Otimize o Ads Para Diminuir Desistência da Compra

Otimize o Google Ads Para Diminuir Desistência da Compra

26/11/2015 Por: na Categoria Conversão com 0 e 0
Home > Blog > Conversão > Otimize o Google Ads Para Diminuir Desistência da Compra

Diversas são as razões para o abandono de carrinho durante o processo de conversão. Veja como diminuir a incidência de abandono, otimizando o e-commerce e as campanhas de Links Patrocinados do Google Ads

Abandono do carrinho ao anunciar no Google Ads– O abandono do carrinho de compras no e-commerce é uma das maiores dores de cabeça dos varejistas virtuais. A loja online divulga um produto nos Links Patrocinados, recebe o clique de um usuário interessado que adiciona o produto ao carrinho; porém, antes da conclusão da compra, o processo é abandonado.

– Qual a taxa de abandono de carrinho em seu e-commerce? Qual seria sua receita se você conseguisse que pelo menos metade destes internautas finalizassem o processo?

– A resposta a estas questões fazem com que se torne ainda mais importante responder às seguintes perguntas: por que os consumidores online abandonam o carrinho antes de concluir a compra? Como convencer estes usuários a realizar a conversão, tornando mais rentável seu investimento nos anúncios do Google Ads?

A Maior Causa de Desistência das Compras Online

– As causas para desistência de compras durante a conversão online são várias. Conhecê-las pode ajudar o anunciante a otimizar suas estratégias de marketing digital e melhorar suas receitas ao anunciar no Google.

– A principal razão, segundo os consumidores, é se deparar com custos adicionais inesperados. Após clicar em um Link Patrocinado e adicionar o produto de interesse ao carrinho, o consumidor realiza o check-out. Neste momento, são apresentados taxas e encargos adicionais que não foram claramente listados na página do produto. A súbita alteração nos valores causa um negativo impacto psicológico no consumidor que, em seguida, abandona o carrinho.

– A maioria destes encargos está relacionada ao frete. Ao divulgar um site no Google Ads, a empresa pode eliminar este impacto principalmente de duas maneiras:

  • Oferecer frete grátis: se sua empresa pode oferecer este benefício, certifique-se de deixá-lo bem claro em seus Links Patrocinados e páginas de destino.
  • Utilizar a opção “Retirar Produto na Loja”: se sua empresa possui lojas físicas disponíveis em diversos locais, você pode acrescentar esta opção ao lado do cálculo de frete. Assim, o consumidor pode escolher entre a entrega em domicílio (com frete) ou retirar o produto na loja (sem custos adicionais).

Outras Causas de Abandono de Carrinho

– Consumidores também reclamam da estrutura do website que divulga seus produtos na internet e que, em alguns casos, causa navegação lenta ou queda da conexão.

– Infelizmente, muitos varejistas online hospedam suas lojas virtuais em servidores de baixo desempenho. Ao receberem um tráfego maior, o website não possui estrutura suficiente para a demanda, e problemas começam a acontecer. Diante de uma navegação lenta ou queda na conexão, grande parte dos consumidores desistem imediatamente da compra.

– Ao anunciar no Google, o tráfego de um website pode aumentar em grande escala, da noite para o dia. Certifique-se de que o servidor do seu site conseguirá lidar com o súbito aumento no volume de visitas.

– Outras razões para o abandono das compras online durante a conversão são:

  • Durante o processo de compra, o consumidor encontra melhores preços em outro e-commerce;
  • Processo de conversão muito longo ou complexo;
  • Problemas relacionados à segurança da loja virtual;
  • Navegação expirada;
  • Valores apresentados em moeda estrangeira.

Principais causas de abandono de carrinho ao anunciar na internet

Como Reduzir o Abandono das Compras Online

– Alguns passos adicionais, além dos já mencionados, podem ajudá-lo a aproveitar melhor o tráfego que chega ao seu website após o clique nos anúncios do Google Ads.

– Algumas dicas são:

  • Simplifique o processo de check-out do e-commerce, diminuindo as etapas para concluir a conversão;
  • Ofereça diferentes opções de pagamento, o que inclui aceitar várias bandeiras de cartões;
  • Conforme mencionado no artigo Como Fidelizar Clientesofereça ajuda durante o processo de conversão, talvez se colocando a disposição para esclarecer alguma dúvida sobre o produto ou serviço”.

Remarketing: Após o Abandono do Carrinho, Convença o Consumidor a Voltar

– Mesmo tomando todas as medidas cabíveis, alguns abandonos de carrinho continuarão ocorrendo. Mas isso não significa que tudo está perdido. Você ainda pode conseguir fazer com que estes clientes terminem o processo de conversão, em outra ocasião.

– Isso pode ser feito por meio de campanhas de Remarketing do Google Ads. Com elas, a empresa consegue exibir anúncios altamente personalizados somente para usuários que abandonaram o carrinho. Os anúncios podem ser exibidos durante sua pesquisa no Google e enquanto eles navegam em diversos websites na internet.

– Estando atento a estes princípios orientadores ao anunciar nos Links Patrocinados ajudará as lojas virtuais a aproveitar melhor o tráfego que chega ao seu website, e aumentar as vendas online.

Anuncie no Google

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.