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Por Que Empresas B2B Precisam da InteligĂȘncia Artificial?

17/04/2018 Por: na Categoria InteligĂȘncia Artificial com 0 e 2
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A InteligĂȘncia Artificial Ă© muito mais do que uma tendĂȘncia. Trata-se de uma necessidade para as empresas B2B que querem sobreviver no futuro

Grande parte do que ouvimos falar da aplicação da InteligĂȘncia Artificial e aprendizado de mĂĄquina diz respeito, em especial, Ă  relação entre empresas e consumidores. É o famoso B2C.

No entanto, a margem de aplicação da InteligĂȘncia Artificial Ă© bastante ampla, abrangendo todos os segmentos da indĂșstria e mercado. E isto inclui o mercado do business-to-business (B2B). Na verdade, o sucesso de empresas B2B, incluindo sua sobrevivĂȘncia no futuro, passa pelo campo da InteligĂȘncia Artificial.

A concorrĂȘncia costuma ser muito forte no mercado entre empresas, independentemente do segmento dos negĂłcios. E isto significa uma possibilidade muito maior para as empresas trocarem de marca, caso haja descontentamento durante os estĂĄgios do ciclo de compra.

Mas, as mĂĄquinas podem ajudar sua empresa a conhecer seus clientes de uma forma nunca vista antes. E isto permite otimizar todo o processo de compra, oferecendo um atendimento mais qualificado.

Portanto, veja como a gigantesca quantidade de dados que as måquinas estão processando estão facilitando as operaçÔes e negócios no B2B.

Adaptando-se a Um Ciclo de Compra Mais Complexo

As expectativas dos clientes sĂŁo basicamente as mesmas, sejam eles indivĂ­duos no B2C ou empresĂĄrios no B2B. Portanto, assim como a InteligĂȘncia Artificial surge como tecnologia essencial no B2C, o mesmo pode ser dito sobre o mercado de negĂłcios no B2B.

No entanto, a jornada de conversĂŁo, tambĂ©m conhecida como ciclo de compra, costuma ser mais longa no B2B. Enquanto um consumidor pode decidir por um produto simplesmente clicando no botĂŁo “Comprar”, uma compra no B2B Ă© mais complexa. Dependendo da estrutura organizacional, ela pode requerer aprovaçÔes de outros setores.

Com a ajuda da InteligĂȘncia Artificial das mĂĄquinas vocĂȘ pode tornar o processo de compra o mais simples possĂ­vel, adaptando a mensagem aos estĂĄgios no funil de conversĂŁo, incluindo catĂĄlogos de produtos e contratos.

Assim, quando o cliente chegar ao seu site e navegar no catĂĄlogo de produtos, ele terĂĄ uma experiĂȘncia similar ao que vemos na Amazon ou mesmo na Netflix. Ou seja, personalizar a busca dos clientes, exibindo os produtos que eles procuram. Isto economiza o tempo dos clientes e aumenta o potencial de efetuar novos negĂłcios.

Encontrar Novos Leads

Leads sĂŁo contatos qualificados muito Ășteis para os negĂłcios de uma empresa. Pode ser muito difĂ­cil para as empresas conseguirem estes contatos qualificados, envolvendo muita pesquisa, esforço e tempo.

Mas a InteligĂȘncia Artificial contribui para que este processo seja agilizado e tornado muito mais eficiente. De que maneira?

Para tanto, as mĂĄquinas analisam diversas fontes de dados nĂŁo-estruturados. Estes dados representam conteĂșdo em formato de texto, voz, imagem ou vĂ­deo. Eles recolhem e analisam estas informaçÔes disponĂ­veis em:

  • E-mails
  • Postagens em redes sociais
  • Chamadas telefĂŽnicas

A InteligĂȘncia Artificial possui o grande potencial de analisar estes dados nĂŁo-estruturados e encontrar padrĂ”es. A partir daĂ­, a computação cognitiva das mĂĄquinas consegue selecionar quem sĂŁo os clientes B2B que podem ser classificados como qualificados, ou seja, os valiosos leads que sua empresa tanto precisa.

Categorizar Clientes e Personalizar Mensagem

Diretamente relacionado com o ponto anterior, a InteligĂȘncia Artificial e computação cognitiva podem ser de grande ajuda em categorizar os clientes de sua empresa.

Por exemplo, quais sĂŁo as caracterĂ­sticas dos seus clientes? Que hĂĄbitos comportamentais separam os clientes mais valiosos de sua empresa daqueles menos eficazes? Nuances de comportamento podem atĂ© ser despercebidas aos nossos olhos, mas nĂŁo das mĂĄquinas. AlĂ©m disso, a partir dos dados disponĂ­veis, as mĂĄquinas descobrem padrĂ”es que os humanos levariam muito tempo para conseguir. Encontrar dados, conectĂĄ-los entre si e imediatamente descobrir significados Ă© o trabalho da InteligĂȘncia Artificial.

Quando se consegue contextualizar e categorizar os clientes com exĂ­mia precisĂŁo, os esforços de marketing sĂŁo racionalizados e melhor direcionados. Consequentemente, eles se tornam mais eficazes. Por exemplo, vocĂȘ consegue exibir anĂșncios altamente segmentados para os clientes enquanto eles utilizam suas redes sociais favoritas. TambĂ©m pode enviar e-mail marketing altamente segmentado, oferecendo os produtos certos para os clientes mais propensos a realizar negĂłcios com vocĂȘ.

O aprendizado de mĂĄquina Ă© responsĂĄvel por recolher informaçÔes sobre seus clientes a todo instante, gerando a resposta ideal que vocĂȘ precisa para alcançå-los com o marketing mais eficaz, e na hora mais apropriada. E este Ă© o recado para seus clientes que vocĂȘ realmente sabe quem eles sĂŁo, e que se importa com suas necessidades.

Melhor Aproveitamento do Potencial Humano

O aprendizado de mĂĄquina e a InteligĂȘncia Artificial estĂŁo dedicados a tarefas analĂ­ticas e rotineiras, mergulhando fundo na imensidĂŁo de dados que estĂŁo disponĂ­veis na internet e outros sistemas gerenciais. Fazem isso com eficĂĄcia e velocidade muito superiores aos seres humanos.

Isto permite que os seres humanos possam ser utilizados naquilo que fazem melhor do que as mĂĄquinas: o processo criativo.

Trata-se de uma divisĂŁo de responsabilidades. Enquanto as mĂĄquinas ficam responsĂĄveis por processar dados e identificar padrĂ”es, os humanos utilizam estas informaçÔes para criar conteĂșdo mais eficaz e personalizado.

Venda Guiada

Este Ă© o processo utilizado em e-commerces, onde sĂŁo geradas perguntas automĂĄticas que ajudam o cliente a tomar uma decisĂŁo de compra complexa. Especialmente se o cliente nĂŁo tem experiĂȘncia com o produto que estĂĄ adquirindo, ele precisarĂĄ de orientação para chegar a conclusĂŁo do que realmente precisa. Este processo automatizado ajuda a atender as reais necessidades dos clientes, e Ă© um processo realizado com a inteligĂȘncia das mĂĄquinas.

Personalizar Sua PĂĄgina Instantaneamente

Sabemos que as condiçÔes que afetam um negĂłcio mudam constantemente. Por exemplo, produtos que entram e saem do catĂĄlogo, ou que se esgotam. Mudanças nas estaçÔes e condiçÔes climĂĄticas. TendĂȘncias que se tornam a moda do momento.

O seu comércio eletrÎnico é diretamente afetado por estas variåveis. Para que suas påginas sejam relevantes para os clientes, é preciso que elas estejam adaptadas a estas circunstùncias variadas. E isto pode ser alcançado sem envolver a manutenção de desenvolvedores de web design.

A computação cognitiva consegue identificar estas mudanças e adaptar suas påginas (ou mesmo criar påginas) de acordo com esta nova realidade.

Uma Solução Cognitiva Chamada Watson

IBM WatsonTudo o que foi dito até aqui representa uma realidade jå presente na computação cognitiva. E o IBM Watson é a solução que as empresas B2B precisam para implementå-las em seus negócios.

Especialmente no tocante ao marketing, esta solução cognitiva em nuvem Ă© o diferencial que sua empresa precisa. De sugestĂ”es de conteĂșdo atĂ© detalhes sobre segmentação sĂŁo disponibilizados no nĂ­vel do indivĂ­duo. Todas as valiosas informaçÔes que vocĂȘ precisa sobre seus clientes sĂŁo extraĂ­dos em tempo real e convertidas em eficientes estratĂ©gias de alcance.

Estes serviços sĂŁo disponibilizados para todas as empresas B2B por meio das agĂȘncias IBM Partner. Com estes parceiros da IBM, sua empresa terĂĄ acesso a uma vasta quantidade de conhecimento e soluçÔes disponibilizados pela computação cognitiva do Watson.

Vivemos hoje na melhor Ă©poca para as empresas adotarem a InteligĂȘncia Artificial. Isto significa sair na frente dos concorrentes e obter resultados mais eficazes nos negĂłcios B2B.

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