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Políticas Google AdWords: Linguagem imprópria

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Políticas Google AdWords: Linguagem Imprópria

 

Políticas do Google AdWords Relacionadas a Linguagem Imprópria nos Links Patrocinados

– O que lhe vem a mente ao ler o nome desta diretriz editorial? Provavelmente, você deve pensar que Linguagem Imprópria refere-se a expressões tais como: palavrões, conteúdo de natureza sexual, ou termos raciais ofensivos. Se pensou isto, está correto. Linguagem ofensiva, ainda que apenas para certo grupo de pessoas, não é permitida como parte de qualquer anúncio patrocinado do Google AdWords. Nós não vamos enumerar exemplos do que seria linguagem imprópria; do contrário, este artigo sim poderia ser classificado como ofensivo. Mas estamos certos de que todos conseguem listar mentalmente o que é classificado como proibido, segundo estas normas de publicidade.

– O que alguns talvez desconheçam é que, entre os termos proibidos pelo Google AdWords em Linguagem Imprópria, há mais do que apenas palavrões. E este tipo de desconhecimento pode fazer com que alguém, para sua total surpresa, seja suspenso do Google AdWords por ter violado as diretrizes sobre Linguagem Imprópria.

– O que mais está implícito nesta regra de conteúdo? São as chamadas frases de chamariz impróprias usadas nos links patrocinados. Entre elas, as mais comuns são:

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– Por que o Google AdWords classifica este tipo de frase ou expressão como Linguagem Imprópria? Porque são chamadas à ação bastante irrelevantes, que não acrescentam qualquer conteúdo à publicidade. São frases muito generalizadas, e que revelam pouco ou nenhum esforço por parte do anunciante em otimizar seu anúncio. O Google AdWords acredita que o espaço destinado à descrição do produto ou serviço precisa ser bem aproveitado, oferecendo aos usuários a quantidade de informação com qualidade que eles merecem.

– Com “Linguagem Imprópria” o Google AdWords também se refere aos erros de grafia. Na verdade, o anunciante deve se sentir grato pelo Google seguir esta política e reprovar anúncios desta natureza. Erros de grafia é o tipo de distração que pode fazer com que usuários vejam o anúncio e, por extensão, duvidem da qualidade dos serviços prestados pela empresa.

– Tudo tendo sido posto, pode surgir uma ou outra dúvida, tal como: “E se eu estiver comercializando um CD, livro ou filme cujo título utiliza palavras ofensivas?” Não há como respondermos esta questão, criando uma regra inflexível. Na verdade, nestes casos, a equipe do Google AdWords fará uma análise e avaliará se o anúncio poderá ou não ser veiculado com tais termos.

– No entanto, para todos os termos e expressões que já exista uma regra específica e clara, a aplicação da mesma resultará em anúncios eficazes e de qualidade.

Políticas Google AdWords - 2º Ed.

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