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IBM Watson Estuda Personalidade de Clientes Para Prever Preferências de Consumo

09/08/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 8
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Conheça o Watson Personality Insights, serviço da IBM que usa aprendizado de máquina e Inteligência Artificial para identificar traços de personalidade dos clientes

Os clientes de sua empresa possuem características específicas. Entre seu público-alvo, existem grupos de pessoas com suas distintas personalidades.

Imagine poder identificar a personalidade de cada um dos seus clientes, de modo a exibir uma publicidade ainda mais relevante para eles.

Entra em cena o Watson Personality Insights. Como identificado pelo nome, já percebemos que o objetivo deste serviço é fornece insights de dados para identificar traços psicológicos dos clientes. Estes traços determinam intenções e decisões de compra. Também permite identificar outros traços comportamentais que serão essenciais para aumentar as taxas de conversão de sua empresa.

Esta análise inclui identificar preferências de consumo dos indivíduos. Assim, você consegue visualizar a probabilidade de cada cliente em adquirir um produto/serviço, ou iniciar alguma atividade.

Como o Watson Personality Insights Identifica e Classifica Personalidade

O Watson Personality Insights trabalha com modelos que apresentam dimensões de personalidade (chamadas pela IBM de Big Five), como Agradabilidade, Consciência, etc. As facetas de cada uma destas dimensões permitem caracterizar melhor os clientes.

O serviço também trabalha com as necessidades dos indivíduos. Nas necessidades estão incluídos aspectos como Curiosidade, Amor, Desafio, Autoexpressão, etc.

Por fim, o Watson Personality Insights visualiza os valores motivacionais para caracterizar os clientes. Entre os valores podemos citar Tradição, Autoaperfeiçoamento, Busca do Sucesso, Caridade, e outras.

Watson Personality Insights

Identificando Preferências de Consumo

As informações adquiridas sobre a personalidade dos clientes permite que a Inteligência Artificial do Watson identifique preferências de consumo. Estas preferências são classificadas em grandes categorias, como Música, Filme, Saúde, Empreendedorismo, Leitura, e assim por diante.

Cada uma destas categorias são subdivididas em preferências ainda mais específicas. Na categoria filmes, o Watson Personality Insights procura identificar que tipo de filmes o usuário prefere (ação, documentário, terror, romance, etc).

Evidentemente, as preferências estão diretamente relacionadas à personalidade do indivíduo e suas motivações. Por exemplo, pense em um cliente que deseja comprar um carro – o que ele levará principalmente em consideração? O custo ou a segurança?

E no caso de um cliente que deseja comprar uma roupa – o que ele levará principalmente em consideração? O conforto ou estar na moda?

Assim, vemos que as características de personalidade são úteis para segmentar produtos, serviços e atividades. Exemplificando: pessoas caracterizadas pela Autodisciplina são mais propensas ao resgate de cupons de desconto. Portanto, uma publicidade com oferta de cupons pode ser direcionada especialmente para este grupo de pessoas.

Onde o Watson Personality Insights Encontra Dados

O serviço trabalha em cima da análise linguística de textos escritos. Isto inclui todas as formas de comunicação digital dos clientes com sua empresa. Por exemplo: e-mails, mensagens de texto, tweets, postagens no fórum, etc.

A análise criteriosa do texto digitado pelos clientes permite identificar as características de personalidade de cada indivíduo.

Benefícios do IBM Watson Personality Insights Para Sua Empresa

Watson Personality InsightsEmpresas inovadoras que querem chegar a um novo nível de personalização junto aos clientes devem fazer uso da Inteligência Artificial.

Com o IBM Watson Personality Insights é possível:

  • Compreender seus clientes e respectivas preferências de uma forma nunca vista antes;
  • Melhorar a satisfação do cliente;
  • Aumentar o envolvimento e a lealdade dos clientes;
  • Desenvolver campanhas publicitárias mais eficientes, oferecendo produtos e serviços que realmente interessarão a cada indivíduo.

Combinando dados corporativos e informações de mídias sociais, as empresas podem desenvolver retratos mais fidedignos da personalidade dos seus clientes. Isto contribui para gerar leads mais qualificados, segmentando o marketing de forma mais personalizada e relevante possíveis.

E como estamos falando em aprendizado de máquina, a inteligência do IBM Watson aumenta a cada dia. Isto significa que as máquinas inteligentes continuarão aprendendo mais sobre os seus clientes, dia após dia.

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