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Jornada de Compra no B2B Aumenta, Apontam Pesquisas

01/04/2014 Por: na Categoria Rede de Display com 0 e 0
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Pesquisas apontam que processo de compra nos negĂłcios B2B tem se alongado nos Ășltimos anos. Como a Rede de Display pode ajudar neste respeito?

AnĂșncios Rede de Display B2B– Em nossos dias, os consumidores tem um controle muito maior sobre o ciclo de compra do que os vendedores sobre o ciclo de venda. E esta realidade parece se tornar ainda mais incisiva quando nos referimos aos negĂłcios business-to-business (B2B).

– A maioria dos profissionais nĂŁo entram imediatamente em contato com as empresas por intermĂ©dio de um telefonema ou preenchendo um formulĂĄrio. Adicionalmente, pesquisas tem apontado que a jornada do comprador B2B tem se alongado nos Ășltimos anos. Por exemplo, em uma matĂ©ria da BtoB Magazine 43% dos varejistas online pesquisados disseram que o processo de compra B2B se alongou, nos Ășltimos trĂȘs anos. Desta forma, com um processo de compra mais longo, fica evidente que o poder de influĂȘncia de um vendedor sobre um propect se torna menor. Ao mesmo tempo, a responsabilidade do marketing online aumenta. Isto se dĂĄ porque, conforme um estudo da Forrester Research, em muitos mercados, atĂ© 90% do processo de decisĂŁo da compra ocorre sem qualquer contato verbal (ou por escrito) entre o comprador de uma empresa e o vendedor.

 Funil decisão de compra B2B

– O que ocorre neste meio tempo? O profissional interage com Links Patrocinados na rede de pesquisa, anĂșncios da Rede de Display, vĂ­deos promocionais no YouTube; tambĂ©m acessa diversos websites sobre tĂłpicos relacionados e consulta opiniĂ”es em redes sociais. Tudo isso atĂ© que sua decisĂŁo de compra esteja praticamente alicerçada – e entĂŁo vem o contato com o varejista online.

O Potencial da Rede de Display Para os NegĂłcios B2B

– Evidentemente, diferentes empresas possuem diferentes objetivos em seus negĂłcios B2B. Campanhas sĂŁo criadas visando fortalecer a consciĂȘncia de uma marca, ao passo que outras empresas estĂŁo unicamente interessadas na geração de leads para impulsionar suas vendas online.

– Independentemente de quais sejam os objetivos da empresa, a Rede de Display Ă© um dos melhores segmentos do marketing online para promoção de negĂłcios B2B. Por que podemos chegar a esta conclusĂŁo? Isto se dĂĄ exatamente pelo crescimento do ciclo de compra, conforme mencionado acima. Visto que diversos sites sĂŁo visitados neste processo, simplesmente exibir Links Patrocinados na rede de pesquisa pode nĂŁo ser o suficiente. O e-mail marketing tambĂ©m oferece grande limitação, jĂĄ que a empresa conseguirĂĄ atingir apenas aqueles que jĂĄ estĂŁo cadastrados em seu banco de dados.

– Por outro lado, com a exibição de anĂșncios na Rede de Display, a empresa alcançarĂĄ potenciais clientes que talvez sequer saibam de sua atuação. Visto que esta rede de publicidade online disponibiliza diversos tipos de Links Patrocinados (anĂșncios de texto, imagens ou vĂ­deo), o anunciante poderĂĄ utilizar diferentes anĂșncios para fortalecer o relacionamento com aqueles que jĂĄ entraram no funil de compra, estando em diferentes estĂĄgios.

Concluindo

– Devemos sempre atentar para o fato de que o marketing online nĂŁo deve se concentrar apenas em produtos ou caracterĂ­sticas de produtos. Isto pode fazer com que o anunciante divulgue sua empresa na internet sem sequer impactar os possĂ­veis clientes. O marketing eficiente se preocupa, entre outras coisas, em atender Ă s necessidades de seus clientes, sempre lembrando que estas necessidades estĂŁo em constante mutação. O aumento do ciclo de compra Ă© apenas uma das evidĂȘncias deste cenĂĄrio em constante oscilação. Utilizar os canais apropriados para atender Ă s necessidades das empresas, tal como os Links Patrocinados da Rede de Display, permitirĂĄ que seus negĂłcios B2B online possam ser coroados de ĂȘxito.

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