O Que São Mídias Pagas, Canais Pagos ou Canais de Mídias Pagas? | Clinks

O Que São Mídias Pagas, Canais Pagos ou Canais de Mídias Pagas?

17/08/2018 Por: na Categoria Anúncios com 0 e 5
Home > Blog > Anúncios > O Que São Mídias Pagas, Canais Pagos ou Canais de Mídias Pagas?

Há novos termos relacionados ao marketing digital bombando na internet. Neste artigo, veja do que se trata as mídias pagas e os canais de mídias pagas

Você já ouviu falar em canais de mídias pagas, canais pagos ou mídia paga?

Bem, estes termos começam a aparecer com força na internet. Diante deles, muitos estão curiosos. Será que se trata de uma nova forma de fazer publicidade na web? Será que estamos diante de novidades no universo no marketing digital?

Neste artigo, saiba detalhes sobre o que são canais de mídias pagas, canais pagos e mídia paga.

O Que São Mídias Pagas

Sim, o termo é novo. Mas a novidade para por aí.

Na verdade, mídias pagas nada mais são do que os famosos e velhos conhecidos Links Patrocinados. Assim, mídias pagas não são um novo formato de anúncios ou uma nova estratégia de marketing digital. É apenas uma forma como alguns têm se referido aos Links Patrocinados que estamos acostumados a visualizar no Google e em toda a internet.

O Que São Canais de Mídias Pagas (Canais Pagos)?

Se as mídias pagas são os anúncios de Links Patrocinados, o que são os canais de mídias pagas (também chamados de canais pagos)?

Os canais nada mais são do que as plataformas ou canais onde os Links Patrocinados são exibidos. Que canais são esses?

Google Ads – Conglomerado de Canais de Mídias Pagas

Google adsO Google Ads é o principal canal de mídia paga existente na internet. Na verdade, o Google Ads é um conglomerado de canais de mídias pagas. Os integrantes mais conhecidos deste grupo são os seguintes:

  • Google Search: o mecanismo de busca do Google é o maior canal de mídia paga do planeta. Ali, os anúncios são exibidos de acordo com a pesquisa dos usuários. Assim, é possível exibir mídias pagas somente para pessoas que estiverem procurando o que as empresas têm a oferecer;
  • Rede de Display: este canal abrange milhões de websites e aplicativos sobre os mais variados assuntos. As mídias pagas são exibidas nestes sites em diversos formatos, como anúncios de texto, banners com imagens estáticas ou animadas, além do formato em vídeo;
  • YouTube: o maior portal de vídeos do planeta é também um canal de mídia paga do grande conglomerado Google Ads. Neste canal pago é veiculado grande parte das mídias pagas no formato de vídeos. No entanto, o canal também aceita publicidade no formato de texto e banners;
  • Google Play: empresas que possuem aplicativos podem anunciar seus apps no Google Play. Assim, quando as pessoas estiverem pesquisando por aplicativos neste canal, são impactadas por anúncios de mídias pagas, em destaque;
  • Campanhas de aplicativos: além do Google Play, anúncios de aplicativos podem aparecer em outros canais. Assim, é possível exibir mídias pagas de aplicativos quando as pessoas estiverem acessando sites ou apps em seus dispositivos móveis;
  • Google Shopping: este canal de mídia paga é a grande vitrine virtual da internet. Os anúncios exibidos ali informam não apenas preços e detalhes sobre os produtos, mas também são acompanhados de atraentes imagens que ajudam o usuário a encontrar o que realmente precisam.

Facebook Ads e Instagram Ads

O Facebook Ads é outro grande canal de mídia paga. Nesta rede social, as empresas podem criar anúncios exibidos tanto na barra lateral quanto inseridos diretamente no feed de notícias dos usuários.

O Instagram é uma empresa integrante da família do Facebook. Sua grande popularidade faz com que o Instagram Ads seja um canal de mídia paga bastante procurado. As mídias pagas, ou Links Patrocinados, podem ser exibidos nesta rede por meio de imagens estáticas, GIFs animados ou vídeos. As mídias pagas são inseridas no feed dos usuários ou no modo Stories.

Twitter Ads

A rede social dos 140 caracteres também é um canal de mídias pagas. Os anúncios aparecem nesta rede no formato de tweets promovidos. Como funciona? A empresa anunciante escolhe um dos seus tweets para torná-lo uma mídia paga. Assim, em vez de somente seus seguidores visualizarem a postagem, diversos outros usuários dentro do seu segmento serão impactados pelo tweet.

LinkedIn Ads

Algumas pessoas não sabem, mas a rede social profissional do LinkedIn também é um canal pago. Ali também é possível exibir mídias pagas, ou seja, Links Patrocinados. No LinkedIn Ads, os anúncios são exibidos no formato de texto, conteúdo apresentado na página inicial, bem como em formato de e-mails enviados para a caixa de entrada do LinkedIn dos usuários.

Qual o Canal Pago Mais Vantajoso

Como visto acima, existem diversos canais de mídias pagas disponíveis, em diversos segmentos. Sendo assim, o empresário talvez se pergunte: onde devo anunciar minha empresa?

As redes sociais, como o Facebook por exemplo, atraem a atenção por causa de dois fatores:

  • Possuem um público gigantesco
  • Este público costuma passar um bom tempo nestas plataformas

Canal pago e canais de mídias pagasNo entanto, existe uma grande desvantagem nas redes sociais que as empresas precisam levar em consideração. Nestas plataformas, os usuários não estão focados na busca por produtos e serviços. Na verdade, as pessoas estão, na sua maioria, distraídas com fotos de amigos, curtidas e comentários recebidos em suas próprias postagens. A exibição de anúncios neste contexto tem o potencial de ser invasivo, e irritar alguns usuários.

Compare isso com outro canal pago, o Google Search. Como já mencionado, neste canal, as mídias pagas são exibidas de acordo com a pesquisa dos usuários. O anúncio certo aparece apenas quando a pessoa pesquisar pelo produto ou serviço oferecido pela empresa. Assim, os anúncios não são invasivos, nem prejudicam a navegação do usuário. Muito pelo contrário, aparecem no momento certo oferecendo a solução que as pessoas estão procurando naquela hora.

Quais Vantagens de Anunciar Em Um Canal Pago

A internet está disponível para grande parte da população mundial. Se o seu público-alvo utiliza a internet, então, você precisa divulgar sua empresa por meio de mídias pagas.

A publicidade em canais pagos oferece incríveis vantagens que vale a pena considerar. Considere algumas delas.

Segmentação Altamente Direcionada

As regras de marketing já nos ensinam: direcionar a mensagem a esmo para qualquer pessoa é um desperdício de tempo e dinheiro. Marketing eficiente e que traga retorno financeiro precisa ser direcionado para pessoas que estão interessadas no que sua empresa oferece.

Os canais de mídias pagas oferecem isso. Por meio de ferramentas de segmentação, você consegue exibir seus anúncios somente para pessoas que integrem seu público-alvo.

No Google Ads, por exemplo, é possível segmentar as pessoas que verão suas mídias pagas de acordo com critérios tais como:

  • Localização geográfica
  • Dispositivo
  • Dia e horário
  • Sexo e idade
  • Status parental
  • Palavras-chave

Facilmente Mensurável

O canal de mídias pagas, Google Ads, oferece poderosas ferramentas de análise e relatórios precisos sobre toda a interação do público-alvo com os Links Patrocinados.

São diversas métricas que dão detalhes desde a impressão do anúncio até a compra realizada pelo usuário.

Assim, a empresa consegue entender como cada real investido está sendo consumido e aproveitado pelo canal de mídias pagas.

Possibilidade de Realizar Alterações Imediatas

Você sabia que uma mídia paga pode ser alterada a qualquer momento? Isto inclui o texto ou chamada a ação exibidos, e até mesmo a imagem e vídeos utilizados.

Na maioria dos casos, alterações realizadas nas mídias pagas são quase que instantaneamente efetivadas. Assim, você não precisa esperar muito tempo para que seu público-alvo comece a ver as novas versões dos anúncios.

Isto é interessante especialmente para a realização de testes A/B. Assim, é possível analisar quais mídias pagas são mais eficientes.

Você Paga Por Resultados

Imagine um anúncio exibido em uma revista ou em um outdoor. Nestes canais, muitas pessoas que não têm nenhum interesse no produto ou serviço anunciado verão o anúncio. Assim, a empresa está pagando para exibir sua publicidade para quem não tem interesse no que ela está oferecendo.

No canal de mídias pagas, Google Ads, isso não acontece. Como já mencionado, a publicidade é exibida de acordo com o contexto da pesquisa e navegação dos usuários. Além disso, você paga somente quando as pessoas clicarem em sua mídia paga. Desta forma, se uma pessoa visualizar seu anúncio e não se interessar, não haverá nenhum custo para você. O pagamento só acontece quando uma pessoa se interessar por sua oferta e clicar no anúncio.

Portanto, no Google Ads, você paga por resultados.

Certificação do Google Ads Para as Melhores Agências de Mídias Pagas

Visto que são muitas as vantagens de se anunciar nos canais de mídias pagas, diversas empresas de sucesso escolheram esta publicidade para promover seus negócios.

Com isso, os canais de mídias pagas se tornaram um terreno bastante competitivo. Como garantir que seus anúncios aparecerão em destaque, apesar de tanta competitividade?

Você precisa da consultoria de agências de mídias pagas. Mas é preciso escolher agências que possuam experiência e treinamento para a gestão eficaz de sua publicidade de Links Patrocinados. Como você poderá identificar tais agências?

O Google Ads possui um rigoroso programa de certificação para avaliar profissionais e agências digitais. Aqueles que são aprovados neste exame, recebem um selo de certificação conhecido como Google Partner. Na hora de escolher uma agência top para gerenciar suas mídias pagas, escolha uma agência certificada como Google Partner.

Existe outro selo concedido somente para agências com desempenho superior. É um selo especial, chamado de Google Partner PREMIER. Esta certificação só é concedida para agências digitais que provaram, na prática, conduzir empresas-clientes a resultados superiores.

Agência de mídias pagas Google Partner PREMIER

O selo Google Partner PREMIER é uma garantia adicional de que sua publicidade estará nas mãos de especialistas experientes, altamente treinados.

Concluindo

Neste artigo, você viu que mídias pagas não são uma nova forma de fazer marketing digital. Na verdade, mídias pagas são os tradicionais Links Patrocinados que acompanham a internet há muitos anos.

Adicionalmente, canais pagos ou canais de mídias pagas são as plataformas onde as mídias pagas são exibidas, como o Google Ads, Facebook Ads, e outras.

Portanto, não há novidades. As mídias pagas ou Links Patrocinados continuam oferecendo o melhor custo-benefício na hora de divulgar uma empresa para seu público-alvo.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.