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Qual o Futuro dos Resultados Orgânicos no Google?

02/07/2013 Por: na Categoria Dicas com 0 e 1
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Como a evolução da página de pesquisa do Google deve influenciar as estratégias de quem aposta nos resultados orgânicos?

Anunciar no googleLinks Patrocinados exibidos acima, ao lado e abaixo dos resultados orgânicos. Contas do Google Merchant Center e Google Places vinculadas ao Google Ads, inserindo chamativas imagens e mapas nas páginas de busca. Analisando a evolução da página principal do Google, percebemos que a cada dia, para alguns termos de pesquisa, os resultados orgânicos têm sido empurrados para baixo, e espremidos entre chamativos anúncios de empresas.

– Esta realidade posiciona a empresa e os profissionais diante de uma pergunta vital: qual o futuro dos resultados orgânicos? Em outras palavras, isto envolve não somente avaliar o valor e tráfego que o resultado orgânico já está trazendo para suas páginas, mas também o que as tendências apontam.

Quais as Tendências Para Seu Ramo de Negócios?

– Cada segmento possui suas variáveis e competitividade. Especialmente empresas que divulgam produtos no Google precisam estar atentas. Isto se dá pela força de apelo promovida pelas imagens nos resultados patrocinados. Por exemplo, se um internauta pesquisar por “toalhas de banho” no Google, ele será impactado por um resultado semelhante ao abaixo:

– Embora diversos fatores como resolução da tela, estar ou não logado no Google, localização geográfica, entre outros, podem alterar os resultados apresentados, de modo geral, vemos esta como uma realidade e também uma tendência: resultados orgânicos fortemente envolvidos por Links Patrocinados. Desejando rentabilizar as buscas, o Google procura dar maior destaque aos seus anúncios, o que leva muitas empresas a repensar as estratégias de divulgação de seus produtos na internet.

– É importante que as empresas apostem nos resultados orgânicos. No entanto, devido a situação apresentada, o site já não pode mais se contentar somente com a primeira página do Google nos resultados naturais, especialmente no caso de termos relacionados a produtos muito concorridos. Nestes casos, é essencial estar nos primeiros lugares; do contrário, anúncios e imagens, além dos concorrentes diretos nos resultados orgânicos, tornarão seu link praticamente invisível.

– Se uma palavra-chave relevante está colocando seu site nos primeiros lugares dos resultados naturais do Google, sua aposta provavelmente está dando excelentes frutos. No entanto, não é incomum o Google realizar atualizações em seu algoritmo, derrubando sites de suas privilegiadas posições da noite pro dia. Por isso, se perceber que uma palavra-chave importante não está colocando seu site nos primeiros lugares, considere a possibilidade de rentabilizá-la por meio dos Links Patrocinados. Além de ser possível associar imagens por meio das extensões de produtos e de imagens, os Links Patrocinados oferecem outras extensões e diversos recursos que tornam seus links mais chamativos e relevantes para os usuários.

– Por outro lado, muitas empresas procuram variar suas estratégias na publicidade digital, apostando no Google Ads combinado com um cuidadoso trabalho de SEO. Palavras-chave da cauda longa, que são termos de pesquisa mais precisos e relevantes, porém, com menor competitividade devido sua baixa utilização, são rentáveis tanto para o SEO quanto para o PPC.

Concluindo

– Em resumo, qual a melhor estratégia para uma empresa que quer continuar a apostar no SEO?

  • Ocupar as primeiras posições dos resultados naturais, de preferência, estar entre os três primeiros lugares;

– Desta forma, sua empresa poderá conquistar (e manter) um elevado alcance de sua presença marcante na internet. E o presente e o futuro continuarão a lhe garantir um bom volume de tráfego e conversões.

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