Mobile Reinventa Métricas Analíticas ao Anunciar no Google Ads

Mobile Reinventa Métricas Analíticas ao Anunciar no Google Ads

26/12/2016 Por: na Categoria Análise e Monitoramento, Anuncia via agência Google Partner com 0 e 10
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Advento do mobile tornou ainda mais necessário identificar e interpretar dados analíticos. Veja a importância disto no atual cenário mundial

Mobile– A partir do momento em que os dispositivos móveis chegaram até as mãos dos consumidores, eles passaram a mudar a forma como as pessoas interagem com as empresas. Apenas como um vislumbre, segundo uma pesquisa do Google, 91% dos usuários buscam informações em seus smartphones enquanto estão realizando alguma tarefa.

– Este novo patamar de comportamento traz para as empresas a necessidade de se adaptarem ao momento do consumidor. Ou seja, as marcas precisam entregar exatamente o que seus clientes necessitam naquele momento, desde obter mais informações até comprar um produto. São diversas etapas de interações ao longo de horas e dias, por meio de diversas telas – em todos estes momentos e contextos, a empresa precisa conhecer e entregar o que os consumidores esperam.

– Em termos simples, as empresas precisam assim atingir dois objetivos:

  • Ser relevante e útil para os consumidores em todos os estágios do processo de conversão;
  • Medir seu nível de utilidade, o que permitirá identificar pontos para otimização.

– Um importante estudo veiculado pelo Google procurou destacar isso.

Repensando Análise de Dados em Função do Mobile

– Segundo uma pesquisa do instituto Gartner, em 2017, 89% dos profissionais do marketing esperam que a boa experiência dos clientes seja o seu grande diferencial. É isso o que você espera para sua empresa?

– Para atingir este objetivo nobre, as marcas precisam utilizar métricas que acompanhem o cliente em toda sua jornada. Como mencionado, isto permitirá identificar quais pontos do funil estão funcionando, e quais precisam de ajustes.

– Para alguns, isto pode representar um desafio, já que muitas ferramentas analíticas foram desenvolvidas para acompanhar a conversão do mundo desktop – sem que o processo estivesse dividido em diversos micro-momentos.

– Neste novo cenário, porém, a agência Google Partner que gerencia os Links Patrocinados precisa compreender os públicos-alvo levando em consideração seus momentos, dispositivos e canais. Isto significa detectar e interpretar insights para que possa adaptar a mensagem publicitária, entregando uma melhor experiência para seus clientes.

História Contada Após Múltiplas Interações

Mobile métricas google adwords– Dependendo do ramo de negócios, um consumidor pode ter dezenas (e até centenas) de interações com a empresa antes de concretizar uma compra. Cada um destes momentos representa uma oportunidade para a empresa ser útil para seus consumidores. Para não perder informações, é preciso que a agência digital crie uma visão integrada da jornada de compra. Como são diversas etapas, a agência Google Partner precisa integrar departamentos, ferramentas, pessoas e sistemas para criar compartilhamento de ideias do que realmente importa para o cliente.

– Isto é relevante porque uma sessão e um clique não contam a história toda. É preciso conectar pontos de comportamento do consumidor ao longo do tempo. Medir o que está funcionando é a ordem do dia. Quando métricas são diretamente vinculadas aos objetivos de negócios de uma empresa ao anunciar no Google, maiores são as probabilidades de se atingir as metas de negócio.

– A interação com a empresa pode partir de um Link Patrocinado de texto na rede de pesquisa do Google, e estender-se para visitas posteriores ao site por meio de campanhas de Remarketing, além de vídeos publicitários exibidos no YouTube – até que finalmente o usuário realiza uma compra. Cabe a agência digital rastrear estas interações (incluindo o papel dos dispositivos móveis) para identificar como o processo foi realizado e quais foram os pontos de influência.

– Métricas e marketing digital precisam caminhar de mãos dadas. Este é um passo essencial para acompanhar as expectativas sempre crescentes dos consumidores mobile.

– Evidentemente, há uma grande necessidade de estudo e prática para conseguir manter-se a frente. A agência de Links Patrocinados precisa não apenas analisar o que está medindo, mas como está medindo. Deve-se ter certeza de que todas as formas com que seus clientes interagem com a marca no ambiente online estão sendo acompanhadas. É preciso concentrar-se nos resultados esperados ao anunciar na internet e mapear as métricas para alcançar tais objetivos.

Certificação em Analytics

– Até mesmo para as empresas que já entregaram suas contas nas mãos de agências Google Partner, pode-se dar um passo adicional visando melhorar a experiência dos clientes.

– As certificações do Google Ads são um sinal do âmbito em que a agência digital é expert. Quando uma agência de Links Patrocinados possui todas as 6 certificações do Google Ads, esta é uma evidência de seu comprometimento em manter o grau máximo de qualidade.

– Entre elas, a certificação Google Analytics é um indicativo de que os profissionais responsáveis pela análise de dados da empresa conseguem tirar o máximo proveito da ferramenta do Analytics. Isto significa identificar dados valiosos, interpretá-los e aplicá-los em estratégias futuras.

Medir Para Mudar… e Melhorar

– Como mencionado, os dispositivos móveis mudaram a forma como as pessoas interagem com as marcas. E, sem dúvida, estas mudanças continuarão ao longo dos próximos anos. Portanto, só conseguirão manter-se à frente aqueles que realmente encararem como importantes todas as etapas de interação do público-alvo com uma empresa.

– Métricas não devem ser encaradas apenas como números aplicados no final do funil de conversão. Elas se situam exatamente onde começa a boa experiência dos consumidores com sua empresa, ao longo de todas as interações até a compra final.

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