes, exige dar atenção às imagens.

Elas são importantes não somente pelo fato de serem esclarecedoras e decorativas. Mas também porque afetam a velocidade de carregamento das páginas em um site.

Por este motivo, as imagens precisam estar otimizadas. E isto envolve comprimi-las.

Por exemplo, quando você converte uma imagem PNG para o formato JPG, há uma redução significativa no tamanho dela. Se você não precisar preservar a alta resolução da imagem, poderá optar por estes formatos mais compactos.

Não se esqueça dos alt text (textos alternativos) das imagens. Este recurso tem como objetivo melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Quando um programa de leitura para deficientes visuais encontra uma imagem no site, ele faz a leitura do texto alternativo.

Al√©m disso, o alt text ajuda o Google a ‚Äúcompreender‚ÄĚ a imagem, sabendo do que ela se trata.

Temos um artigo completo sobre este assunto. Veja Como Fazer SEO Para Imagens.

Formatação da Página

Ao publicar um site, voc√™ certamente deseja que o conte√ļdo seja facilmente lido. Para isso, voc√™ precisa se certificar de que a cor do seu texto em rela√ß√£o a cor do fundo contribua para uma boa leitura.

Outro aspecto que facilita a leitura s√£o par√°grafos curtos.

Outra dica: n√£o esque√ßa de usar moderadamente listas e marcadores ‚Äď eles tornam o processo de leitura mais c√īmodo, ajudando os usu√°rios a encontrar o que procuram.

A Hierarquia das P√°ginas

Uma hierarquia bem construída facilita a navegação dos usuários. Ou seja, a navegação entre diferentes páginas se torna quase intuitiva.

E nesta mesma linha, √© claro que uma boa hierarquia de p√°ginas √© de grande ajuda para os rastreadores encontrarem e organizarem o conte√ļdo do site.

Hierarquia das p√°ginas

Você deve garantir que exista uma fluidez entre as páginas. Isto é chamado de Hierarquia Flutuante Natural. Por exemplo, se o visitante chegar até a Home do seu site, ele conseguirá percorrer facilmente um caminho que o levará a páginas específicas, simplesmente clicando nos links?

Caso alguma p√°gina esteja ‚Äúescondida‚ÄĚ, √© importante incorporar um sistema de pesquisa interno.

Criando P√°ginas Para Usu√°rios

Falamos há pouco sobre a necessidade de alinhar o objetivo da página com a intenção do usuário.

Neste processo, é importante fazer pesquisas de palavras-chave. Por quê? Porque é por meio desta pesquisa que você descobrirá como as pessoas estão pesquisando pelos produtos e serviços oferecidos por sua empresa.

Isto é importante porque a forma como os usuários pesquisam sua oferta mostra o que eles realmente querem.

Por exemplo, j√° falamos neste artigo sobre inten√ß√£o. A inten√ß√£o da pesquisa ‚Äúcomprar bicicleta aro 29 oggi‚ÄĚ √© bem diferente da pesquisa ‚Äúbicicleta aro 29 oggi avalia√ß√£o‚ÄĚ. Na primeira, vemos algu√©m que est√° no final do funil de convers√£o, pronto para comprar a bicicleta. Na segunda pesquisa, a pessoa ainda est√° em d√ļvida, procurando mais informa√ß√Ķes sobre o produto.

Al√©m disso, a maneira como as pessoas pesquisam pode at√© mesmo mostrar o formato em que desejam a resposta. Por exemplo, a pesquisa ‚Äúguia seo iniciante pdf‚ÄĚ mostra claramente que o usu√°rio deseja baixar um documento ou e-book sobre otimiza√ß√£o dos mecanismos de pesquisa. Se quiser criar uma p√°gina otimizada para este usu√°rio, voc√™ se certificar√° de disponibilizar um PDF sobre o assunto.

Ferramentas Para Encontrar Palavras-chave

Mas voc√™ n√£o precisa usar o ach√īmetro para descobrir quais s√£o as palavras-chave que seus clientes est√£o utilizando nos mecanismos de busca. Existem ferramentas preparadas para ajud√°-lo nesta tarefa. Com elas, voc√™ consegue descobrir palavras relacionadas que est√£o sendo utilizadas pelas pessoas em suas buscas.

Por exemplo, digitando a palavra ‚Äúbotas de couro‚ÄĚ no Planejador de Palavras-chave do Google, temos diversas outras sugest√Ķes, como:

  • coturno masculino
  • botina masculina
  • bota montaria

Voc√™ encontrar√° muitos termos de cauda longa. Estes s√£o aqueles termos com volume de pesquisa bem menor e, de modo geral, utilizam mais palavras. Ainda usando o exemplo das ‚Äúbotas de couro‚ÄĚ, um termo de cauda longa apresentado pelo Google Ads √©:

  • botas cano curto couro feminina

Al√©m do Planejador de Palavras-chave do Google Ads, existem outras solu√ß√Ķes para esta tarefa. Se quiser conhecer outras op√ß√Ķes, confira o artigo Ferramentas Gratuitas Para Descobrir Novas Palavras-Chaves.

Você pode utilizar o negrito para destacar as palavras-chave da página publicada. Porém, faça isso sem exageros.

Cuidado Com o Thin Content

Thin Content (ou conte√ļdo fino) consiste na pr√°tica de apresentar conte√ļdo de baixa qualidade para os usu√°rios.

Entre as técnicas utilizadas no Thin Content existe aquela que consiste em criar uma página para cada palavra-chave, mesmo quando elas se referem à mesma coisa.

Por exemplo, uma loja virtual vende bicicletas e cria uma p√°gina ‚Äúbicicletas masculinas‚ÄĚ e outra ‚Äúbikes masculinas‚ÄĚ, al√©m de ‚Äúbicicletas para homens‚ÄĚ e ‚Äúbikes para homens‚ÄĚ. Em casos assim, a empresa costuma criar basicamente o mesmo conte√ļdo para todas as p√°ginas, variando somente uma palavra-chave.

Esta pr√°tica √© ruim porque est√° focada exclusivamente em palavras-chave para os mecanismos de busca e n√£o no usu√°rio. Lembre-se que falamos h√° pouco que o conte√ļdo deve ser criado pensando no usu√°rio, n√£o nos buscadores.

thin content

Portanto, neste caso, o ideal √© criar uma p√°gina abrangente com seus respectivos sin√īnimos, em vez de criar uma p√°gina para cada termo.

Concluindo

Uma estratégia de SEO nunca termina. Como subentendido pelo nome, SEO envolve a otimização. E otimização é um processo contínuo.

Por isso, ao aplicar t√©cnicas de otimiza√ß√£o em seu site, voc√™ deve acompanhar de perto as m√©tricas relacionadas. Isto inclui n√£o apenas o n√ļmero de visitantes, mas tamb√©m o tempo de perman√™ncia no site, taxa de rejei√ß√£o, etc.

Desta forma, voc√™ conseguir√° manter seu site sempre otimizado para o p√ļblico-alvo, ao mesmo tempo em que consegue obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

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