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O Que é Taxa de Rejeição (Bounce Rate)?

09/07/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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O que é a Taxa de Rejeição e o que ela pode lhe revelar sobre suas campanhas no Google AdWords?

– Se você trabalha com Google AdWords, ou com outros segmentos do Web Analytics, já ouviu falar diversas vezes nas Taxas de Rejeição (Bounce Rate, em inglês). A que se refere a Taxa de Rejeição de um website? Ela pode ajudá-lo a otimizar suas campanhas de Links Patrocinados?

Taxa de Rejeição – Definição

– Segundo definição do próprio Google, a Taxa de Rejeição é o percentual de visitas que um website recebe em uma única página. Em outras palavras, refere-se ao percentual de pessoas que abandonam o website sem visitar outras páginas do mesmo – a pessoa sai pelo mesmo caminho por onde entrou. Algumas ferramentas de analytics consideram o tempo de visitação. Mas, de modo geral, a Taxa de Rejeição não leva em consideração o tempo em que o usuário passou dentro do site, se ficou alguns segundos ou minutos. A taxa dá prioridade ao fato da pessoa ter navegado por outras páginas ou não.

– Por que esta taxa é importante? Porque ela mostra quantas pessoas chegaram ao seu site, e não o acharam interessante o suficiente para sequer dar um clique. Quanto mais cliques e mais tempo alguém passar em seu website, maior será a chance de gerar confiança e atingir as tão estimadas conversões. A Taxa de Rejeição pode ajudá-lo a entender quando deverá realizar mudanças em seu website, e exatamente em quais páginas.

– Quando falamos em Taxa de Rejeição relacionado ao Google AdWords precisamos diferenciar algumas coisas. É possível que uma conta possua bom histórico, os anúncios sejam chamativos e interessantes e, ainda assim, ter uma taxa de rejeição relativamente alta. Isto por que a referida taxa refere-se exclusivamente ao site, ao comportamento do usuário quando chega ali, e não considera o desempenho de suas campanhas, a qualidade dos seus Links Patrocinados. Mas você deve se preocupar com esta taxa porque ela poderá influenciar no seu Índice de Qualidade e, consequentemente, o valor que pagará para cada clique.

– Assim avalie o conteúdo de sua Página de Destino para verificar se estão de acordo com o que o anúncio promete e com as palavras-chave que chamaram o Link Patrocinado. Se alguém digitou “mochilas” e seu anúncio foi exibido, é essencial que ela encontre “mochilas” assim que clicar em seu anúncio, não sendo necessário cliques adicionais para chegar ao produto desejado.

– A navegabilidade do website também é essencial para manter a Taxa de Rejeição baixa. As pessoas que entram em seu site conseguem encontrar as principais informações com facilidade? Se desejam tirar alguma dúvida, entrar em contato, ou outras ações típicas, conseguem encontrar facilmente o acesso a elas?

– Alguns anunciantes não se preocupam muito com a Taxa de Rejeição dependendo de como seu website está estruturado. Se a Página de Destino oferecer todas as informações relacionadas ao produto, já disponibilizando uma seção com dúvidas mais frequentes, preços, e formulário para contato, isto por si só já evitará que os usuários fiquem navegando pelo site, após clicarem nos Links Patrocinados. Ou seja, eles vão ter tudo o que precisam em uma única página, e cliques adicionais serão desnecessários.

– No entanto, é preciso critério ao decidir criar uma página assim, já que ela terá um grande potencial de ser uma página poluída, com excesso de informações.

Conclusão

– Em resumo, a Taxa de Rejeição pode revelar muito sobre como andam suas Páginas de Destino. Utilize-a sabiamente, mas nunca de modo exclusivo. Ela pode lhe dar um relance de mudanças que serão necessárias, mas é importante que sempre utilize outras métricas para tirar conclusões mais claras sobre o desempenho de suas campanhas no Google AdWords.

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