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O Que é a Codificação Automática do Google AdWords?

01/10/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 3
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Veja como a Codificação Automática do Google AdWords pode ajudá-lo a acompanhar mais de perto o comportamento do seu público-alvo

– Muito provavelmente, em suas campanhas de Links Patrocinados, você utiliza diversos anúncios apontando para uma mesma Página de Destino. Nestas circunstâncias, temos várias interações sendo realizadas em uma página, porém, a partir de origens diferentes. Será que o comportamento de usuários que digitam uma palavra-chave A e chegam às suas Páginas de Destino, é diferente dos usuários que digitam uma palavra-chave B?

Rastreando URLs Com Tagueamento

– Um recurso muito útil para acompanhar estes diferentes comportamentos é poder rastrear as URLs por meio de tagueamento. Não utilizar este tipo de marcação nas URLs resultará em uma quantidade muito grande de informações úteis sendo perdidas, em vez de serem coletadas e analisadas por você. Por isso, para que seja possível diferenciar suas Páginas de Destino e classificar quais Links Patrocinados originaram as visitas, e as atividades de cada público, é necessário trabalhar com uma codificação adicional que é implementada nas URLs.

– Para realizar esta tarefa, inicialmente, é essencial que suas contas do Google AdWords e do Google Analytics estejam vinculadas. Este processo abre as portas para que seja implementado o sistema de Codificação Automática – sistema que adiciona parâmetros específicos nas URLs de Destino. Este parâmetro é o gclid incorporado às URLs do seu site. Por exemplo, o site http://www.clinks.com.br passaria a ser identificado por algo como http://www.clinks.com.br/?gclid=321 ao ser ativado por um Link Patrocinado. Um outro anúncio, porém, nomearia a mesma página como http://www.clinks.com.br/?gclid=abc. Com este diferencial, o Google Analytics consegue identificar e monitorar o comportamento de diferentes usuários nas páginas de seu website.

Codificação Automática x Codificação Manual

– Existem dois tipos de codificação: a automática e a manual. A codificação automática é a mais indicada. Mas quais são suas vantagens em relação à codificação manual? Há vários benefícios que podem ser citados, entre eles:
* O trabalho de codificação, como o próprio nome diz, passa a ser automatizado, dispensando a necessidade de atenção por parte do anunciante;
* As chances de ocorrerem erros ao codificar manualmente desaparecem com a Codificação Automática;
* Além disso, a Codificação Automática permite que o anunciante tenha acesso a relatórios muito mais detalhados do Google Analytics do que os obtidos por meio da codificação manual.
– Se utilizar a Codificação Automática você terá maiores detalhes sobre o resultado de suas campanhas. Por exemplo, poderá saber em qual posição seu Link Patrocinado estava quando foi clicado, e qual foi a correspondência utilizada na palavra-chave que ativou o anúncio (exata, de frase ou ampla). A codificação manual não lhe permite acesso a este tipo de informação.
– Assim, todos os preciosos dados do Google AdWords podem ser importados para o Google Analytics, para serem analisados por você. Mas é preciso estar atento se o seu website suporta esta codificação. Alguns poucos sites não oferecem este tipo de suporte. Se este for o seu caso, será necessário desativar a opção, já que a Codificação Automática é ativada por padrão. Para isso, será necessário acessar o Google AdWords, e seguir os passos conforme delineado abaixo.

* Acesse Minha Conta;
* Em seguida, escolha a opção Preferências;
* Na seção Acompanhamento, clique em Editar;
* Por padrão, a caixa de seleção Codificação Automática da URL de Destino está marcada. Se tiver problemas com esta configuração, como mencionado acima, você deverá desmarcá-la;
* Clique em Salvar.
– No entanto, se o seu website suporta a implementação destes parâmetros, aproveite para analisar toda a riqueza de dados que a Codificação Automática, em parceria com o Google Analytics, poderá lhe servir.

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