O Que São as Variações Aproximadas de Palavras-chave do Ads

O Que São as Variações Aproximadas de Palavras-chave do Google Ads

24/03/2017 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 11
Home > Blog > Palavra-chave > O Que São as Variações Aproximadas de Palavras-chave do Google Ads

Google Ads vai ignorar preposições, artigos e conjunções para as correspondências de palavras-chave exatas

Variações aproximadas palavras-chave– Nos dias de hoje, a palavra “exata” pode não significar necessariamente “exata”. Pelo menos, não quando o assunto é a correspondência de palavras-chave.

– Isto foi percebido após o anúncio do Google Ads de que, nos próximos meses, a empresa pretende expandir as palavras-chave de correspondência exata de modo a incluir as chamadas Variações Aproximadas.

– Na prática, o que isso significa?

– Suponhamos que você anuncia bicicletas na internet e dê lances sobre a palavra-chave “bicicleta para corrida” na correspondência exata. Com as Variações Aproximadas, seus Links Patrocinados poderiam ser exibidos em pesquisas muito próximas, como “bicicleta de corrida”. Neste exemplo, o uso de uma ou outra preposição não altera a intenção de pesquisa do internauta. E este é exatamente o foco das Variações Aproximadas.

– Portanto, em algumas buscas, palavras como preposições, artigos e conjunções poderão ser ignoradas pelo sistema. Segundo o Google Ads, elas serão ignoradas somente quando não afetarem a intenção do internauta. Nesta linha de raciocínio, uma pesquisa por “restaurante em São Paulo” não difere de uma pesquisa por “restaurante São Paulo”. Neste caso, cabe a aplicação das Variações Aproximadas.

– As Variações Aproximadas também podem ser aplicadas no tocante à ordem com que as palavras aparecem. Portanto, uma busca por “comprar carro novo” tem o mesmo peso e intenção que “carro novo comprar”.

Qual o Objetivo Desta Mudança

Variações aproximadas palavras-chave– Esta releitura da palavra “exata” está alicerçada na confiança do Google em seu aprendizado de máquina – a capacidade dos algoritmos interpretarem nuances na forma como os usuários pesquisam na web. E, segundo o Google, isto pode otimizar o trabalho dos profissionais que gerenciam as campanhas publicitárias. De que forma?

– O processo de criar listas de palavras-chave é complexo e demanda muito tempo. As Variações Aproximadas visam tornar este trabalho mais simples. Segundo o Google Ads, esta atualização facilitará o trabalho de anunciantes e agências de Links Patrocinados, impedindo que eles precisem criar extensas listas de palavras-chave.

– Além disso, a declaração oficial do Google destacou outra vantagem da atualização: as Variações Aproximadas visam maximizar o potencial da empresa exibir Links Patrocinados nas pesquisas mais relevantes. O objetivo é diminuir a possibilidade do anunciante deixar de impactar clientes em potencial. Testes prévios realizados pelo Google mostram uma melhoria no desempenho das campanhas.

– Ainda assim, muitos gestores de web marketing estão seriamente preocupados quanto ao impacto real desta atualização – afinal, são mudanças que diminuem o controle dos anunciantes.

O Que Anunciantes e Analistas de Links Patrocinados Devem Fazer

– Desde já, prepare suas campanhas de Links Patrocinados para esta atualização. De que forma isso pode ser feito?

  • Avalie se a remoção ou alteração de preposições, artigos e conjunções alteram o significado na intenção de busca. Caso a resposta for sim, as variações devem ser adicionadas às listas de palavras-chave negativas;
  • Avalie se a alteração na ordem das palavras altera o significado. Caso alterar, adicione as palavras reordenadas à lista de palavras-chave negativas.

– Além disso, após a efetivação das Variações Aproximadas, anunciantes e analistas de Links Patrocinados precisarão ser ainda mais diligentes na análise dos relatórios de termos de pesquisa. Será necessário intensificar a mineração destes relatórios para descobrir se a correspondência está habilitando palavras sem relevância. Se descobrir que sim, estes termos precisarão ser rapidamente adicionados às listas de palavras-chave negativas.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.