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Devo Usar as Mesmas Palavras-Chave p/ Produtos Semelhantes?

28/06/2012 Por: na Categoria Palavra-chave com 0 e 1
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Deve-se usar a mesma palavra-chave para chamar anĂșncios diferentes de produtos de uma mesma categoria?

– Uma dĂșvida frequente dos anunciantes de Links Patrocinados do Google Ads diz respeito a anĂșncios pertencentes a uma mesma categoria, mas que sĂŁo anunciados em PĂĄginas de Destino diferentes.

– Por exemplo, vocĂȘ possui um e-commerce de relĂłgios de pulso, e tem um Link Patrocinado apontando para uma PĂĄgina de Destino especialmente preparada para eles. No entanto, hĂĄ uma marca de relĂłgios bastante procurada, e vocĂȘ resolve criar uma pĂĄgina exclusiva para esta marca, tendo em vista a demanda.

– Em resumo, duas pĂĄginas divulgando produtos de uma mesma categoria. E agora? VocĂȘ deve usar as mesmas palavras-chave para chamar os dois anĂșncios? O que fazer para as palavras nĂŁo competirem entre si?

Palavras-chave NĂŁo Podem Ser Concorrentes

Neste caso, nĂŁo seria interessante utilizar as mesmas palavras-chave para chamar os dois anĂșncios. Eles sĂŁo complementares, e nĂŁo concorrentes. O que vocĂȘ poderia fazer Ă© definir as caracterĂ­sticas e marca, e focar nas palavras-chave que definem cada um. Poderia fazer isso por criar um grupo de anĂșncios para os relĂłgios de pulso generalizados, e outro grupo para o relĂłgio de pulso da marca especĂ­fica. Depois, crie um Link Patrocinado diferente para cada um deles. Na hora de escolher as palavras-chave para o anĂșncio generalizado foque em palavras tais como:

RelĂłgio de Pulso

RelĂłgio Digital

– Para os relĂłgios com uma marca especĂ­fica, as palavras-chave serĂŁo, entre outras:

RelĂłgios Watch

RelĂłgio de Pulso Watch

RelĂłgio Digital Watch

– Organizando a campanha desta forma permitirĂĄ que o anunciante atenda a demanda do grupo que procura por relĂłgios de pulso de forma generalizada, daqueles que nĂŁo estĂŁo em busca de uma marca especĂ­fica.

– A grande vantagem deste forma de organização Ă© que os anunciantes podem criar diversos grupos de anĂșncios, dando prioridade Ă s marcas com maior apelo. É possĂ­vel, no decorrer da campanha, avaliar quais grupos de anĂșncios estĂŁo sendo de fato relevantes para o seu segmento de negĂłcio e, apĂłs cuidadosa anĂĄlise, talvez descartar aqueles cuja taxa de cliques ou conversĂ”es estejam abaixo do esperado. A experimentação continua sendo fundamental para que os anunciantes obtenham sucesso com campanhas do Google Ads.

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