O Valor do Contexto nos Links Patrocinados do Google Ads | Clinks

O Valor do Contexto nos Links Patrocinados do Google Ads

20/11/2015 Por: na Categoria Gerenciamento com 0 e 1
Home > Blog > Gerenciamento > O Valor do Contexto nos Links Patrocinados do Google Ads

Diversos elementos de uma configuração precisam ser combinados ao criar campanhas de Links Patrocinados do Google Ads. Veja algumas estratégias contextuais para uma campanha de sucesso

Estratégias contextuais ao anunciar no Google– Não há duvidas que a eficácia em uma campanha de Links Patrocinados depende de diversos fatores. Cada fator contribui à sua maneira para o sucesso das campanhas ao anunciar no Google. Mas é inegável que o web marketing realmente eficaz precisa combinar todos estes elementos.

– Isto não se dá apenas como resultado direto da forte concorrência na web. Mas o próprio comportamento dos consumidores exigem uma abordagem mais significativa e relevante. Com o processo de conversão fracionado em microconversões, e a natureza rastreável da interação dos consumidores com anúncios e websites, é necessário atentar para os detalhes para aproveitar as oportunidades que a internet oferece para as empresas.

– Para as agências do Google Ads, é preciso estar atento a algumas regras do que é certo.

Os Links Patrocinados Certos

– Qual o melhor formato para atingir seu público-alvo? Qual a mensagem certa para conseguir impactar os consumidores que você procura no Google e em toda a internet? Conhecer o público-alvo e seus hábitos de navegação e consumo são determinantes para responder a estas perguntas.

– Dependendo do que a empresa está anunciando, as campanhas no Google Ads podem se estender para o Google Shopping.

– O formato dos anúncios, sejam Links Patrocinados de texto, em banners ou em vídeo, dependerá dos objetivos de marketing e do orçamento publicitário.

– A escolha do texto e das imagens, bem como das chamadas à ação, também figuram como variáveis que precisam ser cuidadosamente analisadas ao escrever os anúncios.

– Combinar estes fatores é vital para a geração dos anúncios certos para o público em questão.

O Público-alvo Certo

– Na pesquisa do Google, o recurso que permite atingir o público-alvo certo são as palavras-chave. Elas contextualizam a pesquisa, fazendo com que a agência de Links Patrocinados filtre o interesse dos consumidores (e sua inclinação à compra) de acordo com os termos utilizados. Alguns termos oferecem uma indicação mais forte da intenção de conversão, como por exemplo “comprar”.

– Quanto mais apurada e filtrada for sua lista de palavras-chave, mais próximo você estará do público-alvo certo. O uso de palavras-chave negativas também refinam as buscas e contribuem para o êxito ao anunciar no Google.

A Geolocalização Certa

– A localização geográfica do Google Ads permite que os anunciantes escolham os locais onde seus Links Patrocinados serão veiculados: países, estados, cidades ou mesmo em um raio ao redor de uma localidade.

– Esta ferramenta permite segmentar o marketing online se concentrando nas áreas onde está o público-alvo.

– Com os relatórios do Google Ads, a agência de marketing de busca consegue identificar as áreas geográficas que possibilitam melhores resultados. A partir daí, é possível ajustar os lances dos anúncios levando em consideração a localização dos internautas.

– A geolocalização precisa estar combinada com a mensagem de texto, personalizando ainda mais os anúncios. Assim, o Link Patrocinado de um produto em um estado brasileiro pode ser diferente do mesmo produto divulgado em outro estado.

No Momento Certo

– Este é um dos grandes pilares do Google Ads: a possibilidade de exibir anúncios no momento certo, quando os usuários estão precisando dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

– Neste respeito, precisamos recorrer ao que já dissemos no subtópico “Público-alvo Certo”. Por exemplo, as palavras-chave utilizadas no mecanismo de busca do Google determinam o momento mais oportuno para a exibição de uma publicidade contextualizada às necessidades dos consumidores.

– Com o passar do tempo, a agência de Links Patrocinados conhece melhor o desempenho de cada campanha de acordo com os dias da semana e horários. Por exemplo, pode ser que perceba que a maioria dos cliques efetuados nas tardes de domingo não geram conversões, ao passo que cliques efetuados durante as madrugadas são mais eficientes. Neste respeito, é possível criar campanhas mais efetivas, focadas em dias e horários específicos, e talvez até incluir estas variáveis no texto dos anúncios.

A Página de Destino Certa

– Em suma, quanto menos cliques for necessário o usuário dar na página de destino para concluir uma conversão, melhor será. Isto significa reduzir e simplificar as etapas de compra, e isto oferece um efeito bastante positivo sobre as taxas de conversão.

– Para isso, é necessário que o consultor de web marketing refine as URLs finais no nível das palavras-chave; desta forma, as páginas de destino serão mais relevantes de acordo com os termos de pesquisa utilizadas pelos consumidores.

– Por exemplo, ao pesquisar por “mochilas brancas” o usuário deve ser direcionado para uma página de destino que contenha somente mochilas brancas, em vez de chegar até uma página com mochila de diversas cores.

Nos Dispositivos Certos

– Dentre as ferramentas de segmentação dos Links Patrocinados há a possibilidade de segmentar os anúncios de acordo com o dispositivo utilizado pelos usuários. Assim, o consultor de marketing de busca pode configurar os anúncios para que sejam exibidos somente em computadores ou dispositivos móveis. Em um nível mais profundo, pode-se definir opções avançadas no mobile, segmentando sistemas operacionais, bem como versões e operadoras específicas.

– Além disso, permite-se utilizar os ajustes de lances para dispositivos móveis, possibilitando que um anúncio seja exibido com maior ou menor frequência no ambiente mobile. O intervalo de ajuste de lances fica entre -90% a +300%.

– Profissionais do web marketing devem ter em mente que grande parte das buscas efetuadas em dispositivos móveis ocorrem quando o usuário está nas imediações da loja física. Deixar de aparecer nos resultados durante estas pesquisas relevantes podem representar grandes oportunidades perdidas.

Estratégias combinadas ao anunciar no Google ADWords

– Estes pilares não são os únicos que contribuem para uma campanha de Google Ads de sucesso. Mas estão entre os principais. Evidentemente, não se pode desperceber o papel de contar com um orçamento diário certo para a demanda, bem como dar os lances certos para conseguir estar a frente dos concorrentes, e de preferência, no alto da página do Google.

– De todas as formas, são diversas variáveis, e a combinação estratégica de todas elas fará com que a empresa tenha sucesso ao divulgar sua marca, produtos e serviços no Google.

agencia-google-adwords

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.