Modelo de Lucro: Uma Metodologia Alternativa ao ROI

Modelo de Lucro: Uma Metodologia Alternativa ao ROI

09/10/2015 Por: na Categoria Análise e Monitoramento com 0 e 0
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Modelo de Lucro: Uma Metodologia Alternativa ao ROI

Modelo de Lucro é uma metodologia que depende da margem de lucro dos produtos anunciados e pode ser uma alternativa ao modelo de ROI

ROI meta de desempenho para links patrocinados– A tradicional e positiva meta do web marketing (o que obviamente inclui as campanhas de Links Patrocinados do Google Ads) é conhecida como Retorno Sobre Investimentos (ROI). É um indicador válido que aponta para o sucesso das campanhas publicitárias e auxilia profissionais do marketing online a definir suas estratégias.

– Embora seja o mais presencial, o ROI não é o único indicador. Há outras metas que soam muito semelhante ao ROI mas que, a longo prazo, podem trazer resultados diferentes e bastante positivos.

– Um indicador que tem ganhado espaço no mercado brasileiro nos últimos tempos, e que tem um nome simples, objetivo e, ao mesmo tempo, bastante convidativo é a metodologia dos Lucros.

Modelo ROI e Modelo Lucro

– Este indicador de desempenho é utilizado em outros países e, conforme mencionado, começa a ganhar maior destaque no Brasil, incluindo empresas que anunciam na internet.

– Na prática, ele pode não parecer muito atraente, uma vez que reduz o ROI no curto prazo. Sua grande vantagem está no longo prazo, podendo oferecer resultados ainda mais lucrativos.

– Para sua aplicação prática, o anunciante deve estar focado na margem de lucro de cada produto anunciado para a tomada de decisão. De posse deste valor referencial, deve-se encontrar o lance ideal para aumentar as vendas. Mas é preciso uma palavra de cautela: se a definição dos lances não for muito eficiente, os valores podem ser extrapolados, o que fatalmente poderia causar prejuízos.

– O Google compartilhou um comparativo entre os modelo ROI e a mentalidade Lucro, mostrando de forma prática como os resultados podem ser melhorados no longo prazo.

Modelo ROI e a mentalidade dos Lucros

– Cabe perguntar: por que o ROI diminui? Porque o foco do modelo Lucro é incrementar os lances para aumentar cliques e conversões, ao mesmo tempo em que o público se torna mais qualificado. O CPA sofre uma significativa elevação. Mas como há um aumento do volume de vendas, no longo prazo, o lucro total cresce.

Modelo Lucro = Comunicação Entre Anunciantes e Agência

– É evidente que, se uma agência de Links Patrocinados não tem acesso às margens de lucro dos produtos da empresa anunciante, a estratégia se torna impossível, já que o lucro de cada produto é a base alicerçadora desta métrica de desempenho.

– É preciso que haja uma linha de comunicação franca entre empresas anunciantes e agências de web marketing para que se permita uma análise efetiva dos números e das reais possibilidades para melhorar o desempenho das campanhas. Com a competição acirrada no mercado digital, o diferencial pode estar justamente no alinhamento da comunicação e tomada de decisões entre agências e empresas.

Simulador de Lances do Google Ads

– Alterar lances é um processo com grandes implicações. O Google Ads possui recursos para auxiliar o consultor de Links Patrocinados a entender melhor como as alterações nos lances afetam o desempenho dos anúncios online. No Simulador de Lances, o profissional trabalha com alterações no lance máximo do custo por clique (CPC). A ferramenta apresenta como isto afetaria os custos, cliques, impressões, conversões, bem como o valor das conversões.

– O Simulador de Lances também está disponível para as empresas que anunciam seus produtos por meio do Google Shopping.

<<Saiba um pouco mais sobre gerenciamento dos anúncios na internet baixando gratuitamente o e-book de 77 páginas, Análise e Monitoramento>>

eBook Análise e Monitoramento do Google Ads - CLINKS

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.