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Marketing Boca a Boca – Transforme Seus Clientes em Vendedores

17/07/2019 Por: na Categoria Dicas com 0 e 8
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Saiba o que Ă© marketing boca a boca (ou marketing de referĂȘncia), e como usĂĄ-lo para transformar clientes felizes em vendedores.

 

Ele tambĂ©m Ă© conhecido como marketing de indicação ou marketing de referĂȘncia. O Marketing Boca a Boca Ă© a ferramenta mais poderosa para atrair novos clientes para sua empresa. Ao mesmo tempo, Ă© uma das mais subestimadas.

Independentemente de vocĂȘ jĂĄ anunciar ou nĂŁo sua empresa nos Links Patrocinados do Google Ads, o marketing boca a boca precisa ser trabalhado em favor dos seus negĂłcios.

Continue lendo o artigo e veja o que estĂĄ envolvido nisso.

O Poder da InfluĂȘncia

 

Estå em nossa natureza humana, o prazer de dar opinião e sugestÔes para amigos. Somos criaturas sociais. E também por este motivo, de modo geral, somos altamente suscetíveis às opiniÔes de outras pessoas, especialmente parentes e amigos.

É por isso que o marketing boca a boca Ă© tĂŁo poderoso e eficaz. Ele funciona em cima da espontaneidade das pessoas em dar indicaçÔes.

Vantagens do Marketing Boca a Boca

Estudos mostram que, entre grande parte dos consumidores, a recomendação de amigos e parentes Ă© sua principal fonte de influĂȘncia.

Por exemplo, em uma pesquisa da McKinsey, comprovou-se que as indicaçÔes estão por trås de até 50% das compras.

Vantagens Adicionais do Marketing Boca a Boca

 

JĂĄ comentamos a principal vantagem do marketing de referĂȘncia: os consumidores sĂŁo altamente suscetĂ­veis Ă s opiniĂ”es de pessoas prĂłximas.

Mas hĂĄ vantagens adicionais.

Uma delas Ă© que se trata de uma publicidade gratuita. Ou seja, uma poderosa ferramenta de marketing com custo zero.

Além disso, é uma publicidade com alto potencial viral.

Por Que o Boca a Boca Precisa Ser Incentivado?

 

Embora tenhamos mencionado que o marketing de referĂȘncia tem custo zero, Ă© importante destacar que uma estratĂ©gia para estimular o boca a boca exigirĂĄ um investimento.

Isto acontece porque, embora o marketing boca a boca aconteça de forma espontùnea, ele não acontece de forma suficiente.

Ou seja, sua empresa precisa incentivar as pessoas a compartilharem suas experiĂȘncias ao comprar seu produto ou contratar seus serviços.

Como Estimular o Marketing de ReferĂȘncia?

 

Suponhamos que vocĂȘ anuncie sua empresa no Google Ads. Por meio dos anĂșncios de Links Patrocinados, vocĂȘ consegue atrair uma parcela do pĂșblico-alvo para seu site.

De que modo vocĂȘ pode garantir que as pessoas que chegam ali incentivem seus contatos a fazerem o mesmo? Veja 4 dicas para isso.

1 – Crie AnĂșncios IncrĂ­veis

 

Como criaturas sociais, nĂŁo gostamos de compartilhar somente experiĂȘncias de compra (sejam elas boas ou ruins). Estamos tambĂ©m inclinados a compartilhar anĂșncios incrĂ­veis.

Isto inclui anĂșncios divertidos, curiosos ou emocionantes.

Ou seja, se vocĂȘ arrancar uma gargalhada, uma lĂĄgrima, ou mesmo um suspiro do seu cliente, existe uma grande probabilidade dele compartilhar seu anĂșncio.

O Google Ads oferece ferramentas que facilitam este compartilhamento. Por exemplo, os anĂșncios no Gmail possuem o recurso de encaminhar a promoção para outros contatos dos seus clientes.

Vantagens do Marketing Boca a Boca

AlĂ©m disso, o YouTube tambĂ©m oferece um recurso fĂĄcil para compartilhar vĂ­deos com os contatos. Se vocĂȘ criar um anĂșncio em vĂ­deo realmente incrĂ­vel, poderĂĄ ter a alegria de ver seus clientes divulgando sua empresa, gratuitamente.

2 – Crie Programas de Indicação

 

Uma outra forma de estimular o marketing boca a boca é recompensar as indicaçÔes que seus clientes fazem.

Veja o que o DropBox fez.

Com um programa de indicação, a empresa concedia privilégios para aqueles que fizessem indicaçÔes de novos clientes para o aplicativo.

Marketing Boca a Boca case dropbox

Com esta estratégia de marketing de indicação, em pouco mais de um ano, a empresa passou de 100 mil para cerca de 4 milhÔes de usuårios.

3 – DĂȘ um Atendimento Nota 10 Aos Seus Clientes

 

Muitos clientes reclamam do mal atendimento obtido junto a algumas empresas.

Por outro lado, clientes gostam de compartilhar boas experiĂȘncias quando sĂŁo bem atendidos.

Por isso, nesta hora, não forneça apenas o mínimo esperado. Destaque-se das demais empresas do seu e de outros setores por dar um atendimento nota 10 para seus clientes.

Este atendimento de qualidade precisa estar disponível tanto no pré quanto no pós-compra.

Por exemplo, para a prĂ©-compra, vocĂȘ pode adicionar um atendimento via chat para esclarecer todas as dĂșvidas dos clientes. Algumas perguntas podem surgir na mente de um cliente indeciso, antes do processo final de compra. Uma conversa em tempo real com um atendente pode resolver estas dĂșvidas e deixar seu cliente satisfeito com o atendimento recebido.

O marketing boca a boca pode entĂŁo acontecer, finalmente, de forma automĂĄtica.

4 – Pense em ConteĂșdo CompartilhĂĄvel

 

Ao criar o conteĂșdo, vocĂȘ precisa analisar quais sĂŁo os motivos para seus clientes compartilharem.

Desde novos produtos e serviços atĂ© peças publicitĂĄrias, vocĂȘ precisa pensar em formas de tornĂĄ-los diferentes e interessantes.

Concluindo

 

A publicidade no Google Ads Ă© paga. Mas depois de atrair novos clientes e influenciadores, vocĂȘ pode estimular estas pessoas a trabalharem para vocĂȘ por meio do marketing boca a boca.

Mas nĂŁo espere que as indicaçÔes aconteçam de forma natural. VocĂȘ pode trabalhar seu marketing para incentivar seu pĂșblico-alvo a indicar sua marca, aumentando assim sua base de clientes.

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