Investigando Intenção de Pesquisa Para Aumentar Cliques em Anúncios

Investigando Intenção de Pesquisa Para Aumentar Cliques em Links Patrocinados

10/02/2017 Por: na Categoria Otimização com 0 e 8
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De modo geral, Links Patrocinados são exibidos acima dos resultados naturais. Então, por que muitos links orgânicos conseguem taxas de cliques bem maiores?

CTR e intenção de pesquisa– Milhares de consultas são realizadas no Google a cada segundo. Todas elas trazem consigo uma intenção que pode ser classificada de diversas formas. De forma bastante resumida, elas costumam ser caracterizadas como:

  • Consultas informativas;
  • Consultas com intenção de compra.

– Quando os resultados são apresentados em uma pesquisa (sejam eles resultados orgânicos ou Links Patrocinados), a relevância passa a desempenhar um papel vital. O que determina quem vai receber um clique, em grande parte, é o potencial que o resultado tem de apontar para aquilo que o internauta procura.

– No entanto, há algo que merece uma consideração. De modo geral, quando comparamos a CTR dos cliques dos links orgânicos com os Links Patrocinados, vemos que os resultados naturais costumam ter taxas mais altas. Por que isso acontece?

Por Que Alguns Resultados Orgânicos Possuem Maior CTR Que Anúncios

– Em grande parte, a razão é que muitos anunciantes falham na mensagem que transmitem ao seu público-alvo. Em vez de dar às pessoas o que elas procuram, muitas empresas se concentram apenas em apresentar o que querem vender.

– É evidente que este é o objetivo dos anunciantes no Google Ads. Afinal, as empresas pagam pelos cliques que recebem. Nada mais justo que obter conversões para trazer um bom retorno sobre os investimentos.

– Mas é preciso ser realista e aceitar o poder da intenção de pesquisa dos usuários. É preciso estar consciente de que a jornada do consumidor passa por algumas etapas no funil de conversão. Pode ser que na visita inicial, o usuário ainda não esteja preparado para realizar uma compra. Tentar realizar uma venda rápida neste estágio tem o temível potencial de afugentar internautas.

– Por exemplo: pense em um usuário que deseja obter mais informações sobre um serviço, uma tecnologia ou um produto comercializado por sua empresa. Entre os resultados, ele se depara com:

  • Um Link Patrocinado incentivando-o a clicar e comprar o produto;
  • Um resultado orgânico que destaca a informação que ele procura.

– A imagem abaixo com anúncios do Google Shopping ilustra isso:

CTR e intenção de pesquisa

– Não é difícil de imaginar qual destes links conseguirá atrair a atenção deste internauta e receber um clique.

Como Segmentar Intenção Para Escrever Anúncios Relevantes

CTR e intenção de pesquisa– Assim, os Links Patrocinados de sua empresa precisam ser escritos considerando o que as pessoas desejam. As listas de palavras-chave combinadas com as palavras-chave negativas, por sua vez, segmentam os usuários que você deseja alcançar.

– Por exemplo: Sua empresa deseja alcançar internautas que estão na fase de encontrar informações sobre os produtos? Se a resposta for “não”, o Google Ads possui listas de palavras-chave e palavras-chave negativas que impedem que seus anúncios sejam exibidos para estas pessoas. Se a resposta for “sim” é preciso criar anúncios personalizados para as necessidades e interesses deste público específico. Evidentemente, as páginas de destino precisam corresponder aos anúncios.

– Agora, pergunte-se: os anúncios de sua empresa não são criados com esta preocupação? Então, muito provavelmente, os resultados orgânicos estão tendo taxas de cliques incrivelmente superiores às dos seus Links Patrocinados.

– Assim, certifique-se de excursionar pelas mentes dos seus clientes e personalize seus esforços de marketing. Desta forma, sua empresa estará em condições de servir diferentes Links Patrocinados de acordo com a intenção de pesquisa individual dos internautas.

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