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A Intenção de Busca nos Dispositivos Móveis e nos Desktops

23/07/2014 Por: na Categoria Otimização com 0 e 1
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Intenção de busca dos usuários de dispositivos móveis é principalmente local, e está mais focada na satisfação imediata de suas necessidades

– Os dispositivos móveis se tornam uma ferramenta cada vez mais valiosa para pequenos, médios e grandes empresários que anunciam seus negócios no Google. Os métodos de marketing para abordagem deste público tem sido reinventados na intenção de aumentar a relevância dos Links Patrocinados, e gerar maiores conversões.

– Quando abordamos a relevância dos anúncios exibidos em dispositivos móveis, e aqueles exibidos em computadores desktop, não há como ignorar a necessidade de uma adaptação. Isto se dá porque os interesses e necessidades dos públicos costumam variar de acordo com a tela utilizada na pesquisa. Em outras palavras, uma mesma pesquisa realizada no desktop e em um dispositivo móvel pode representar diferentes necessidades que precisam ser compreendidas pelo profissional de marketing digital.

Diferentes Telas, Diferentes Necessidades

Intenção de busca em pesquisas em dispositivos móveis– De modo geral, podemos classificar a intenção de busca dos usuários de dispositivos móveis como estando focada no local e na ação imediata. Por exemplo, ao realizar uma busca por “restaurantes” no Google, este usuário muito provavelmente deseja encontrar um restaurante nas imediações onde se encontra, auxiliado por recursos de “como chegar”, mapas e um número de telefone para entrar em contato.

– Por outro lado, a mesma pesquisa realizada em um ambiente desktop, de modo geral, traz a atenção a necessidade do usuário de encontrar um restaurante para uma refeição provavelmente mais tarde no dia, ou até mesmo em outro dia da semana. Neste caso, o usuário está mais interessado no cardápio, desejando visualizar fotos dos pratos, valores, e ter a sua disposição recursos para reservar uma mesa.

– Desta forma, percebe-se que as pesquisas realizadas em ambientes desktop são caracterizados pelo planejamento. Por outro lado, as pesquisas em dispositivos móveis são mais caracterizadas pelo imediatismo, pela necessidade que precisa ser satisfeita de maneira rápida.

– Diferentes intenções exigem abordagens diferenciadas por meio dos Links Patrocinados do Google Ads. Os usuários de smartphones e tablets precisam de anúncios e páginas de destino otimizadas para os dispositivos onde realizam suas buscas. Isto inclui a necessidade de disponibilizar recursos facilitadores tais como extensões de local e extensões de chamada. Adicionalmente, é necessário desenvolver sites “mobile friendly” que ajudará a aperfeiçoar a experiência dos consumidores.

– A exibição de Links Patrocinados em dispositivos móveis tem resultado em muitas conversões. Em um primeiro momento, o anunciante pode não se dar conta disso, uma vez que grande parte das conversões ocorrem presencialmente (diferentemente das conversões em computadores desktop que costumam ocorrer online). Desta forma, uma empresa ao anunciar na internet precisa estabelecer métodos para acompanhar as conversões offline dos anúncios exibidos em smartphones e tablets, o que inclui uso de cupons promocionais e indagação no momento da compra.

Concluindo

– Vivemos em uma época em que os consumidores estão constantemente conectados, e a mobilidade reduz as distâncias existentes entre o universo online e offline. Compreender as intenções de busca dos consumidores em diferentes plataformas é essencial para repensar os caminhos para a conversão, e estabelecer anúncios mais completos, relevantes e otimizados.

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