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O Que Ă© Publicidade Nativa (Native Advertising)?

16/04/2014 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Publicidade Nativa, Publieditorial e ConteĂșdo Patrocinado – O que sĂŁo estes formatos de publicidade digital que se popularizam na internet?

Publicidade nativa ou natural– Atrair a atenção de internautas cada vez mais exigentes faz com que o motor da publicidade digital precise acompanhar este rĂĄpido desenvolvimento, e construir um marketing com conteĂșdo cada vez mais relevante. Ao procurar gerar relevĂąncia para Links Patrocinados e todo o marketing de conteĂșdo, o mercado publicitĂĄrio online tem evoluĂ­do para novos formatos ao promover uma marca, produto ou serviço na internet.

– Isto Ă© o que se percebe quando vemos as empresas apostarem na chamada Publicidade Nativa (que vem do termo, em inglĂȘs, “native advertising”). O termo “nativo” trasmite a ideia de algo natural. Portanto, Ă© um tipo de publicidade que se propĂ”e assumir o aspecto de natural, como se jĂĄ fosse parte do ambiente onde Ă© exibido. De modo geral, a publicidade nativa tem sido percebida em conteĂșdo editorial patrocinado, exibido em sites jornalĂ­sticos. DaĂ­ surge uma outra expressĂŁo associada, o “publieditorial”.

– NĂŁo se trata de Links Patrocinados exibidos como banners na Rede de Display do Google Ads. O publieditorial, Ă© um conteĂșdo patrocinado que se assemelha a um editorial, e que se harmoniza com o contexto do website onde Ă© veiculado, incluindo o design. Desta forma, esta publicidade nĂŁo destoa da experiĂȘncia do internauta com o website. Um exemplo de publicidade nativa pode ser percebido na imagem abaixo, onde um editorial da IBM Ă© veiculado no website da revista The Atlantic.

Exemplo de publicidade nativa IBM

– Alguns publieditoriais apenas fomentam um conteĂșdo relevante, procurando gerar discussĂŁo e possĂ­vel viralização nas mĂ­dias sociais – uma clara intenção de fortalecer o branding da empresa. Por outro lado, outros tipos de publicidade nativa oferecem uma chamada a ação (call-to-action) dentro do conteĂșdo, procurando gerar algo mais do que a simples exposição da marca.

– Assim, qual a principal diferença entre o tradicional marketing digital e a publicidade nativa? Ambos possuem o mesmo objetivo; porĂ©m, na publicidade nativa, a marca torna-se o editor. A partir daĂ­, ela pode informar, educar ou divertir. E utiliza para isso outros formatos alĂ©m do texto, como o uso de vĂ­deos.

– As opiniĂ”es sobre este tipo de publicidade variam: enquanto muitos apĂłiam este formato, hĂĄ quem se mostre preocupado com o fato de um conteĂșdo publicitĂĄrio ser confundido com uma reportagem. No entanto, as tendĂȘncias apontam para o fato de que Publicidade Nativa, publieditorial e conteĂșdo patrocinado serĂŁo termos cada vez mais massificados no universo da publicidade digital, mais destacadamente nos ambientes jornalĂ­sticos.

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