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Pode a Constante Otimização Prejudicar os Links Patrocinados?

04/06/2013 Por: na Categoria Conversão com 0 e 1
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Há algum momento em que a empresa deve parar de realizar mudanças e melhorias em suas campanhas de Links Patrocinados? Será que otimização demais pode prejudicar os resultados?

– Em economia, a Lei dos Rendimentos Decrescentes é uma teoria onde existe uma diminuição no ritmo da produtividade a medida que se emprega doses adicionais de um dos fatores na produção. Seria como uma empresa ter dois computadores e dois funcionários. Em dado momento, ela contrata mais dois funcionários, mas não adquire computadores adicionais. Isto fará com que estes dois funcionários extras aumentem as despesas sem gerarem maior produção na empresa.

– O que isto tem a ver com otimização e conversões das campanhas de Links Patrocinados do Google Ads?

– O segmento de marketing digital dos Links Patrocinados é altamente competitivo, e colocar um site na primeira página do Google é trabalho para consultores muito bem treinados e experientes. Para isto, é necessário realizar constante otimização. A grande questão é: será que existe um dado momento em que esta constante otimização entrará na Lei dos Rendimentos Decrescentes? Será que a otimização pode chegar a um limite máximo, em que será impossível atribuir melhorias às campanhas, e qualquer alteração resultará em diminuição do crescimento?

– Bem, é verdade que esta teoria econômica apresenta a real possibilidade de testes e otimização passarem a produzir menor valor, especialmente quando as mudanças não forem realizadas de forma responsável. No entanto, é preciso estar atento a dois principais fatores.

100% de Otimização – Sonho Impossível

– Primeiro, nunca uma campanha de Links Patrocinados estará 100% otimizada. Isto significa que sempre haverá espaço para melhorias. Por que podemos dizer isso? Porque os hábitos de consumo dos internautas mudam em uma frequência assustadora. O que hoje é assumido como conduta padrão dos usuários, amanhã pode ser um conceito totalmente obsoleto. Se a empresa disser em um determinado momento: “Atingi o máximo da otimização em minhas campanhas no Google Ads; não há necessidade de quaisquer melhorias”, e estacionar neste patamar, em questão de algumas semanas, poderá acompanhar um decréscimo nos resultados alcançados ao anunciar no Google. Além disso, as ferramentas para divulgação de uma empresa na internet também sofrem mudanças e melhorias constantes.

– Portanto, acompanhar os hábitos de seus consumidores, bem como as melhorias nas ferramentas de Links Patrocinados, ao mesmo em que se conjuga estes com estratégias criativas, é essencial para continuar obtendo lucros ao divulgar sua empresa na internet.

Seus Concorrentes Estão Sempre Inovando

– O segundo fator que deve impedir uma empresa de estacionar o processo de otimização de suas campanhas, é a atuação de sua concorrência na internet. Como mencionado, colocar (e manter) um site na primeira página do Google é um trabalho exaustivo, devido ao potencial empregado pelos concorrentes nas campanhas de Links Patrocinados.

– Se a empresa deixa de realizar testes e melhorias, a concorrência poderá descobrir uma pequena brecha ainda mal explorada e, em questão de poucos dias, poderá ultrapassar seu site, conquistando mais cliques e conversões.

Evolua Sempre

– Nós estamos em um estágio de constante adaptação. Como novas ferramentas e tecnologias são apresentadas a cada dia, os usuários estão sempre se deparando com novidades, o que altera significativamente seus hábitos de navegação e consumo. Com isto, o ritmo dos negócios é muito rápido, e deixar de evoluir significará, sem exageros, um convite ao fracasso.

– Assim, quando é que você deve realizar testes e melhorias em suas campanhas de Links Patrocinados e páginas de destino? Resposta: quando você estiver em dúvidas quanto à aplicação das melhores práticas, quando os hábitos de consumo do seu público mudarem, e quando seus concorrentes realizarem melhorias. Em outras palavras, continue otimizando.

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