PRIMEIRO Dia do Encontro da Comunidade do Ads Brasil | Clinks

PRIMEIRO Dia do Encontro da Comunidade do Ads Brasil

28/08/2013 Por: na Categoria Eventos com 0 e 1
Home > Blog > Eventos > PRIMEIRO Dia do Encontro da Comunidade do Ads Brasil

Resumo do PRIMEIRO dia do Encontro da Comunidade do Google Ads Brasil

Primeiro dia do encontro da comunidade do Ads– O primeiro dia do Encontro da Comunidade do Ads Brasil 2013 trouxe muitas informações relevantes para profissionais e agências de Links Patrocinados. Em adição, estas informações também devem interessar às empresas que desejam crescer junto com a internet.

– Ricardo Azevedo, da Clinks, recebeu um convite do Google para a participação presencial no encontro. E temos o prazer de apresentar um resumo dos principais temas abordados no primeiro dia do evento (27/08).

Abertura e Keynote

– Logo na abertura, Júlio Zaguini, Diretor de Relacionamento com Agências, destacou alguns números que mostram o impacto da internet sobre a população. “Se você está acordado, então, você está online”, disse ele em sua introdução.

– Os números do varejo on-line testemunham isso. Ao passo que o varejo físico cresceu 6,4% no último ano, o varejo on-line cresceu 5x mais. Isto revela não somente o impacto atual, mas também as oportunidades de crescimento do mercado na internet.

– Para tanto, os profissionais precisam aproveitar estas oportunidades por meio de Conhecimento e Compartilhamento. O próprio Google opera segundo os princípios de cooperação e colaboração.

– Ele finalizou mencionando que qualquer desenvolvimento de projeto, para ser bem-sucedido, precisa estar estabelecido sobre esta base sólida: testes, análise e otimização contínuos. Profissionais de marketing jamais devem ignorar o poder dos dados.

Campanhas Avançadas – Melhores Práticas

Google Ads– Em seguida, foi a vez de Rodrigo Paoletti, Especialista de Produtos para Mobile e Social Ads, falar sobre as Campanhas Avançadas do Google Ads. Trata-se de uma ferramenta poderosíssima desenvolvida segundo os princípios da segmentação de anúncios, mas que ainda não tem sido plenamente entendida e utilizada pelos profissionais de marketing. Entre as funcionalidades das campanhas avançadas que ainda tem sido pouco utilizadas, ele destacou:

1 – Ajustes de Lances por dispositivo, horário e local na mesma campanha;

2- Anúncios específicos para serem exibidos somente em celulares;

3 – Recursos das extensões (por exemplo, extensões de chamada exibidas em apenas alguns horários, sitelinks específicos de acordo com estratégia da empresa, e relatórios individuais dos sitelinks);

4 – Novo formato de Links Patrocinados de promoção de aplicativos;

5 – Ativação de conversão de Android.

Mercado Mobile no Brasil

– Gabriela Viana, Head de Marketing de Android, transmitiu um overview sobre como caminha o Android no Brasil e no mundo.

– O sistema do Google está presente em 190 países, e em mais de 300 operadoras. Isto significa um convincente número de 1 bilhão de aparelhos operando Android no planeta.

– A penetração do Android no mercado revela uma outra verdade: as buscas em celulares tem crescido expressa e vertiginosamente a cada ano. O lançamento das campanhas avançadas foi realizado devido esta realidade.

Scripts do Ads

– Érico Franco, Principal Colaborador da Comunidade do Google Ads, falou sobre os Scripts (que servem para automatizar as campanhas), suas principais funcionalidades e diferenciais. Exemplos e cases foram apresentados para facilitar a compreensão dos profissionais presentes no evento.

– Os principais componentes e características dos Scripts do Google Ads mencionados foram:

* Entidades importantes da conta (recursos automatizados para deletar palavras-chave, alterar lances, alterar páginas de destino, e outras mudanças básicas realizadas na interface);

* Buscador de URL (recurso que permite ler dados de outros sites para estabelecer condições nos scripts, como por exemplo, previsão do tempo para o dia ou cotação do dólar);

* Envio de e-mail (alertas e relatórios personalizados);

* Planilha e Gráfico do Docs (consegue ler e gravar dados em uma planilha no Google Docs a partir do script).

– Ao final, ele apresentou 7 motivos para os profissionais de Links Patrocinados utilizarem os Scripts do Ads:

1 – Soluções e valor agregado;

2 – Melhoria no desempenho da gestão das campanhas;

3 – Retenção de clientes;

4 – Diminuição da quantidade de erros, especialmente quando gerenciando grandes campanhas ou diversas contas;

5 – Inversão do fluxo de gestão;

6 – Uma forma de inovar aliado à criatividade;

7 – Atribuir melhoria nas experiências dos usuários.

Ferramentas Sociais do Ads

– Rodrigo Paoletti voltou ao palco para falar sobre a plataforma do Google+ e sua contribuição para o impacto das marcas na web. De que formas o Google+ agrega valor ao negócio de uma empresa que anuncia na internet?

– Uma das maneiras é atuando como um facilitador da encontrabilidade da empresa. O Google+ facilita a promoção de uma empresa, já que as buscas estão se tornando cada vez mais sociais. Por exemplo, o compartilhamento de vídeos no Google+ impulsiona a descoberta social de uma marca no YouTube.

– Outro benefício é o Desempenho de Marketing para a Web. As extensões sociais, por exemplo, agregam valor aos Links Patrocinados, aumentando a taxa de cliques dos anúncios. O aumento do CTR chega a ser de 10%.

– Este e outros motivos apresentados são facilitadores para promover uma marca na web. E as empresas que tiram proveito do Google+ de forma criativa e responsável tem muito a lucrar.

Dicas de UX para Sites Desktop e Mobile

Design dispositivos móveis para m-commerce– Diversas dicas para as empresas melhorarem a experiência dos usuários, ao navegar por um website, foram apresentadas por Beatriz Novaes, Estrategista de Contas AdSense.

– Não se trata de um trabalho fácil. Isto envolve tarefas que vão desde a compreensão dos hábitos de pesquisa, consumo e navegação dos internautas até pequenas e grandes alterações no website, visando sua melhor usabilidade.

– Para tanto, os profissionais precisam levantar continuamente o feedback dos usuários por meio de discussões em grupo, redes sociais, pesquisas, analytics, etc. Isto permitirá ter um vislumbre de quais são as mudanças que precisam ser implementadas, e quais estão realmente dando bons resultados.

– Ao efetuar alterações no site, é necessário realizar testes para avaliar os resultados. Desta forma, é possível tomar decisões embasadas em dados, e não em meras opiniões pessoais. Os testes permitem detectar otimizações e oportunidades adicionais a serem exploradas.

Programas do Google Para Profissionais e Aquisição de Novos Negócios

– Alguns dos programas do Google para profissionais foram mencionados no evento. Entre eles foi destacado o GCP. Trata-se de um programa de certificação do Google Ads com provas on-line sobre fundamentos básicos, busca avançada e display avançado. A Certificação no Google Ads tem muito peso no mercado para profissionais e agências.

– Logo em seguida, Juliana Simão falou sobre o Google Engage, criado em 2009. Hoje, o programa é utilizado pelo Google em mais de 40 países para ajudar pequenas agências e profissionais na criação e otimização de contas de Links Patrocinados para terceiros.

– Mirella Adib e Luciana Nardi, Gerentes de Novos Negócios, fizeram comentários sobre a equipe do Google destinada a ajudar as agências a prospectarem novos clientes. Se atendidas as exigências para participação neste programa, o Google dá o suporte para auxiliar agências a crescerem, oferecendo estudos, construção de propostas comerciais, análise de mercado, comportamento de usuários e levantamento de crédito.

Concluindo

– Ao final foram apresentados cases de sucesso por Fernanda Caloi, Gerente de Contas Ads. As áreas de cases abrangidas envolveram PLAs, remarketing, estratégias para empresas de nicho e outros.

– Neste primeiro dia de treinamento, um manancial de informações foi apresentado pela equipe do Google e demais especialistas do mercado. A aplicação dos princípios destacados, sem dúvida, oferece uma real oportunidade de crescimento para as empresas na internet.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.