Inteligência Artificial Traz Uma Nova Era Para Departamentos de Vendas

Inteligência Artificial Traz Uma Nova Era Para Departamentos de Vendas

08/06/2018 Por: na Categoria Inteligência Artificial com 0 e 3
Home > Blog > Inteligência Artificial > Inteligência Artificial Traz Uma Nova Era Para Departamentos de Vendas

Como a Inteligência Artificial influencia os vários processos de vendas? Veja como a IA pode levar seu departamento de vendas para uma nova era, contribuindo diretamente para o aumento nas receitas

O cenário em que vivemos é tecnológico. E a tecnologia influencia de forma intensa o comportamento dos consumidores e a forma como os negócios são realizados.

Com certeza, isto não deve ser novidade para você. Mas já se perguntou como a tecnologia tem impactado e transformado o setor de vendas das empresas? Sendo ainda mais preciso, tem ideia de como as máquinas da Inteligência Artificial têm revolucionado os departamentos de vendas?

Se nós formos subdividir as vendas em diversos processos, podemos chegar à conclusão de que, em todos eles, a inteligência das máquinas tem desempenhado um papel vital.

Mas você deve estar se perguntando: como a Inteligência Artificial influencia os vários processos de vendas?

À medida que considerarmos estes pontos, procure pensar em como eles podem beneficiar diretamente sua empresa e negócios, e contribuir para um aumento nas receitas.

Otimiza Tempo dos Vendedores na Coleta de Informações

Grande parte do tempo dos vendedores é utilizado em coleta de dados. Eles recolhem importantes dados dos clientes, fazem anotações, registram dados valiosos no CRM da empresa. Estas informações, por sua vez, são valiosas para abordagens futuras e oportunidades de novas vendas.

Esta coleta de dados é obtida por meio de diversos canais. Por exemplo, os vendedores de sua empresa provavelmente entram em contato com os clientes por meio de telefonemas e e-mail. É provável também que eles recebam ligações e e-mails destes mesmos clientes, diversas vezes ao dia.

Agora, a pergunta é: quantos telefonemas um vendedor seu consegue fazer por dia? Quantos e-mails ele consegue escrever e responder? Além disso, quanta informação obtida por meio destes contatos é registrado no CRM de sua empresa?

Sim, há demasiada informação para ser obtida e registrada. E, neste processo, muito pode ser perdido.

Então, entra em cena a Inteligência Artificial oferecida pela tecnologia da IBM. Com o IBM Watson, o processo de obtenção de dados dos clientes é automatizado. As máquinas têm o potencial de até mesmo registrar conversas de chamadas telefônicas em texto. Com isso, informações importantes sobre seus clientes são obtidas em tempo real com a leitura automatizada de e-mails pelas máquinas inteligentes.

Em resumo, todas os dados valiosos de ligações telefônicas e e-mails são capturados. Nada se perde. Com isso, sua equipe de vendas é liberada para atuar em outras frentes, outras ações de vendas.

Vendedores Melhores Informados

Vendedores melhores informadosA Inteligência Artificial do IBM Watson ajuda os vendedores de outra forma. Eles são ajudados a compreender em que estágio da jornada de compra se encontram os clientes.

Todos sabemos que os clientes passam por diversas etapas na jornada de compra, como aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução até a decisão de compra.

As máquinas, analisando o comportamento dos clientes e seus diversos sinais, conseguem identificar em que estágio cada um deles se encontra. Assim, quando um vendedor entra em contato com um cliente, ele sabe exatamente em que estágio o cliente está. Está ele em uma fase de reconhecimento de problema? Ou já está preparado para realizar a compra? As máquinas sabem a resposta, e informam sua equipe de vendas em tempo real.

E não é só isso. A Inteligência Artificial consegue identificar qual o momento mais propício para entrar em contato com o cliente, e ajudá-lo a dar mais um passo na jornada de compra.

Para tanto, é realizado a chamada Venda Preditiva. Já falamos sobre isso em outra oportunidade. Se quiser saber mais, veja o artigo sobre como a Inteligência Artificial pode prever ações e reações dos clientes.

Com isso, você verá que seus vendedores terão abordagens mais efetivas e lucrativas para sua empresa.

É a Vez de Revolucionar o Seu Departamento de Vendas

As tecnologias estão evoluindo. Com isso, chegamos a uma nova era, a era da Inteligência Artificial. Portanto, todo o potencial do aprendizado das máquinas inteligentes está disponível para verdadeiramente revolucionar departamentos de vendas.

Sendo assim, toda esta tecnologia está à sua disposição. A consultoria de uma agência IBM Partner mostrará o que você precisa fazer para ver, na prática, as máquinas trabalhando para aumentar suas vendas.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.