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PRIMEIRO Dia do Encontro da Comunidade do Ads Brasil

28/08/2013 Por: na Categoria Eventos com 0 e 1
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Resumo do PRIMEIRO dia do Encontro da Comunidade do Google Ads Brasil

Primeiro dia do encontro da comunidade do Ads– O primeiro dia do Encontro da Comunidade do Ads Brasil 2013 trouxe muitas informaçÔes relevantes para profissionais e agĂȘncias de Links Patrocinados. Em adição, estas informaçÔes tambĂ©m devem interessar Ă s empresas que desejam crescer junto com a internet.

– Ricardo Azevedo, da Clinks, recebeu um convite do Google para a participação presencial no encontro. E temos o prazer de apresentar um resumo dos principais temas abordados no primeiro dia do evento (27/08).

Abertura e Keynote

– Logo na abertura, JĂșlio Zaguini, Diretor de Relacionamento com AgĂȘncias, destacou alguns nĂșmeros que mostram o impacto da internet sobre a população. “Se vocĂȘ estĂĄ acordado, entĂŁo, vocĂȘ estĂĄ online”, disse ele em sua introdução.

– Os nĂșmeros do varejo on-line testemunham isso. Ao passo que o varejo fĂ­sico cresceu 6,4% no Ășltimo ano, o varejo on-line cresceu 5x mais. Isto revela nĂŁo somente o impacto atual, mas tambĂ©m as oportunidades de crescimento do mercado na internet.

– Para tanto, os profissionais precisam aproveitar estas oportunidades por meio de Conhecimento e Compartilhamento. O prĂłprio Google opera segundo os princĂ­pios de cooperação e colaboração.

– Ele finalizou mencionando que qualquer desenvolvimento de projeto, para ser bem-sucedido, precisa estar estabelecido sobre esta base sĂłlida: testes, anĂĄlise e otimização contĂ­nuos. Profissionais de marketing jamais devem ignorar o poder dos dados.

Campanhas Avançadas – Melhores Práticas

Google Ads– Em seguida, foi a vez de Rodrigo Paoletti, Especialista de Produtos para Mobile e Social Ads, falar sobre as Campanhas Avançadas do Google Ads. Trata-se de uma ferramenta poderosĂ­ssima desenvolvida segundo os princĂ­pios da segmentação de anĂșncios, mas que ainda nĂŁo tem sido plenamente entendida e utilizada pelos profissionais de marketing. Entre as funcionalidades das campanhas avançadas que ainda tem sido pouco utilizadas, ele destacou:

1 – Ajustes de Lances por dispositivo, horĂĄrio e local na mesma campanha;

2- AnĂșncios especĂ­ficos para serem exibidos somente em celulares;

3 – Recursos das extensĂ”es (por exemplo, extensĂ”es de chamada exibidas em apenas alguns horĂĄrios, sitelinks especĂ­ficos de acordo com estratĂ©gia da empresa, e relatĂłrios individuais dos sitelinks);

4 – Novo formato de Links Patrocinados de promoção de aplicativos;

5 – Ativação de conversĂŁo de Android.

Mercado Mobile no Brasil

– Gabriela Viana, Head de Marketing de Android, transmitiu um overview sobre como caminha o Android no Brasil e no mundo.

– O sistema do Google estĂĄ presente em 190 paĂ­ses, e em mais de 300 operadoras. Isto significa um convincente nĂșmero de 1 bilhĂŁo de aparelhos operando Android no planeta.

– A penetração do Android no mercado revela uma outra verdade: as buscas em celulares tem crescido expressa e vertiginosamente a cada ano. O lançamento das campanhas avançadas foi realizado devido esta realidade.

Scripts do Ads

– Érico Franco, Principal Colaborador da Comunidade do Google Ads, falou sobre os Scripts (que servem para automatizar as campanhas), suas principais funcionalidades e diferenciais. Exemplos e cases foram apresentados para facilitar a compreensĂŁo dos profissionais presentes no evento.

– Os principais componentes e caracterĂ­sticas dos Scripts do Google Ads mencionados foram:

* Entidades importantes da conta (recursos automatizados para deletar palavras-chave, alterar lances, alterar påginas de destino, e outras mudanças båsicas realizadas na interface);

* Buscador de URL (recurso que permite ler dados de outros sites para estabelecer condiçÔes nos scripts, como por exemplo, previsão do tempo para o dia ou cotação do dólar);

* Envio de e-mail (alertas e relatĂłrios personalizados);

* Planilha e GrĂĄfico do Docs (consegue ler e gravar dados em uma planilha no Google Docs a partir do script).

– Ao final, ele apresentou 7 motivos para os profissionais de Links Patrocinados utilizarem os Scripts do Ads:

1 – SoluçÔes e valor agregado;

2 – Melhoria no desempenho da gestão das campanhas;

3 – Retenção de clientes;

4 – Diminuição da quantidade de erros, especialmente quando gerenciando grandes campanhas ou diversas contas;

5 – Inversão do fluxo de gestão;

6 – Uma forma de inovar aliado à criatividade;

7 – Atribuir melhoria nas experiĂȘncias dos usuĂĄrios.

Ferramentas Sociais do Ads

– Rodrigo Paoletti voltou ao palco para falar sobre a plataforma do Google+ e sua contribuição para o impacto das marcas na web. De que formas o Google+ agrega valor ao negĂłcio de uma empresa que anuncia na internet?

– Uma das maneiras Ă© atuando como um facilitador da encontrabilidade da empresa. O Google+ facilita a promoção de uma empresa, jĂĄ que as buscas estĂŁo se tornando cada vez mais sociais. Por exemplo, o compartilhamento de vĂ­deos no Google+ impulsiona a descoberta social de uma marca no YouTube.

– Outro benefĂ­cio Ă© o Desempenho de Marketing para a Web. As extensĂ”es sociais, por exemplo, agregam valor aos Links Patrocinados, aumentando a taxa de cliques dos anĂșncios. O aumento do CTR chega a ser de 10%.

– Este e outros motivos apresentados sĂŁo facilitadores para promover uma marca na web. E as empresas que tiram proveito do Google+ de forma criativa e responsĂĄvel tem muito a lucrar.

Dicas de UX para Sites Desktop e Mobile

Design dispositivos mĂłveis para m-commerce– Diversas dicas para as empresas melhorarem a experiĂȘncia dos usuĂĄrios, ao navegar por um website, foram apresentadas por Beatriz Novaes, Estrategista de Contas AdSense.

– NĂŁo se trata de um trabalho fĂĄcil. Isto envolve tarefas que vĂŁo desde a compreensĂŁo dos hĂĄbitos de pesquisa, consumo e navegação dos internautas atĂ© pequenas e grandes alteraçÔes no website, visando sua melhor usabilidade.

– Para tanto, os profissionais precisam levantar continuamente o feedback dos usuĂĄrios por meio de discussĂ”es em grupo, redes sociais, pesquisas, analytics, etc. Isto permitirĂĄ ter um vislumbre de quais sĂŁo as mudanças que precisam ser implementadas, e quais estĂŁo realmente dando bons resultados.

– Ao efetuar alteraçÔes no site, Ă© necessĂĄrio realizar testes para avaliar os resultados. Desta forma, Ă© possĂ­vel tomar decisĂ”es embasadas em dados, e nĂŁo em meras opiniĂ”es pessoais. Os testes permitem detectar otimizaçÔes e oportunidades adicionais a serem exploradas.

Programas do Google Para Profissionais e Aquisição de Novos Negócios

– Alguns dos programas do Google para profissionais foram mencionados no evento. Entre eles foi destacado o GCP. Trata-se de um programa de certificação do Google Ads com provas on-line sobre fundamentos bĂĄsicos, busca avançada e display avançado. A Certificação no Google Ads tem muito peso no mercado para profissionais e agĂȘncias.

– Logo em seguida, Juliana SimĂŁo falou sobre o Google Engage, criado em 2009. Hoje, o programa Ă© utilizado pelo Google em mais de 40 paĂ­ses para ajudar pequenas agĂȘncias e profissionais na criação e otimização de contas de Links Patrocinados para terceiros.

– Mirella Adib e Luciana Nardi, Gerentes de Novos NegĂłcios, fizeram comentĂĄrios sobre a equipe do Google destinada a ajudar as agĂȘncias a prospectarem novos clientes. Se atendidas as exigĂȘncias para participação neste programa, o Google dĂĄ o suporte para auxiliar agĂȘncias a crescerem, oferecendo estudos, construção de propostas comerciais, anĂĄlise de mercado, comportamento de usuĂĄrios e levantamento de crĂ©dito.

Concluindo

– Ao final foram apresentados cases de sucesso por Fernanda Caloi, Gerente de Contas Ads. As ĂĄreas de cases abrangidas envolveram PLAs, remarketing, estratĂ©gias para empresas de nicho e outros.

– Neste primeiro dia de treinamento, um manancial de informaçÔes foi apresentado pela equipe do Google e demais especialistas do mercado. A aplicação dos princĂ­pios destacados, sem dĂșvida, oferece uma real oportunidade de crescimento para as empresas na internet.

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