Hierarquia de Contas do Google Analytics – Como Funciona? | đŸ„‡Clinks Âźïž

Hierarquia de Contas do Google Analytics – Como Funciona?

29/11/2019 Por: na Categoria Google Analytics com 0 e 1
Home > Blog > Google Analytics > Hierarquia de Contas do Google Analytics – Como Funciona?

Google Analytics possui uma hierarquia de organizaçÔes, contas, propriedades e vistas. Neste artigo, saiba o que estes elementos significam.

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para qualquer segmento do marketing digital. Na verdade, até quem não investe em publicidade na internet depende de ferramentas analíticas para compreender em detalhes o desempenho do seu site.

No entanto, configurar e fazer uso de uma ferramenta como o Google Analytics passa, obrigatoriamente, pela necessidade de conhecer terminologias utilizadas com frequĂȘncia.

Entre estes termos técnicos estão aqueles relacionados à hierarquia de uma conta no GA.

Estamos falando da hierarquia de organizaçÔes, contas, propriedades e vistas.

VocĂȘ sabe o que estes termos significam? Se desejar uma explicação sobre o que sĂŁo os elementos de uma hierarquia de contas do Google Analytics, continue lendo este artigo.

Organização

Uma Organização no GA representa uma marca.

Ela Ă© especialmente Ăștil quando uma empresa possui diversos sites, bem como quando as estratĂ©gias publicitĂĄrias se tornam mais complexas.

Em uma Organização, é possível centralizar a administração de itens como contas e usuårios.

Contas

Uma conta Ă© o meio pelo qual vocĂȘ consegue utilizar o GA.

Trata-se da forma de gerenciar usuĂĄrios e criar diversas propriedades.

Quando o Google Analytics Ă© utilizado para rastrear os dados de um Ășnico site, a estrutura serĂĄ simples: apenas uma conta para o site.

No entanto, imagine que vocĂȘ seja uma agĂȘncia de marketing digital com diversos clientes. Neste caso, vocĂȘ talvez chegue a conclusĂŁo de que precisa de uma estrutura organizacional mais adequada dentro do Analytics. Para tanto, poderĂĄ criar contas separadas para cada cliente.

Com respeito às limitaçÔes, convém destacar que cada usuårio pode criar até 100 diferentes contas. E cada conta pode possuir até 50 propriedades.

Como Criar Contas

Para criar uma conta, clique em Administrador.

administrador analytics

Depois, clique em Criar Conta.

criar conta analytics

DĂȘ um nome para a conta e clique em Avançar.

Em seguida, especifique o que vocĂȘ deseja avaliar: site, aplicativos ou a combinação de ambos.

Clique em Avançar.

Finalmente, vocĂȘ deve dar alguns detalhes de sua propriedade, como categoria, URL e fuso horĂĄrio.

Clique em Criar.

Propriedades

Pense nas Propriedades do Google Analytics como propriedades no mundo físico. Assim como uma empresa pode ter diversas propriedades físicas, o mesmo também pode acontecer no mundo digital.

Assim, podemos dizer que o site de uma empresa é uma propriedade. O aplicativo desta empresa também pode ser classificado como propriedade.

Quando vocĂȘ adiciona uma nova propriedade ao Google Analytics, ele gera um cĂłdigo de acompanhamento – o famoso UA-XXXX-XX. Quando este cĂłdigo Ă© instalado na propriedade, o GA passa a rastrear os dados de visitação e interação em cada site e aplicativo.

Com relação às limitaçÔes, lembre-se que cada propriedade pode ter até 25 vistas da propriedade.

Vistas da Propriedade

As Vistas referem-se aos relatĂłrios das propriedades que vocĂȘ estĂĄ rastreando.

Trata-se de um grupo de relatĂłrios personalizados dos sites ou aplicativos rastreados pelo Google Analytics.

Quando uma propriedade é adicionada, a primeira vista é criada. No entanto, esta vista não possui filtros. Ou seja, ela possui todas as informaçÔes da propriedade. Esta vista deve ser mantida para que sempre seja possível acessar todos os dados.

Em uma vista, vocĂȘ determina quais dados serĂŁo filtrados para serem visualizados. Portanto, se quiser filtrar determinados dados, uma nova vista deve ser criada.

Como Criar Um Filtro Ă  Vista de Propriedade

Para adicionar um filtro Ă  vista de propriedade, siga os passos abaixo:

No Google Analytics, clique em Administrador.

Na coluna Vista, clique em Filtros

criar vista propriedade

Clique no botĂŁo Adicionar Filtro e insira um nome para o filtro.

Escolha “Predefinido” para selecionar filtros predefinidos ou “Personalizado” para criar um filtro personalizado com as opçÔes fornecidas.

criar vista propriedade

ApĂłs adicionar os filtros, clique em Salvar.

Concluindo

Portanto, nĂŁo dĂĄ para negar o fato de como ser organizado Ă© essencial para o bom desempenho dos negĂłcios.

Assim, a mesma regra pode ser aplicada Ă  estrutura organizacional de uma conta no GA.

Por isso, é importante conhecer os princípios envolvidos na construção de uma hierarquia de contas no Google Analytics.

Copyright © ClinksÂźïž - Google Ads Partner PREMIERđŸ„‡. AgĂȘncia Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas MĂŁos de Especialistas.