– Em economia, a Lei dos Rendimentos Decrescentes é uma teoria onde existe uma diminuição no ritmo da produtividade a medida que se emprega doses adicionais de um dos fatores na produção. Seria como uma empresa ter dois computadores e dois funcionários. Em dado momento, ela contrata mais dois funcionários, mas não adquire computadores adicionais. Isto fará com que estes dois funcionários extras aumentem as despesas sem gerarem maior produção na empresa.
– O que isto tem a ver com otimização e conversões das campanhas de Links Patrocinados do Google Ads?
– O segmento de marketing digital dos Links Patrocinados é altamente competitivo, e colocar um site na primeira página do Google é trabalho para consultores muito bem treinados e experientes. Para isto, é necessário realizar constante otimização. A grande questão é: será que existe um dado momento em que esta constante otimização entrará na Lei dos Rendimentos Decrescentes? Será que a otimização pode chegar a um limite máximo, em que será impossível atribuir melhorias às campanhas, e qualquer alteração resultará em diminuição do crescimento?
– Bem, é verdade que esta teoria econômica apresenta a real possibilidade de testes e otimização passarem a produzir menor valor, especialmente quando as mudanças não forem realizadas de forma responsável. No entanto, é preciso estar atento a dois principais fatores.