Por Que Seu Investimento Extra em Ads Não Aumentou as Vendas

Por Que Seu Investimento Extra em Links Patrocinados Não Aumentou as Vendas

21/05/2018 Por: na Categoria Anuncia via agência Google Partner com 0 e 4
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Já aumentou seu orçamento publicitário e não teve aumento nas vendas? Já presenciou crescimento no número de impressões e cliques em seus Links Patrocinados, porém, sem aumento nas conversões? Veja como a análise de coorte pode ajudar a entender este comportamento

– Durante o tempo que você anuncia sua empresa no Google, já teve dúvidas para as quais não obteve respostas? Provavelmente isto deve ter acontecido muitas e muitas vezes.

– A complexidade do sistema de Links Patrocinados é grande e a concorrência, acirrada. Diante disso, você se convenceu de que, para se manter competitivo, precisaria da consultoria de uma agência Google Partner.

– Mesmo assim, ao longo do tempo, é somente natural surgir dúvidas à medida que investe em Links Patrocinados.

Dúvidas Que Surgem

– Por exemplo, considere uma situação. Em uma estratégia para aumentar o número de vendas, você aumentou o valor orçamentário destinado aos anúncios na web. No entanto, apesar deste aumento no orçamento, não houve aumento nas vendas. Por quê?

– Outra situação semelhante: durante um período sazonal, o número de impressões e cliques em seus anúncios aumentaram. Apesar disso, as vendas se mantiveram no mesmo patamar. O que aconteceu?

– Além destas dúvidas pontuais, você talvez se pergunte até que ponto os anúncios estão gerando consciência e lealdade entre seus clientes.

– Como mencionado, estas dúvidas são normais. O que não é normal é o fato de não obter as respostas.

– Quando não existem respostas para estas dúvidas, isto significa que muito da gestão dos anúncios está sendo perdido. O que pode incluir valiosas oportunidades.

– O que pode ser feito neste respeito? Como sanar estas e outras dúvidas?

Conhecimento e Tempo Para Analisar Relatórios e Atribuição

– Para que dúvidas não pairem no ar, deixando você incomodado, é necessário que a agência possua grande conhecimento sobre análise de relatórios do Google Ads. Também deve conhecer muito bem os estágios da atribuição ao longo da jornada de conversão do consumidor. E o selo Google Partner é uma garantia de que a agência possui os conhecimentos necessários nesta área.

– O que pode pesar muito neste momento é o tempo que a agência tem para analisar todos estes fatores. Quando uma agência está dividida entre outras tarefas do marketing digital (como design, criação e administração de sites, por exemplo) acaba sobrando menos tempo para avaliar as campanhas do Google Ads de forma mais atenta.

– Neste respeito, uma agência 100% Google Ads oferece uma forte vantagem competitiva em seu favor. Afinal, ela está integralmente dedicada a gestão e otimização das suas campanhas publicitárias de Links Patrocinados.

Ajuda da Análise de Coorte

– O que é a análise de coorte? Coorte é definido como um grupo de pessoas que compartilham de uma característica ou experiência em comum.

– Na gestão de Links Patrocinados, coorte é a classificação das pessoas de acordo com o estágio em que se encontram na jornada do consumidor. Elas podem também ser classificadas de acordo com a ação que realizaram ao interagir com seus anúncios, website e aplicativos. Por exemplo: assinar uma newsletter, fazer um download de avaliação de um aplicativo, baixar um e-book, etc.

– À medida que estes grupos de pessoas são monitorados é possível identificar seu comportamento ao longo da jornada de conversão. Consegue-se descobrir onde os clientes estão no funil de conversão de acordo com seu comportamento.

– E isto é de grande valor para entender algumas perguntas, tais como as mencionadas no início do artigo.

– Por exemplo, ao aumentar o orçamento publicitário, as vendas não aumentaram. Por quê? A análise de coorte pode ajudar a responder isso. Pode ser que o investimento adicional trouxe mais pessoas para sua empresa. No entanto, elas foram inseridas no alto do funil de conversão (leads). Visto que levará algum tempo para chegar ao final desta jornada (clientes), você ainda não viu resultados em termos de aumento de vendas. Mas os novos clientes estão no funil e logo chegarão à conversão.

– Este foi apenas um exemplo para destacar como a compreensão de relatórios e atribuição é essencial para responder muitas das dúvidas que o incomodam.

Descobrir Tempo de Transição Entre Etapas no Funil de Vendas

– Para eliminar grande parte das dúvidas, é preciso dedicar tempo à análise do funil de vendas. Seu público-alvo precisa ser dividido em grupos apropriados, como:

  • Visitantes
  • Leads
  • Oportunidades
  • Vendas

– É necessário compreender o comportamento de cada um deles de acordo com o que sua empresa oferece. É preciso garantir que os clientes não estejam fora das janelas de conversão para que dados valiosos não sejam ignorados.

– Também é necessário avaliar o tempo que os usuários levam para passar de um estágio para outro. Isto será de ajuda para estimar quando um aumento no orçamento publicitário no Google Ads possivelmente começará a resultar em mais vendas.

– Note que isto envolve trabalhar com relatórios e planilhas exatas. Este tipo de análise gera, até mesmo, surpresas entre algumas empresas ao perceberem o tempo que um usuário leva para passar de um estágio para outro.

– Um benefício importante para esta análise é que ela ajuda a estimar investimentos adicionais. Afinal, você sabe onde os usuários estão na jornada de conversão e quanto tempo levará para vendas serem concretizadas.

– Outra ajuda que esta análise permite é compreender mudanças no comportamento de consumo do seu público-alvo. Isto pode acontecer de forma definitiva ou somente em alguns períodos sazonais durante o ano.

– E quanto a você? Está com muitas dúvidas sobre o desempenho de suas campanhas de Links Patrocinados, sem obter respostas. A gestão de relatórios, atribuição e coorte de forma integral e precisa por uma agência Google Partner PREMIER poderá ajudá-lo não somente a encontrar respostas, mas também a melhorar seus resultados ao anunciar no Google.

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