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O Desafio de Testar Centenas de Links Patrocinados do Ads

31/07/2013 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 0
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Uma das obrigações do consultor de Links Patrocinados é testar a eficiência dos anúncios. O que precisa ter em mente quando o número de anúncios atinge às centenas?

– A realização de testes em anúncios de Links Patrocinados é uma das boas práticas que todo anunciante precisa realizar, ao divulgar seu site na internet. Isto abre uma oportunidade para melhorar o Índice de Qualidade e galgar algumas posições nos resultados das pesquisas. Quando possuímos contas pequenas, com apenas algumas dezenas de anúncios, a gestão dos testes é bastante simples.

– O problema começa quando o número de anúncios começa a se multiplicar, atingindo várias centenas (ou mesmo milhares) de Links Patrocinados. O fato de se possuir um número expressivo de anúncios não isenta da necessidade de testá-los – uma obrigatoriedade para quem está sempre procurando otimizar suas campanhas).

– Mas como é possível testar centenas de anúncios? O que o consultor de Links Patrocinados precisa levar em conta ao criar sua rotina de testes ao veicular tantos anúncios no Google Ads?

Qualificar Grupos de Anúncios

– Ao testar os anúncios é preciso avaliar o que se espera de cada um deles.

– Por exemplo, pode ser que algumas palavras-chave de um determinado grupo de anúncios tem como principal objetivo potencializar o branding da empresa. Outras palavras-chave, por outro lado, podem ter um foco bem definido nas vendas. Os testes precisam levar isso em consideração.

– Ou seja, trata-se de definir o que se espera de cada palavra-chave e de cada anúncio, em termos de conversão, antes de inicializar o processo de testes e otimização.

– Ao qualificar os grupos de anúncios, documente seus dados como referência. Eles precisam estar acessíveis para quando você precisar comparar os valores obtidos com as mudanças.

– Para facilitar o processo de organização, considere utilizar os marcadores (ou rótulos) do Google Ads.

Criar um Cronograma

– Uma das primeiras tarefas a ser realizada envolve a criação de um cronograma. Se a organização, por si só, já integra as boas práticas de quem gerencia algumas dezenas de anúncios, muito mais importante é quando estes anúncios ascendem aos milhares.

– Portanto, um cronograma precisa ser colocado por escrito – isto possibilitará que você tenha certeza de que cada anúncio recebam a merecida atenção, e tudo isso no seu devido tempo. É verdade que termos mais caros e que oferecem maiores possibilidades de retorno acabam recebendo uma atenção primordial do consultor de Links Patrocinados. No entanto, o desempenho das outras centenas de anúncios não pode ficar entregue ao acaso.

– O tempo de execução dos testes também precisa ser definido no cronograma. É preciso considerar isto de tal forma que sua conta tenha o tempo necessário para recolher o conjunto de dados suficientes. Um cronograma o ajudará a manter olhos atentos em todos os anúncios, não deixando ninguém de fora.

Otimização Manual

– Alguns anunciantes preferem deixar este trabalho para o Google Ads, configurando seus Links Patrocinados na rotação de anúncios para que sejam exibidos segundo a opção padrão: Otimizar Para Conversão. Trata-se de um recurso interessante, especialmente para aqueles que tem pouco tempo para se dedicar às suas campanhas.

– No entanto, mesmo nesta opção, anúncios com menor índice de relevância também são ocasionalmente veiculados. Em termos de otimização, o ideal seria alterar e testar anúncios pouco eficientes e, em casos frequentes de má qualificação, impedir que fossem novamente veiculados.

Tabelas Dinâmicas

– Em meio a uma quantidade gigantesca de informações, é desanimador quando o anunciante olha para os dados e se perde em meio a tantos números. Para facilitar o processo de gestão, utilize tabelas dinâmicas no Excel para combinar conjuntos de dados e interpretá-los. É um passo importante para conseguir extrair rapidamente informações significativas de suas campanhas. Quanto mais intuitivo e simplificado for o processo, mais fácil será tomar a iniciativa de realizar os testes de forma regular.

Benefícios de Testar Anúncios

– Todos os testes que são realizados carregam em si um potencial: aumentar o número de cliques e conversões dos seus anúncios. De modo que podemos classificar os testes dos Links Patrocinados como sinônimos de maiores lucros para a empresa.

– Se estamos falando em centenas ou milhares de anúncios, então, esta verdade passa a ser ainda mais impactante e atraente. Tendo isso em mente fará com que tais testes não sejam uma atividade ocasional, mas que façam parte de uma gestão contínua dos seus anúncios no Google Ads.

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