Por Que Vincular o Google AdWords Com o Google Analytics? | Clinks

Por Que Vincular o Google AdWords Com o Google Analytics?

06/08/2012 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 0
Home > Blog > Links Patrocinados > Por Que Vincular o Google AdWords Com o Google Analytics?

Suas contas do Google AdWords e do Google Analytics estão vinculadas? Veja as vantagens de realizar isto

Google Analytics e o relatório de pesquisa interna– Já dizia uma antiga (e atual) máxima: “A união faz a força”. Foi pensando nisto que o Google realizou alterações no AdWords e Analytics para que os dois gigantes pudessem trabalhar em conjunto. Qual a vantagem de vincularmos Google AdWords e Google Analytics? Qual o processo para realizar isto? E que problemas são comuns nesta tarefa?

– Vincular estas contas permitirá que você tenha uma visão mais clara do que os usuários fazem em seu website. Por exemplo, enquanto no Google AdWords você pode identificar quais palavras-chave estão trazendo mais visitantes para seu website, com o Google Analytics você consegue determinar o que estas mesmas pessoas fazem após clicar no seu Link Patrocinado. Pode saber quanto tempo eles ficam navegando em suas páginas, e por onde eles saem. Este tipo de informação é essencial para qualificar suas ações estratégicas ao anunciar seu site no Google, tanto na rede de pesquisa, quanto em ações de remarketing na Rede de Display.

Como Vincular o Google AdWords e o Analytics

– Inicialmente, você precisa ter um endereço de e-mail do Google. Este mesmo endereço precisa ter acesso como administrador tanto de sua conta no Google AdWords quanto no Google Analytics.

– Para realizar o processo você deve inicialmente acessar sua conta no Google AdWords. Após isto, basta seguir os passos:

* Clique no menu Ferramentas e Análise;

* Nas opções que surgirem, escolha Google Analytics;

* Clique em Administrador;

* Suas contas aparecerão listadas em seguida. Escolha aquela que deseja vincular com o Google AdWords;

* Assim que acessar sua conta, será exibido o ID da mesma, além de algumas opções para esta configuração. Entre estas, há a opção Origem de Dados. Clique nela;

* Por fim, clique no botão Vincular Contas;

* O Google abrirá uma pequena janela pedindo alguns detalhes referente ao acompanhamento de cliques no Google AdWords. A opção Codificar Meus Links Automaticamente fará com que URLs personalizadas sejam criadas, gerando um ID no link, o que permitirá ao Google Analytics dar detalhes referente ao clique recebido;

* Agora basta clicar em Continuar, e o processo está finalizado.

Quantas Contas do Google AdWords Posso Ter no Analytics?

– A política do Google permite apenas um vínculo. Ou seja, você só conseguirá vincular uma conta do Google AdWords a cada conta no Analytics. Se você é um profissional que administra diversas contas do Google AdWords, como no caso de agências, migre para a Minha Central de Clientes (MMC), caso ainda não tenha feito. O Google orienta que cada uma das contas filhas da MMC tenha sua respectiva conta no Google Analytics, facilitando todo o processo de configuração, e evitando problemas relacionados a dados e acesso.

– Se o seu caso for o de ter mais de uma conta no Google AdWords, mas todas elas aplicadas ao mesmo website, o ideal é juntá-las em uma única conta e criar o vínculo com o Analytics.

Deu Erro – E agora?

– Alguns problemas podem ocorrer nos processos acima. Uma das causas de problemas é tentar vincular as contas sem ser Administrador do Google Analytics. Se este for o caso, você precisa receber os privilégios do Administrador da conta para prosseguir com o processo.

– Há casos em que, após esta ativação, os Links Patrocinados passam a apontar para uma página de erro. Isto provavelmente está relacionado com a opção Codificar Meus Links Automaticamente. Como mencionado, esta opção permite que o Analytics adicione parâmetros à sua URL. O detalhe é que alguns websites não aceitam este tipo de parâmetro. Neste caso, o webmaster deverá ser contato para verificar se é possível contornar o problema, por fazer alterações no website de modo a aceitar os parâmetros do Analytics. Uma outra alternativa é desativar a Codificação Automática. Para isto, conforme a imagem abaixo, acesse sua conta no Google AdWords, e vá até Minha Conta / Preferências. Em seguida, você verá a opção Acompanhamento. Clique em Editar. Desmarque a opção Codificação Automática da URL de Destino e salve as alterações.

 

Alguém Mais Terá Acesso ao Google AdWords?

– Trazer sua conta do Google AdWords para dentro do Analytics pode gerar este tipo de dúvida. Suponha que diversas pessoas tenham acesso à sua conta no Analytics. Será que criar este vínculo abrirá as portas para que elas acessem também a conta no Google AdWords? A resposta é não! Elas não poderão acessar esta conta; no entanto, estarão aptas para visualizarem os relatórios sobre o Google AdWords.

– Estando todo o processo concluído, sem erros, é hora de usar a criatividade e experiência acumulada para tirar proveito da união destes dois gigantes.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google AdWords.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.