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Por Que Usar Testes A/B em Campanhas de Links Patrocinados?

17/10/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Como campanhas de Links Patrocinados do Google AdWords podem ser otimizadas utilizando-se os Testes A/B?

– Você provavelmente já ouviu falar em Teste A/B. Trata-se de um termo relativamente antigo, conhecido e utilizado com frequência principalmente por profissionais do marketing digital. Os Testes A/B eliminam a necessidade de recorrer ao perigoso “achar” ou “adivinhar” na hora de identificar e resolver problemas em seus anúncios ou websites. Você tem utilizado os Testes A/B em suas campanhas de Links Patrocinados? Se ainda não, veja alguns motivos porque estes testes podem fazer parte de sua rotina de otimização.

O Que é Teste A/B?

– A definição do Teste A/B é bastante simples. Sua aplicação exige um pouco de disciplina e paciência. Trata-se de uma técnica de otimização que pode ser aplicada para diversos segmentos do marketing digital, incluindo as campanhas no Google AdWords. Significa apresentar versões diferentes de Links Patrocinados (ou de Páginas de Destino) para seu público, e estudar a reação destas parcelas. Este estudo permitirá que você conheça melhor o seu público, e possa escolher as chamadas que oferecem um melhor resultado.

– Você poderá comparar versões explicitamente diferentes ou mesmo testar pequenas variações. Por exemplo, em um Link Patrocinado, poderá fazer um Teste A/B para ver se uma chamada a ação “Compre Agora” produz mais resultados do que uma “Compre Já”. Além disso, pequenas variações na Página de Destino podem ser analisadas. O botão para gerar a conversão dá mais resultados sendo da cor verde ou vermelha? Ou isto é indiferente? Se a conversão esperada é o preenchimento de um formulário, aumentar o campo do mesmo poderia impactar positivamente os resultados? Os testes podem considerar não somente as ações do público, mas também o tempo que ele gasta nas diferentes versões do website. Podemos perceber que as possibilidades para aplicar o Teste A/B no Google AdWords podem ser inúmeras.

– É importante que as diferentes cópias de anúncios e Páginas de Destino que você está testando sejam executadas ao mesmo tempo. Do contrário, fatores como flutuações na demanda, sazonalidade, poderão interferir nos resultados, dificultando sua avaliação.

– Ao decidir realizar um Teste A/B em suas campanhas de Links Patrocinados, procure estabelecer um foco estratégico inicialmente. Coloque no papel quais são suas prioridades, e o que pretende testar, em ordem de importância. Certifique-se de conhecer todas as ferramentas para acompanhamento, para avaliar os resultados. Somente depois inicie seus testes.

– Conforme a própria essência de sua definição, os Testes A/B visam otimização. Se ficarmos demasiadamente envolvidos em testes para tentar compreender a reação do público a pequenas variações nos Links Patrocinados ou Páginas de Destino, quase que obcecados pela perfeição, poderemos perder o foco principal. Reserve tempo para seus Testes A/B, e também para o trabalho de otimização que envolverá adaptar seus anúncios e website segundo os dados dos resultados que você coletou.

Concluindo

– A obtenção de resultados nas campanhas do Google AdWords envolve conhecer os hábitos de pesquisa e consumo do seu público-alvo. Os Testes A/B abrem as portas para você conhecer o comportamento dos usuários que chegam até seu website e, consequentemente, aumentar suas conversões.

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