Quais Métricas São Fundamentais Para o Sucesso de um E-commerce?

Quais Métricas São Fundamentais Para o Sucesso de um E-commerce?

08/02/2019 Por: na Categoria Análise e Monitoramento com 0 e 6
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Por que você deve se preocupar com as métricas de desempenho do seu e-commerce? E quais são as principais métricas que você não pode perder de vista?

Se quiser que seu e-commerce tenha o melhor desempenho na web, não basta olhar para um ou outro relatório aleatoriamente. Cá entre nós, há diversas métricas para compreender o desempenho de sua publicidade, identificar problemas e compreender mudanças nos hábitos de pesquisa dos clientes.

Lembre-se que não basta analisar métricas, é preciso analisar as métricas certas. Então vamos considerar quais são as métricas fundamentais para o sucesso do seu e-commerce.

O Que São Métricas Para Um E-commerce

Os negócios possuem uma performance, ou seja, um desempenho. Para muitos destes negócios, tais como o comércio eletrônico, existem as métricas.

Assim, fica fácil concluir: as métricas apontam claramente sobre qual é o desempenho do seu e-commerce.

Quais as Principais Métricas Que Você Não Pode Perder de Vista

Lojas virtuais que divulgam seus negócios com a ajuda do Google Ads talvez conheçam grande parte destas métricas. O Google entende que a análise de métricas é essencial para o bom desempenho de um negócio na internet. Por isso, a empresa não economiza na hora de liberar diversos relatórios precisos sobre o desempenho das campanhas publicitárias.

Algumas das métricas abaixo são disponibilizadas pelo Google Ads e Google Analytics.

Custo Por Aquisição (CPA)

O Custo Por Aquisição (CPA) mostra quanto você precisou gastar para adquirir um cliente. Evidentemente, você deseja que o seu CPA seja baixo, ao mesmo tempo em que estes clientes gerem boas vendas para seu negócio.

Customer Lifetime Value (CLV)

A métrica Customer Lifetime Value, traduzida, significa Valor da Vida Útil do Cliente. Ela representa o valor que um cliente tem para seu e-commerce, ao longo de toda a sua vida útil. Um cliente pode permanecer leal e ativo ao longo de algumas semanas ou mesmo diversos anos. Quanto você gastou para conquistá-lo (CPA)? Quanto ele vai lhe render durante sua vida útil? Com base neste desempenho total, o CLV ajuda a identificar os clientes mais valiosos.

Abandono do Carrinho

O abandono de carrinho é uma realidade de qualquer loja de e-commerce. Mas certamente você deseja que o número apresentado por esta métrica seja o menor possível. Como você pode saber a taxa de abandonamento de carrinho no seu e-commerce? A fórmula é a seguinte: Divida o número de pessoas que adicionaram produtos ao carrinho pelo número de pessoas que o abandonaram. Depois basta multiplicar por 100.

Se esta métrica começar a subir com o passar do tempo, você precisa identificar o que está fazendo com que as pessoas desistam quando estão tão próximas da conversão.

Conheça as principais causas de abandono de carrinho.

Taxa de Rejeição

Alguns abandonam o carrinho de compras. Outros, porém, nem chegam perto disso. A Taxa de Rejeição ajuda o empresário a saber quantas pessoas estão entrando em seu e-commerce e saindo logo em seguida. Não deixe de monitorar esta métrica para identificar experiências ruins que os clientes estão tendo com sua loja virtual.

Ticket Médio

O Ticket Médio apresenta uma média de quanto os clientes gastam em sua loja virtual. Para chegar a este valor, você só precisa fazer uma conta simples: some todo o montante de suas vendas e divida pelo número de clientes. Você pode definir uma meta, digamos, mensal para seu ticket médio. Depois é só acompanhar esta métrica e verificar se seu negócio online está alcançando o resultado esperado.

Retorno do Investimento em Publicidade (ROAS)

Quanto você está ganhando com cada real investido em publicidade para divulgar seu comércio eletrônico? Isto é o que revela a métrica ROAS. Assim, vamos supor que você ganhe R$ 7,00 para cada real investido na publicidade do Google Ads. Neste caso, seu ROAS está sendo de 700%.

Retorno Sobre Investimentos (ROI)

Esta métrica de e-commerce é uma das peças principais para compreender o desempenho da loja virtual. Afinal, ela apresenta qual tem sido o seu lucro, levando em consideração as receitas e os custos.

A fórmula para saber qual o seu retorno sobre investimentos é a seguinte:

ROI = ((Receita – Custos) / Custos) *100

Concluindo

No entanto, não se esqueça do objetivo principal ao analisar as principais métricas do e-commerce. Afinal, elas permitem que você entenda o desempenho do seu comércio eletrônico, realize ajustes e melhore os resultados.

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