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IBM Watson Estuda Personalidade de Clientes Para Prever PreferĂȘncias de Consumo

09/08/2018 Por: na Categoria InteligĂȘncia Artificial com 0 e 10
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Conheça o Watson Personality Insights, serviço da IBM que usa aprendizado de mĂĄquina e InteligĂȘncia Artificial para identificar traços de personalidade dos clientes

Os clientes de sua empresa possuem caracterĂ­sticas especĂ­ficas. Entre seu pĂșblico-alvo, existem grupos de pessoas com suas distintas personalidades.

Imagine poder identificar a personalidade de cada um dos seus clientes, de modo a exibir uma publicidade ainda mais relevante para eles.

Entra em cena o Watson Personality Insights. Como identificado pelo nome, jå percebemos que o objetivo deste serviço é fornece insights de dados para identificar traços psicológicos dos clientes. Estes traços determinam intençÔes e decisÔes de compra. Também permite identificar outros traços comportamentais que serão essenciais para aumentar as taxas de conversão de sua empresa.

Esta anĂĄlise inclui identificar preferĂȘncias de consumo dos indivĂ­duos. Assim, vocĂȘ consegue visualizar a probabilidade de cada cliente em adquirir um produto/serviço, ou iniciar alguma atividade.

Como o Watson Personality Insights Identifica e Classifica Personalidade

O Watson Personality Insights trabalha com modelos que apresentam dimensĂ”es de personalidade (chamadas pela IBM de Big Five), como Agradabilidade, ConsciĂȘncia, etc. As facetas de cada uma destas dimensĂ”es permitem caracterizar melhor os clientes.

O serviço também trabalha com as necessidades dos indivíduos. Nas necessidades estão incluídos aspectos como Curiosidade, Amor, Desafio, Autoexpressão, etc.

Por fim, o Watson Personality Insights visualiza os valores motivacionais para caracterizar os clientes. Entre os valores podemos citar Tradição, Autoaperfeiçoamento, Busca do Sucesso, Caridade, e outras.

Watson Personality Insights

Identificando PreferĂȘncias de Consumo

As informaçÔes adquiridas sobre a personalidade dos clientes permite que a InteligĂȘncia Artificial do Watson identifique preferĂȘncias de consumo. Estas preferĂȘncias sĂŁo classificadas em grandes categorias, como MĂșsica, Filme, SaĂșde, Empreendedorismo, Leitura, e assim por diante.

Cada uma destas categorias sĂŁo subdivididas em preferĂȘncias ainda mais especĂ­ficas. Na categoria filmes, o Watson Personality Insights procura identificar que tipo de filmes o usuĂĄrio prefere (ação, documentĂĄrio, terror, romance, etc).

Evidentemente, as preferĂȘncias estĂŁo diretamente relacionadas Ă  personalidade do indivĂ­duo e suas motivaçÔes. Por exemplo, pense em um cliente que deseja comprar um carro – o que ele levarĂĄ principalmente em consideração? O custo ou a segurança?

E no caso de um cliente que deseja comprar uma roupa – o que ele levará principalmente em consideração? O conforto ou estar na moda?

Assim, vemos que as caracterĂ­sticas de personalidade sĂŁo Ășteis para segmentar produtos, serviços e atividades. Exemplificando: pessoas caracterizadas pela Autodisciplina sĂŁo mais propensas ao resgate de cupons de desconto. Portanto, uma publicidade com oferta de cupons pode ser direcionada especialmente para este grupo de pessoas.

Onde o Watson Personality Insights Encontra Dados

O serviço trabalha em cima da anålise linguística de textos escritos. Isto inclui todas as formas de comunicação digital dos clientes com sua empresa. Por exemplo: e-mails, mensagens de texto, tweets, postagens no fórum, etc.

A anĂĄlise criteriosa do texto digitado pelos clientes permite identificar as caracterĂ­sticas de personalidade de cada indivĂ­duo.

BenefĂ­cios do IBM Watson Personality Insights Para Sua Empresa

Watson Personality InsightsEmpresas inovadoras que querem chegar a um novo nĂ­vel de personalização junto aos clientes devem fazer uso da InteligĂȘncia Artificial.

Com o IBM Watson Personality Insights Ă© possĂ­vel:

  • Compreender seus clientes e respectivas preferĂȘncias de uma forma nunca vista antes;
  • Melhorar a satisfação do cliente;
  • Aumentar o envolvimento e a lealdade dos clientes;
  • Desenvolver campanhas publicitĂĄrias mais eficientes, oferecendo produtos e serviços que realmente interessarĂŁo a cada indivĂ­duo.

Combinando dados corporativos e informaçÔes de mídias sociais, as empresas podem desenvolver retratos mais fidedignos da personalidade dos seus clientes. Isto contribui para gerar leads mais qualificados, segmentando o marketing de forma mais personalizada e relevante possíveis.

E como estamos falando em aprendizado de mĂĄquina, a inteligĂȘncia do IBM Watson aumenta a cada dia. Isto significa que as mĂĄquinas inteligentes continuarĂŁo aprendendo mais sobre os seus clientes, dia apĂłs dia.

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