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O Que é Custo Por Clique Otimizado (ECPC) do Google AdWords?

03/09/2012 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 1
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Como funciona o Custo Por Clique Otimizado (ECPC) e qual sua diferença do Custo Por Aquisição (CPA)?

eCPC para listas de Remarketing na Rede de Pesquisa do Google– O ECPC é conhecido como Custo Por Clique Otimizado. Foi projetado para melhorar o ROI em campanhas de Links Patrocinados. Trata-se de uma opção de lances do Google AdWords que eleva o lance dos cliques que possuem maior probabilidade de gerarem conversões. Para tanto, o Google AdWords avalia todos os leilões onde você atua para definir aqueles onde há maior chance de gerar uma conversão. Quando encontra um leilão assim, o Google AdWords aplica os princípios do ECPC e aumenta o valor máximo do seu Custo Por Clique (CPC) em até 30%. Isto quer dizer que, se o seu CPC Máximo sobre uma determinada palavra-chave for R$ 3,00, e o Google AdWords encontrar um leilão onde você provavelmente conquistará uma venda, este valor poderá ser aumentado para R$ 3,60. Assim, ao aplicar o ECPC, o Google AdWords sempre usará o CPC Máximo, e não o CPC Real.

– Nesta análise, evidentemente, o Google AdWords encontrará alguns leilões que provavelmente não gerarão vendas para você. Neste caso, o CPC nestes lances não será aumentado. Nestas concorrências, será mantido apenas o CPC Máximo.

Como o Google AdWords Calcula Estas Probabilidades?

– Como o Google AdWords sabe quais leilões têm chances de conversão e quais não são promissores? Para isto, ele analisa todo o histórico de conversões, incluindo dados sobre palavras-chave, anúncios, campanhas e, até mesmo, sobre os usuários. Cruzando estas informações, o Google AdWords está em condições de determinar quais são as palavras-chave e suas combinações que possibilitam maior número de vendas.

– Portanto, para que você possa utilizar o ECPC, é primordial que esteja com o Acompanhamento de Conversões ativado, visto que as informações são obtidas a partir dele. Caso isto não seja feito, o ECPC não alterará suas campanhas em nada.

Qual a diferença entre o ECPC e o Custo Por Aquisição (CPA)?

– A função de ambos é a mesma: encontrar um CPC ideal para gerar conversões para o anunciante. A diferença principal é que o ECPC trabalha somente sobre o CPC Máximo definido pelo anunciante. Já o CPA não avalia o CPC Máximo, muito embora, seja necessário definir um CPA Máximo. O CPA deixa o sistema de lances do Google AdWords mais automatizado. Quando você diminui um valor de CPA está, na verdade, diminuindo os lances de todas as palavras-chave do seu anúncio. Isto lhe permite dar maior consideração a outros segmentos de sua campanha, tais como o CTR e o Índice de Qualidade.

– No caso do ECPC, ele permite ao anunciante ter maior controle sobre seu orçamento, já que este terá de definir um CPC Máximo para cada palavra-chave, e a partir daí, o Google AdWords não fará nada além do que aumentar o Custo Por Clique em 30%, quando julgar necessário.

Como Ativo o ECPC?

– Para ativar o ECPC e desfrutar dos resultados desta opção de lances do Google AdWords, basta seguir os passos abaixo.

* Em sua conta, acesse a campanha onde deseja realizar as alterações nas opções de lances;

* Clique na guia Detalhes;

* Nesta guia você terá as configurações de sua campanha. Agora basta editar a seção Lance e Orçamento;

* Marque a opção para definir manualmente seus lances para cliques;

* Marque a caixa “Usar meus dados de acompanhamento de conversões e lances para otimizar as conversões”;

* Visto que os valores do ECPC são baseados no CPC Máximo, você precisará definir aqui este valor.

– Lembre-se que o Acompanhamento de Conversões também precisa estar ativado.

– Feito as mudanças, você só precisará acompanhar os resultados e o tempo necessário neste gerenciamento para definir se o ECPC é a melhor opção para suas campanhas de Links Patrocinados no Google AdWords.

Veja o Simulador de CPC e Posição de Anúncios da Clinks

Acesse AQUI para ver a ferramenta da Clinks que simula qual será a posição do seu anúncio no Google e valor do clique, bem como dos seus “concorrentes” que aparecerão junto com seu anúncio.

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