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LifeTime Value Ajuda a Definir Estratégias no Google Ads

20/11/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 4
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LifeTime Value ajuda as empresas a avaliar se os gastos com a publicidade online estĂĄ de acordo com o potencial dos clientes a longo prazo

– Muitas empresas que anunciam no Google qualificam seus clientes de acordo com a conversĂŁo obtida logo apĂłs o clique no Link Patrocinado, ou ainda que esta ocorra alguns dias depois. Outras empresas, porĂ©m, utilizam o chamado LifeTime Value para entender melhor a relação dos clientes com a marca a longo prazo, e determinar quĂŁo agressiva deve ser sua publicidade.

– Empresas que utilizam o LifeTime Value em suas mĂ©tricas acabam ficando um passo a frente dos concorrentes, por ter uma visĂŁo mais ampla do valor que sua marca tem obtido junto ao mercado.

O Que É LifeTime Value (LTV)

– O LifeTime Value (LTV) Ă© uma mĂ©trica utilizada no marketing e deve ser considerada pelas empresas que anunciam na internet. Trata-se de projetar um valor para os clientes e seu relacionamento com a empresa.

– Este tipo de marketing estĂĄ focado em satisfação e benefĂ­cios a longo prazo. Quando a empresa consegue atribuir um LTV que condiz com a realidade, fica mais fĂĄcil determinar quanto deve investir em Links Patrocinados para adquirir um novo cliente.

– Desta forma, a empresa nĂŁo avalia os clientes com base no gasto mĂ©dio por uma visita, mas em uma sĂłlida relação estabelecida e mantida ao longo de um perĂ­odo, que pode se estender por meses ou anos. Afinal, um clique em seus Links Patrocinados hoje poderĂĄ gerar um cliente que continuarĂĄ fiel Ă  sua empresa durante toda a vida.

– Isto pode ir alĂ©m, quando o cliente satisfeito promove seus produtos, serviços e bom atendimento para a rede de amigos. Isto amplia o horizonte do marketing digital, contribuindo para melhorias nas estratĂ©gias de relacionamento com os clientes.

Como calcular o LTV?

– Para calcular o LTV, vocĂȘ precisa obter dados de trĂȘs variĂĄveis:

* Tempo de vida ou de fidelidade. Trata-se do tempo que, em mĂ©dia, um cliente permanece fiel Ă  sua marca. Empresas iniciantes tem maior dificuldade em obter este valor e, neste caso, devem procurar um nĂșmero aproximado por avaliar o setor e a concorrĂȘncia;

* Gasto mĂ©dio por cliente. Basta obter o valor total das vendas em um perĂ­odo e dividir pelo nĂșmero de vendas;

* Quantas vezes um cliente compra de sua empresa, em mĂ©dia. Deve-se pegar o nĂșmero de vendas e dividir pelo nĂșmero de clientes Ășnicos.

– ApĂłs isto, deve-se multiplicar os trĂȘs valores obtidos acima e vocĂȘ terĂĄ o LTV de seus clientes.

BenefĂ­cios do LifeTime Value

– Conhecer o LTV ajuda a empresa a nĂŁo gastar mais do que deve. O contrĂĄrio tambĂ©m Ă© verdadeiro. Pode indicar que a empresa possui um grande potencial e que seu marketing deve ser mais agressivo. Dependendo dos valores obtidos, a empresa pode perceber que deve aumentar seus lances de CPC no Google Ads ou talvez aumentar o limite do seu orçamento diĂĄrio.

– Estando atento ao LifeTime Value, bem como Ă s conversĂ”es ocorridas no ambiente digital e off-line, ajudarĂĄ sua empresa a ter uma visĂŁo muito mais ampla dos resultados alcançados por suas campanhas de Links Patrocinados, e em como o Google Ads estĂĄ gerando valor para seus negĂłcios.

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