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Novo Design do Google e o Impacto Sobre os Links Patrocinados

07/05/2014 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 0
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Empresa realiza mapeamento visual para comparar atenção recebida por novo e antigo design do Google, e seu impacto sobre os Links Patrocinados

– Em um constante empenho de otimizar seu mecanismo de busca, e tornar os Links Patrocinados mais relevantes para os usuĂĄrios, mudanças sĂŁo percebidas de tempos em tempos no Google, aplicadas em dispositivos mĂłveis ou nos computadores desktop.

– Mudanças recentes alteraram significativamente o design dos resultados orgĂąnicos e patrocinados do Google. Que mudanças foram estas e qual o impacto sobre a atenção dos internautas? Por que o novo visual do Google deve interessar Ă s empresas que investem no marketing digital?

– O novo design do Google aumenta o tamanho dos tĂ­tulos dos resultados, alĂ©m de remover o sublinhado dos Links Patrocinados e orgĂąnicos. Segundo o Google, estas mudanças visaram melhorar a legibilidade e oferecer uma visĂŁo geral mais limpa para os internautas. Adicionalmente, os Links Patrocinados tornaram-se mais semelhantes aos resultados orgĂąnicos, ainda que tenham recebido um destacado rĂłtulo amarelo com a palavra “AnĂșncio”. Tal rĂłtulo, embora confira um significativo contraste, nĂŁo Ă© agressivo. Grandes mudanças ou pequenas melhorias – alteraçÔes diferentes com um objetivo em comum: facilitar o processo de pesquisa dos usuĂĄrios, gerando maior relevĂąncia e lucro para as empresas que anunciam no Google.

– No entanto, como o novo design dos anĂșncios tem impactado a atenção dos internautas?

– Levando-se em consideração que o Google realizou previamente um teste beta com este novo design, Ă© evidente que ele ofereceu resultados satisfatĂłrios em termos de taxas de cliques (CTR). Do contrĂĄrio, o design reformulado sequer seria lançado globalmente.

– Quanto a atenção dos usuĂĄrios, um teste realizado pela empresa EyeQuant procurou avaliar como o novo design impacta a atenção dos internautas enquanto realizam suas pesquisas. Quando comparado com o antigo visual, como os dois designs afetam a padrĂŁo de atenção e comportamento visual dos internautas?

– Uma comparação do mapeamento visual dos usuĂĄrios pode ser avaliado na imagem abaixo.

Mapeamento visual de novo design do Google

– Este teste mostra que o novo projeto atrai significativamente mais atenção para os trĂȘs primeiros resultados dos Links Patrocinados. O mapeamento mostra uma discreta queda na atenção recebida pelo primeiro resultado orgĂąnico. De modo geral, Ă© como se cada resultado (orgĂąnico e patrocinado lateral) perdesse uma fração de sua atenção que Ă© substancialmente deslocada para os resultados patrocinados acima dos links orgĂąnicos. O primeiro resultado no Google, caracterizado por ser o mais caro, torna-se ainda mais competitivo. A necessidade de uma gestĂŁo altamente responsĂĄvel das campanhas do Google Ads, focada em resultados, nunca foi tĂŁo importante quanto agora.

– Mas o investimento adicional na otimização das campanhas compensarĂĄ. Afinal, as anĂĄlises prĂ©vias deste novo design apontam para uma Ășnica direção: aumento da taxa de cliques (CTR) e da receita obtida pelas empresas que anunciam no Google.

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