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A Lei de Causa e Efeito e os Links Patrocinados

07/03/2014 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Como os Links Patrocinados sĂŁo afetados pela lei de causa e efeito? Quais os principais fatores que interferem nos resultados ao anunciar no Google?

Lei de causa e efeito e o Google Ads– Segundo a lei de causa e efeito, todo processo possui um efeito que foi originado por uma causa especĂ­fica. Este princĂ­pio Ă© muito Ăștil para as empresas que anunciam no Google por meio dos Links Patrocinados. Afinal, ao identificar um efeito (por exemplo, queda nas impressĂ”es, cliques ou conversĂ”es), o anunciante deve procurar identificar a causa desta alteração. A partir daĂ­, deve procurar alterar as causas, se tal processo estiver ao seu alcance, para que os efeitos possam ser moldados segundo suas expectativas realĂ­sticas ao anunciar na internet.

– Por outro lado, se o anunciante percebe um aumento nas taxas de cliques, impressĂ”es e conversĂ”es, poderĂĄ identificar as causas e utilizar a mesma receita em outras campanhas, expandindo os lucros para todos os segmentos da empresa.

– Algumas ferramentas do Google Ads podem ser Ășteis ao identificar causas e efeitos. Por exemplo, o HistĂłrico de AlteraçÔes mostra todas as mudanças aplicadas Ă s contas nos Ășltimos dois anos, de modo a ajudar o anunciante a identificar as causas dos mais variados efeitos percebidos em suas campanhas de Links Patrocinados.

– No entanto, muitos anunciantes ficam confusos ao tentar identificar uma causa para os efeitos em suas campanhas PPC. Por exemplo, diferentes alteraçÔes podem gerar o mesmo resultado. E isto pode ser desanimador para um profissional do marketing digital, que quer encontrar o denominador comum da causa e efeito para poder extrair dele a receita do sucesso. Desta forma, qual a razĂŁo para nos depararmos com resultados confusos e imprecisos ao tentar determinar as causas de um efeito nas campanhas do Google Ads?

* O fato de existirem duas ou mais causas para um mesmo efeito. Por exemplo, o aumento do lance do anunciante pode ter impactado positivamente o nĂșmero de impressĂ”es, cliques e conversĂ”es. No entanto, um outro fator, como a demanda por aquele produto especĂ­fico pode ter aumentado de forma considerĂĄvel na mesma Ă©poca. A combinação das duas causas gerou o efeito percebido;

* Uma alteração Ă© erroneamente identificada como a causa. Aproveitando o exemplo acima, pode ser que o aumento no lance dado sobre uma palavra-chave nĂŁo tenha tido qualquer relação com o aumento de cliques e conversĂ”es. O efeito pode ser atribuĂ­do integralmente ao aumento na demanda. Se desperceber este detalhe, o anunciante poderĂĄ concluir que, se aumentar o lance sobre as outras palavras-chave, alcançarĂĄ os mesmos resultados – o que poderĂĄ estar muito longe da realidade.

– Quais sĂŁo os principais elementos – sob controle do anunciante ou nĂŁo – que podem impactar uma campanha de Links Patrocinados na internet?

As Causas Que Afetam os AnĂșncios na Internet

– Dentre diversos fatores que afetam o marketing digital, alguns bastante Ăłbvios, outros nem tanto, podemos citar:

* AlteraçÔes no lance sobre as palavras-chave;

* AlteraçÔes no preço dos produtos;

* FlutuaçÔes na demanda ao longo dos períodos, afetado por diversos fatores, tais como a sazonabilidade;

* Queda ou aumento do Índice de Qualidade do anunciante, afetando o custo por clique (CPC), a quantidade de vezes que os Links Patrocinados sĂŁo exibidos e a posição dos anĂșncios;

* AlteraçÔes nas pĂĄginas de destino que podem afetar nĂŁo somente a reação dos usuĂĄrios ao chegaram ao site, mas tambĂ©m o Índice de Qualidade;

* OscilaçÔes econĂŽmicas e comportamentais no pĂșblico-alvo;

* Aumento ou queda no nĂșmero de concorrentes;

* Abrandamento ou maior agressividade do marketing online dos concorrentes;

* Mudança na gestĂŁo das contas (por exemplo, deixando de realizar um gerenciamento interno e contratar uma agĂȘncia de Links Patrocinados);

* E muitos outros fatores.

Concluindo

– Por esta razĂŁo, ao identificar as causas para os efeitos percebidos em suas campanhas online ao anunciar no Google, Ă© preciso estar atento para diversos fatores que podem impactar um mesmo resultado. Ao mesmo tempo, deve-se tomar o devido cuidado para nĂŁo entregar o prĂȘmio a quem nĂŁo teve qualquer relação com um aumento nas conversĂ”es. Desta forma, somente encontrando os verdadeiros responsĂĄveis por melhorias ou quedas nos resultados, serĂĄ possĂ­vel realizar a otimização de suas campanhas.

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