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Por Que Usar Testes A/B em Campanhas de Links Patrocinados?

17/10/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Como campanhas de Links Patrocinados do Google Ads podem ser otimizadas utilizando-se os Testes A/B?

– VocĂȘ provavelmente jĂĄ ouviu falar em Teste A/B. Trata-se de um termo relativamente antigo, conhecido e utilizado com frequĂȘncia principalmente por profissionais do marketing digital. Os Testes A/B eliminam a necessidade de recorrer ao perigoso “achar” ou “adivinhar” na hora de identificar e resolver problemas em seus anĂșncios ou websites. VocĂȘ tem utilizado os Testes A/B em suas campanhas de Links Patrocinados? Se ainda nĂŁo, veja alguns motivos porque estes testes podem fazer parte de sua rotina de otimização.

O Que Ă© Teste A/B?

– A definição do Teste A/B Ă© bastante simples. Sua aplicação exige um pouco de disciplina e paciĂȘncia. Trata-se de uma tĂ©cnica de otimização que pode ser aplicada para diversos segmentos do marketing digital, incluindo as campanhas no Google Ads. Significa apresentar versĂ”es diferentes de Links Patrocinados (ou de PĂĄginas de Destino) para seu pĂșblico, e estudar a reação destas parcelas. Este estudo permitirĂĄ que vocĂȘ conheça melhor o seu pĂșblico, e possa escolher as chamadas que oferecem um melhor resultado.

– VocĂȘ poderĂĄ comparar versĂ”es explicitamente diferentes ou mesmo testar pequenas variaçÔes. Por exemplo, em um Link Patrocinado, poderĂĄ fazer um Teste A/B para ver se uma chamada a ação “Compre Agora” produz mais resultados do que uma “Compre Já”. AlĂ©m disso, pequenas variaçÔes na PĂĄgina de Destino podem ser analisadas. O botĂŁo para gerar a conversĂŁo dĂĄ mais resultados sendo da cor verde ou vermelha? Ou isto Ă© indiferente? Se a conversĂŁo esperada Ă© o preenchimento de um formulĂĄrio, aumentar o campo do mesmo poderia impactar positivamente os resultados? Os testes podem considerar nĂŁo somente as açÔes do pĂșblico, mas tambĂ©m o tempo que ele gasta nas diferentes versĂ”es do website. Podemos perceber que as possibilidades para aplicar o Teste A/B no Google Ads podem ser inĂșmeras.

– É importante que as diferentes cĂłpias de anĂșncios e PĂĄginas de Destino que vocĂȘ estĂĄ testando sejam executadas ao mesmo tempo. Do contrĂĄrio, fatores como flutuaçÔes na demanda, sazonalidade, poderĂŁo interferir nos resultados, dificultando sua avaliação.

– Ao decidir realizar um Teste A/B em suas campanhas de Links Patrocinados, procure estabelecer um foco estratĂ©gico inicialmente. Coloque no papel quais sĂŁo suas prioridades, e o que pretende testar, em ordem de importĂąncia. Certifique-se de conhecer todas as ferramentas para acompanhamento, para avaliar os resultados. Somente depois inicie seus testes.

– Conforme a prĂłpria essĂȘncia de sua definição, os Testes A/B visam otimização. Se ficarmos demasiadamente envolvidos em testes para tentar compreender a reação do pĂșblico a pequenas variaçÔes nos Links Patrocinados ou PĂĄginas de Destino, quase que obcecados pela perfeição, poderemos perder o foco principal. Reserve tempo para seus Testes A/B, e tambĂ©m para o trabalho de otimização que envolverĂĄ adaptar seus anĂșncios e website segundo os dados dos resultados que vocĂȘ coletou.

Concluindo

– A obtenção de resultados nas campanhas do Google Ads envolve conhecer os hĂĄbitos de pesquisa e consumo do seu pĂșblico-alvo. Os Testes A/B abrem as portas para vocĂȘ conhecer o comportamento dos usuĂĄrios que chegam atĂ© seu website e, consequentemente, aumentar suas conversĂ”es.

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