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É Possível Inflacionar o Custo Por Clique (CPC)?

15/04/2012 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 1
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O Lance é o único critério usado pelo Google AdWords para definir o CPC?

Por que meu CPC (Custo Por Clique) está alto

– Uma das vantagens que mais atrai os anunciantes a utilizarem o sistema de Links Patrocinados é o fato deles gerarem ônus apenas sobre os cliques que estes anunciantes obtiveram durante as suas campanhas. Entretanto, a maioria destes anunciantes ainda tem muitas dúvidas na hora de dar o seu lance sobre determinada palavra-chave, na expectativa de que o seu anúncio apareça nas primeiras colocações. Isto porque o Google AdWords estabelece uma média de preços do Custo Por Clique (CPC), de acordo com a sua concorrência. E como acontece em um leilão, os anunciantes fazem lances sobre as palavras relacionadas a atividade ou produtos que comercializam.

–  O que ocorre com frequência é que muitos anunciantes estão dando lances muito acima da média em algumas palavras chaves, na tentativa de inflacioná-las, para acabar com a concorrência e garantir uma boa colocação nos Links Patrocinados. Porém, isto não garante que o anunciante conseguirá atingir seu objetivo, já que há mais critérios envolvidos do que apenas os lances ofertados pelos participantes. A concorrência por esta palavra, e a relevância dos conteúdos postados são fatores que interferem no posicionamento dos anúncios. O anunciante tem total liberdade de fazer lances de quaisquer valores, estando eles abaixo ou acima do preço médio do CPC. Mas seja qual for o caso, o Google AdWords não dará garantias de que seus anúncios fiquem bem colocados, apenas pelo fato de que você decidiu pagar dez vezes mais por uma palavra-chave.

– A melhor estratégia é cuidar da qualidade dos anúncios e das Páginas de Destino (landing page), e usar o bom senso na hora de dar um lance em uma palavra chave. O preço médio do CPC é o melhor parâmetro que o anunciante possui, para avaliar o valor ideal que ele deve ofertar por alguma palavra. Outra dica é utilizar palavras menos generalizadas em seus anúncios, que além de serem menos concorridas, costumam direcionar os internautas com maior objetividade para os seus anúncios. Palavras-chave compostas com 2, 3 ou mais palavras, via de regra, são menos concorridas. É a chamada “cauda longa” que os anunciantes devem atentar.

– Vale lembrar aos anunciantes que uma campanha bem sucedida em Links Patrocinados depende de usar corretamente as ferramentas que o sistema dispõe, além de buscar otimização em todas as etapas do processo de divulgação. Isto quer dizer que é necessário escolher sabiamente as palavras-chave, sem que necessariamente você tenha que pagar um alto preço para cada clique. O mais importante é oferecer conteúdo atual, inédito e relevante para seus visitantes. Critérios assim alavancam a importância do seu anúncio perante o Google. Trabalhando estes quesitos de maneira harmônica, é bem provável que sua campanha obtenha excelentes resultados, com um baixo custo por clique.

Veja o Simulador de CPC e Posição de Anúncios da Clinks

Acesse AQUI para ver a ferramenta da Clinks que simula qual será a posição do seu anúncio no Google e valor do clique, bem como dos seus “concorrentes” que aparecerão junto com seu anúncio.

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