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O Pior Erro na GestĂŁo de Links Patrocinados do Ads

14/09/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Entre todos os erros que um anunciante do Google Ads pode cometer, este pode ser o mais perigoso de todos

– EstratĂ©gias de marketing on-line no Google Ads exigem uma visĂŁo bem apurada para os gestores de Links Patrocinados. Exige tempo e dedicação para escolher as melhores abordagens, tendo como base qual mensagem se tem para transmitir e no que se espera alcançar.

– Existem diversos erros que podem surgir na gestĂŁo de Links Patrocinados, e um consultor de Google Ads precisa estar atento aos passos que dĂĄ neste terreno escorregadio. De todos os passos incertos que podem ser dados, podemos dar uma especial consideração a um que precisa ser evitado a todo custo: realizar mudanças nas campanhas sem ter um objetivo claro em mente. Por que podemos dizer isso?

Mudanças Sem Objetivo

Era mudanças na web– Quando um anunciante realiza mudanças em suas campanhas no Google Ads sem ter um objetivo em mente isto significa, em outras palavras, que as mudanças tĂȘm sido feitas Ă s cegas, sem qualquer propĂłsito. Pense no seguinte: imagine morar em um apartamento, onde as coisas nĂŁo estejam como vocĂȘ gostaria. VocĂȘ gostaria de morar em um lugar melhor, embora o significado de “melhor” para vocĂȘ Ă© algo um tanto quanto abstrato, que vocĂȘ nĂŁo consegue definir. EntĂŁo, vocĂȘ simplesmente resolve se mudar. Coloca seus mĂłveis num caminhĂŁo e parte para… Para onde mesmo? Isso nĂŁo importa. VocĂȘ vai para qualquer lugar.

– É mais do que evidente que nenhum de nĂłs tomaria uma decisĂŁo assim. Mas precisamos cuidar para nĂŁo tomar uma decisĂŁo parecida ao realizar mudanças em nossas campanhas de Links Patrocinados. NĂŁo hĂĄ sentido algum em alterar configuraçÔes no Google Ads, se nĂŁo se sabe o que se quer com isso. É importante mencionar que uma resposta do tipo “Eu quero melhorar os resultados” nĂŁo Ă© uma boa resposta. VocĂȘ precisa ser muito mais especĂ­fico do que isso.

– Por exemplo, vocĂȘ talvez resolva fazer mudanças com relação Ă s ofertas sobre as palavras-chave. Seu objetivo pode ser: diminuir o valor investido no Custo Por Clique (CPC), sem prejudicar o trĂĄfego em suas PĂĄginas de Destino. A mudança serĂĄ feita por um perĂ­odo de um mĂȘs. Ao final dele, vocĂȘ farĂĄ uma avaliação do que conseguiu. Conseguiu diminuir o CPC, porĂ©m, o trĂĄfego tambĂ©m diminuiu? Bem, o objetivo da mudança nĂŁo foi atingido. Talvez vocĂȘ conclua que deva voltar as coisas como eram antes. Mas, e se o CPC diminuiu, conforme o desejado, ao passo que nĂŁo houve queda no trĂĄfego do seu website? Bem, o objetivo das mudanças em sua campanha foi atingido. VocĂȘ pode manter as configuraçÔes como estĂŁo, enfim.

– Talvez queira fazer mudanças no Ăąmbito das palavras-chave negativas. EntĂŁo vocĂȘ adiciona 20 palavras negativas, e acompanha o CTR ao longo de algumas semanas. Nada mudou ou houve resultados positivos?

– A grande vantagem em se estabelecer um objetivo para as mudanças Ă© que vocĂȘ sabe o que quer como resultado. Se, por acaso, este resultado nĂŁo for alcançado, poderĂĄ voltar as configuraçÔes como estavam anteriormente. Trata-se de fazer alteraçÔes e acompanhĂĄ-las de perto por meio de testes e relatĂłrios. Deixar de fazer isso pode transformar uma campanha de sucesso num completo fracasso. Ainda mais quando começamos a pensar em diversas mudanças realizadas, frequentemente. Pense em mudanças e mais mudanças feitas Ă s cegas ao longo de vĂĄrias semanas, sem saber de onde se partiu e muito menos aonde se quer chegar. Sem testes, sem comparaçÔes, com o passar de meses, aquilo que poderia dar resultados pode ter se tornado num emaranhado confuso de alteraçÔes que nĂŁo trazem nenhum retorno sobre o investimento. Pior, se desejar voltar as coisas como estavam antes, pode ser que nem se recorde.

– Portanto, ao realizar mudanças para otimizar sua campanha de Links Patrocinados, siga os seguintes passos simples, porĂ©m, vitais:

* Saiba onde vocĂȘ estĂĄ;

* Saiba aonde quer chegar;

* Estabeleça um prazo de testes;

* Teste as mudanças e compare resultados.

– Se apĂłs isso, os resultados pioraram, volte as coisas como estavam antes. Se melhoraram, entĂŁo talvez seja a hora de pensar em outra configuração do Google Ads que precisa ser otimizada, passando novamente por todos os passos acima mencionados.

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