O Que É Processamento de Linguagem Natural | đŸ„‡Clinks Âźïž

O Que É Processamento de Linguagem Natural

19/07/2018 Por: na Categoria InteligĂȘncia Artificial com 0 e 8
Home > Blog > InteligĂȘncia Artificial > O Que É Processamento de Linguagem Natural

Tenha uma visĂŁo geral do que Ă© o Processamento de Linguagem Natural. Veja como sua empresa pode dar um gigantesco salto por utilizar a CompreensĂŁo da Linguagem Natural (NLU) da IBM

VocĂȘ jĂĄ ouviu falar em Processamento de Linguagem Natural (sigla em inglĂȘs, NLP)? Trata-se de um ramo da InteligĂȘncia Artificial que ajuda as mĂĄquinas a compreenderem e interpretar a linguagem humana (texto e voz).

Como humanos, nĂłs falamos idiomas como portuguĂȘs e inglĂȘs. Mas, e quanto Ă s mĂĄquinas inteligentes? Bem, a linguagem delas Ă© incompreensĂ­vel para os humanos. Sinais de bits e bytes sĂŁo o alfabeto que permitem a anĂĄlise de todos os dados pelos computadores.

Por isso, Ă© necessĂĄrio a utilização de tecnologias de aprendizado avançadas para esta compreensĂŁo. E diversas disciplinas sĂŁo usadas pelos computadores nesta tarefa, o que inclui ciĂȘncia da computação, big data e linguĂ­stica computacional. E a aplicação desta tecnologia tem o potencial de revolucionar os negĂłcios dentro de uma empresa.

CompreensĂŁo da Linguagem Natural (NLU) da IBM

O Watson Ă© a solução de InteligĂȘncia Artificial da IBM. Na IBM, o conjunto de APIs que realizam a anĂĄlise profunda dos textos, por meio do processamento de linguagem natural, Ă© conhecido como CompreensĂŁo da Linguagem Natural (sigla em inglĂȘs, NLU).

Como funciona? Por exemplo, ao inserir uma URL de domĂ­nio pĂșblico, a NLU retorna resultados de acordo com as regras especificadas pelo consultor de InteligĂȘncia Artificial. Isto inclui remover conteĂșdo indesejado, como o texto presente em anĂșncios na pĂĄgina, e extrair somente as ideias centrais.

Assim, vemos que a NLU interpreta somente os elementos importantes da sentença. E os dados são retornados como resposta na plataforma de anålise do Watson. Assim, é possível identificar tópicos e intençÔes contidos em um texto.

O Que A NLU Consegue Compreender

Compreensão de dados estruturados e não estruturados: o IBM Watson consegue extrair significado a partir das informaçÔes de texto recolhidas. Isto inclui interpretar conceitos, palavras-chave, funçÔes semùnticas de qualquer texto, e muito mais.

CompreensĂŁo dos sentimentos: a anĂĄlise nĂŁo fica somente no campo da interpretação fria dos significados. A tecnologia NLU consegue identificar sentimentos e emoçÔes a partir do texto analisado. Isto oferece uma anĂĄlise mais profunda do que se passa pela mente dos clientes e pĂșblico-alvo.

CompreensĂŁo em vĂĄrios idiomas: o IBM Watson nĂŁo fala somente portuguĂȘs. Na verdade, a tecnologia da CompreensĂŁo da Linguagem Natural tem capacidade de compreender 13 idiomas.

Como a CompreensĂŁo da Linguagem Natural Pode Ajudar Sua Empresa

CompreensĂŁo da Linguagem NaturalComo jĂĄ se pode perceber, a NLU oferece um gigantesco e emocionante potencial para ampliar o alcance de sua empresa. Isto inclui oferecer uma compreensĂŁo avançada do que seu pĂșblico-alvo estĂĄ pensando.

Assim, com base nas palavras usadas pelos clientes, as måquinas conseguem identificar padrÔes comportamentais. Por sua vez, esses padrÔes permitem identificar decisÔes que os clientes estão para tomar.

Por exemplo, é possível prever quais serão os clientes que, em breve, vão entrar em contato com sua empresa solicitando cancelamento de um serviço (tal como uma assinatura de streaming, um plano de telefonia celular, etc).

Assim, os comentĂĄrios deixados pelos clientes em seu site, em e-mails enviados para sua empresa, em avaliaçÔes da Amazon, postagens no Twitter e outras redes sociais, revelam muito sobre suas intençÔes. Isto inclui o estĂĄgio em que eles se encontram na jornada da conversĂŁo. A InteligĂȘncia Artificial e seu processamento de linguagem natural reĂșne essas informaçÔes e interpreta-os, gerando insights valiosos sobre os clientes.

Devemos ter em mente que as tecnologias de processamento de linguagem natural tambĂ©m interpretam mensagens de voz. Isto significa que atĂ© mesmo as ligaçÔes telefĂŽnicas para sua empresa sĂŁo analisadas pelas mĂĄquinas inteligentes. A partir daĂ­, Ă© possĂ­vel extrair sentimentos e tendĂȘncias comportamentais dos clientes.

Aproveite Texto e Voz Para Revolucionar Seus NegĂłcios

Assim sendo, os dados em texto (estruturados e nĂŁo estruturados) estĂŁo por toda a parte. É a forma como as pessoas comunicam suas intençÔes, sentimentos e pensamentos na internet. E as mĂĄquinas da IBM conseguem reunir e interpretar tais textos de domĂ­nio pĂșblico, e retornar isso como respostas para a empresa, destacando sentimentos dos clientes e suas intençÔes.

Portanto, o uso estratégico destas informaçÔes pode transformar significativamente os seus negócios, impulsionando vendas e melhorias.

Entre em contato com uma agĂȘncia IBM Partner para obter mais detalhes.

Copyright © ClinksÂźïž - Google Ads Partner PREMIERđŸ„‡. AgĂȘncia Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas MĂŁos de Especialistas.