O Que São Personas e Como Podem Ajudar Sua Empresa a Vender Mais

O Que São Personas e Como Podem Ajudar Sua Empresa a Vender Mais

10/10/2016 Por: na Categoria Nunca anunciou no Google, Relatórios com 0 e 15
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Listas de personas auxiliam agências digitais a otimizar conteúdo e melhorar as experiências dos clientes

– Atrair, envolver e converter o público-alvo em clientes passa por diversas etapas no funil de conversão ao desenvolver um plano de marketing. Para as empresas que anunciam no Google, por exemplo, isto envolve analisar palavras-chave, desenvolver campanhas publicitárias personalizadas e segmentadas, trabalhar a experiência do usuário, entre outras tarefas. Mas se você nunca anunciou no Google é preciso destacar alguns pontos interesses sobre este tema.

– A eficiência de uma campanha publicitária digital envolve conhecer informações preciosas sobre as pessoas que integram o público-alvo de sua empresa. Por exemplo, estas informações incluem dados sobre localização geográfica, demografia, e até mesmo interesses, comportamentos e inclinações.

– Uma forma organizada de fazer isso é por construir uma lista de personas.

O Que São Personas e Quais Suas Vantagens

que-sao-personas-vantagens– Em marketing, o conceito de personas envolve as ferramentas ou métodos utilizados para segmentar o mercado. São pessoas fictícias criadas com a objetivo de representar os diferentes tipos de usuários que integram sua carteira de clientes.

– Desta forma, as agências digitais que gerenciam o marketing da empresa conseguem criar uma mensagem personalizada para cada grupo, em vez de falar com uma audiência desordenada e abstrata. A personalização da mensagem possibilita que a mensagem publicitária assuma a perspectiva de uma conversa genuína com cada cliente.

– Estudos já comprovaram que empresas que utilizam listas de personas em seus planos de marketing conseguem uma taxa de conversão superior às marcas que não o fazem.

– Se sua empresa nunca anunciou no Google, saiba que a publicidade na internet possibilita que personas não sejam apenas geradas, mas também otimizadas com o passar do tempo. Isto significa que podem refletir cada vez mais as características das pessoas que quer alcançar.

– Uma agência digital se preocupa em identificar as personas de uma empresa. E faz isto para que os anúncios online (conhecidos como Links Patrocinados) sejam personalizados e direcionados para as pessoas certas.

O Que Está Envolvido na Gestão de Uma Lista de Personas

– Ao criar uma lista de personas, como mencionado, uma agência digital especializada em anúncios no Google se interessa por dados demográficos e geográficos dos clientes. Além disso, também se interessa pelas prioridades destas pessoas, suas preocupações, dores, interesses, traços de personalidade. Como pode perceber, os detalhes são a grande força propulsora de uma lista de personas eficiente.

– Tudo isto colocado no papel auxiliará a agência a desenvolver campanhas de anúncios no Google Ads focadas em cada grupo de pessoas.

– Algumas agências até mesmo batizam suas personas com nomes fictícios para torná-las personagens mais reais e interpretáveis.

– As estratégias de marketing ao anunciar no Google passam a levar em consideração este instantâneo. Por exemplo, ao escolher as palavras-chave que serão utilizadas como sinais para exibição dos Links Patrocinados, ao escrever os anúncios de texto, as chamadas a ação, etc. Tudo isto é construído pensando nas características das personas.

– À medida que a publicidade é veiculada, o Google Ads recolhe importantes informações sobre o comportamento dos seus clientes. Estas informações são convertidas em relatórios altamente detalhados que dão vislumbres adicionais sobre os interesses do seu público-alvo. Temos aí mais dados para aperfeiçoar sua lista de personas.

Personas e as Metas Publicitárias

Gestão de personas ao anunciar no google– Diferentes metas publicitárias exigem diferentes abordagens. Quando uma agência digital tem em mãos os objetivos de marketing de sua empresa, e as personas devidamente categorizadas, é mais fácil atribuir o grupo de clientes certo às metas desejadas.

– Ao anunciar no Google, você deve definir uma meta publicitária para que as estratégias desenvolvidas estejam focadas em resultados. E quais seriam estas metas?

  • Aumentar o tráfego em seu site;
  • Aumentar as vendas;
  • Focar outro tipo de conversão, como aumentar o número de inscritos em uma newsletter;
  • Impulsionar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar o ROI (retorno sobre os investimentos).

– Cada uma destas metas exige trabalhar diferentes abordagens e estratégias de marketing. Se a empresa possuir uma lista de personas, o trabalho fica mais fácil já que fica evidente com quem estamos falando.

Lista de Personas Para Melhorar Retorno Sobre Investimentos

– Como visto, quanto mais você souber sobre as características do seu público-alvo, mais eficiente será o seu marketing digital. A mensagem publicitária é potencializada, as experiências dos usuários são melhoradas, e o conteúdo é otimizado.

– São os passos rentáveis para que sua empresa possa iniciar e manter uma presença relevante na internet a partir do momento que tomar a decisão de finalmente anunciar no Google.

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