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O Que é Índice de Qualidade Temporário no Google AdWords?

02/08/2012 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 0
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Palavras-chave recém-adicionadas à sua conta e já possuem um Índice de Qualidade alto – Como isso é possível?

– Muitas anunciantes se perguntam como é possível o Índice de Qualidade de uma palavra-chave mudar tão radicalmente com o passar de algumas poucas horas. Há ainda situações que parecem até inusitadas: palavras-chave sem nenhuma impressão e que, no entanto, possuem um Índice de Qualidade de 10/10. O que causa este comportamento no Google AdWords?

– A explicação para isso é que o Google AdWords se vale de diversos fatores para determinar um Índice de Qualidade para uma nova palavra-chave. Que fatores são esses, afinal?

Os Fatores Que Influenciam Novas Palavras-chave

– Quando adicionamos uma nova palavra-chave à nossa conta, qual é o seu Índice de Qualidade? Como o Google AdWords a encara? Como a palavra-chave é nova, e você ainda não teve nenhuma impressão, o Google AdWords atribui a ela um Índice de Qualidade temporário. Ele é baseado em alguns fatores, tais como:

* Histórico de sua conta;

* Histórico de sua URL de destino;

* Histórico de todos os anunciantes que utilizaram a palavra-chave no passado.

– O CTR não influencia no Índice de Qualidade temporário destas palavras-chave novas. Isto se dá porque o CTR precisa de impressões para ser calculado. E estamos considerando palavras-chave recém-adicionadas que não possuem cliques e nem impressões.

– Assim, observando os fatores que são avaliados pelo Google AdWords, percebemos que o sistema de cálculo é incompleto, e falta variáveis importantes. Por esta razão, o Google AdWords faz questão de atualizar o Índice de Qualidade de tais palavras-chave diariamente. Esta é a razão de você, porventura, ver mudanças drásticas no Índice de Qualidade de suas palavras-chave em questão de poucas horas.

– Se quiser fazer um teste apenas para visualizar melhor este funcionamento, você pode fazer o seguinte: criar uma nova campanha, um anúncio (que poderá ser imediatamente pausado), e escolher suas respectivas palavras-chave. Uma vez terminado esse processo, verifique o Índice de Qualidade das palavras escolhidas. Você verificará que elas já possuem um Índice de Qualidade temporário.

– Se você ativar seu anúncio e esperar alguns poucos dias verificará grandes mudanças nestes números. Muitas de suas palavras-chave terão seu Índice de Qualidade aumentado, enquanto outras, diminuirão significativamente. Isto nos mostra que, uma vez que as palavras-chave começarem a gerar impressões e cliques, o Google AdWords passa a adquirir dados mais concretos sobre elas, não sendo mais necessário se basear somente no Índice de Qualidade temporário.

– Em alguns setores, a maioria das palavras-chave podem ter um Índice de Qualidade muito baixo, de 5/10 para menos. O que isto significa? São áreas cujos anunciantes não estão fazendo um bom trabalho na gestão dos seus Links Patrocinados. Isto prejudica tais anunciantes e outros que irão utilizar as mesmas palavras-chave, no futuro. Todos acabam sendo prejudicados porque palavras-chave com baixo Índice de Qualidade são mais caras, e os Links Patrocinados passam a ter menos impressões do que se tivessem um índice alto.

– Em resumo, não contratar uma eficiente e capacitada consultoria para gestão de Links Patrocinados prejudicará não somente a empresa contratante. Mas afeta todo um segmento de mercado.

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