Proteja-se de Golpes (Scam) em Nome do Google Ads | Clinks

Proteja-se de Golpes (Scam) em Nome do Google Ads

16/06/2014 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
Home > Blog > Dicas > Proteja-se de Golpes (Scam) em Nome do Google Ads

Empresas com presença online devem estar atentas para não serem vítimas das táticas de scam. Veja alguns golpes aplicados em nome do Google Ads

– Pode ser que o termo não lhe seja tão familiar, mas a tática é bastante conhecida. Scam, que traduzido significa “golpe” ou “embuste”, refere-se às táticas enganosas e fraudulentas utilizadas por criminosos para obter vantagens financeiras. Os alvos mais frequentes deste ataque, de modo geral, são as pequenas e médias empresas. Embora haja muitos golpes aplicados por intermédio de e-mails, telefonemas tem sido bastante frequentes.

Scam no Google Ads– Por ser uma marca que preza pela excelente experiência dos seus usuários, o Google ganhou a confiança de um público gigantesco em todo o mundo. Infelizmente, pessoas e grupos mal-intencionados tentam utilizar a marca Google (além de muitas outras) para aplicar golpes em empresas.

– O Google já percebeu que as empresas que tem uma participação ativa na internet, por meio dos Links Patrocinados do Google Ads ou SEO, estão entre os mais novos alvos dos métodos escusos de scam.

– Este artigo serve de alerta para todas as empresas que apostam na publicidade digital, quanto a identificar os golpes e conhecer os mecanismos utilizados para denunciar e combater as fraudes online.

– Neste respeito, podemos citar duas situações nada incomuns:

* Empresas que não anunciam no Google: são contatadas por pessoas afirmando que as primeiras posições nos resultados de pesquisa, orgânicos e patrocinados, estão imediatamente disponíveis para a empresa, mediante o pagamento de uma taxa.

* Empresas que anunciam no Google: uma pessoa liga para sua empresa e diz que há algo de errado com sua conta no Google Ads. Esta pessoa, que afirma ser representante do Google, afirma que há problemas sérios relacionados à configuração da conta ou nas páginas de destino, e que é necessário o pagamento de uma taxa para que o problema seja corrigido e as campanhas de Links Patrocinados continuem ativas. Também há casos de ligações solicitando informações sigilosas sobre a empresa, tais como número de PIN, dados bancários e números de cartão de crédito.

– Evidentemente, a grande maioria de empresários e consultores de Links Patrocinados suspeitam deste tipo de chamadas. No entanto, com lábia e argumentos persuasivos, um comportamento fraudulento como este pode passar despercebido, levando a empresa a cair no golpe.

– Caso tenha recebido um telefonema similar e fornecido dados de sua conta bancário ou cartão de crédito, entre em contato imediatamente com a instituição financeira. Se acreditar que foi vítima de roubo de identidade, entre em contato com a polícia local ou com a Polícia Federal. Também pode-se entrar em contato com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.Br) através do e-mail cert@cert.br. Esta são algumas das formas de ajudar a combater este tipo de fraude, além de possuir um registro dos danos sofridos que poderá ser posteriormente utilizado para comprovar as perdas.

Copyright © Clinks - Google Partner PREMIER. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas Mãos de Especialistas.