Qual o Índice de Maturidade Digital dos Brasileiros? | đŸ„‡Clinks Âźïž

Qual o Índice de Maturidade Digital dos Brasileiros?

12/04/2019 Por: na Categoria Segmentos do Mercado com 0 e 8
Home > Blog > Segmentos do Mercado > Qual o Índice de Maturidade Digital dos Brasileiros?

Estudo do Google destaca como anda a maturidade digital dos brasileiros, com respeito a acesso, uso, segurança, criação e cultura digital.

 

Quando falamos em maturidade digital de uma população, estamos falando sobre a competĂȘncia das pessoas em dominar as tecnologias disponĂ­veis.

Neste respeito, se vocĂȘ Ă© uma empresa com presença digital (seja por meio de sites, aplicativos, perfis em redes sociais, ou anĂșncios nos Links Patrocinados do Google Ads), este assunto Ă© do seu interesse. Afinal, “desde a Revolução Industrial, investimentos em ciĂȘncia e tecnologia provaram ser motores confiĂĄveis de crescimento econĂŽmico”.

Assim, surge a pergunta: como anda a maturidade digital dos brasileiros?

Portanto, para descobrir a resposta, acompanhe o que um estudo do Google revela sobre isso.

DimensÔes Avaliadas no Estudo

 
Para avaliar a maturidade digital dos brasileiros, o Google avaliou 5 dimensÔes:

  • Acesso
  • Uso
  • Segurança
  • Cultura Digital
  • Criação

O pĂșblico entrevistado estĂĄ na faixa etĂĄria entre 15 e 60 anos, em 12 estados brasileiros.

Para cada dimensĂŁo, de acordo com os dados obtidos, o Google aplicou uma nota. Portanto, confira agora os resultados da pesquisa.

Acesso

 
A vocação digital dos brasileiros Ă© percebida nos nĂșmeros a seguir:

  • De cada 10 brasileiros, 7 estĂŁo conectados;
  • Em mĂ©dia, os brasileiros passam conectados mais de 9 horas por dia;
  • A mĂ©dia de brasileiros em redes sociais Ă© 45% maior do que a mĂ©dia mundial;
  • 86% dos conectados assistem a vĂ­deos online.

vocação digital dos brasileiros

E por falar em vĂ­deos, Ă© bom destacar que o consumo de vĂ­deos online no Brasil cresceu 135% em apenas 4 anos. NĂŁo Ă© Ă  toa que muitas empresas estĂŁo investindo pesadamente em vĂ­deos publicitĂĄrios criativos, vĂ­deos esses que sĂŁo exibidos nos momentos certos por meio do Google Ads.

A média geral obtida é 3,5. Os aspectos positivos nesta nota estão relacionados com a habilidade dos entrevistados em ligar, configurar e conectar aparelhos eletrÎnicos.

Acesso - maturidade digital dos brasileirosNo entanto, com respeito a atividades que exigem um conhecimento um pouco mais avançado, como uso de programas com comandos de voz e configuração de softwares, as notas são baixas.

Uso

 
No entanto, no tocante Ă  maturidade digital, outro aspecto que precisa ser avaliado Ă© como as pessoas fazem uso das tecnologias.

O estudo revela que o Brasil Ă© a quarta maior potĂȘncia em termos de população online. No entanto, quando se trata de consumo online, o paĂ­s fica na 8ÂȘ posição.

Uso de tecnologias pelos brasileirosAs transaçÔes online e uso do armazenamento de dados em nuvem figuram como um aspecto negativo.

Assim sendo, avaliando estes aspectos, a média geral é de 3,4.
Uso de tecnologias - Maturidade digital dos brasileiros

Segurança

 
Com “Segurança”, o Google se refere a:

  • Capacidade de reconhecer operaçÔes inapropriadas e/ou ilegais;
  • Conhecimento sobre formas de proteger dados pessoais;
  • Capacidade de avaliar a confiabilidade de sites e fontes de informação.

O internauta brasileiro demonstra conhecer os métodos de se manter seguros no ambiente online. Afinal, isto é percebido no tocante a cuidar de seus dados pessoais.

Segurança - maturidade digital dos brasileirosNo entanto, o brasileiro ganha pontos negativos quanto Ă  dificuldade em diferenciar sites com conteĂșdo verdadeiro daqueles que promovem notĂ­cias falsas.

Cultura Digital

 
O que o Google entende por “cultura digital”?

  • Possuir curiosidade e empenhar-se em estudo para descobrir novas soluçÔes;
  • Atualizar-se constantemente em relação Ă s novas tecnologias;
  • Acompanhar atualizaçÔes de softwares, hardwares e aplicativos.

Neste respeito, como anda a maturidade digital dos brasileiros? A média geral é 3,0.

Cultura digital - maturidade digital dos brasileirosA evolução da cultura digital brasileira mostra que a população se dispÔe a aprender por meio da experimentação e por acompanhar reviews de lançamento.

Criação

 
A dimensĂŁo Criação foi a que recebeu a menor nota (1.8), de acordo com a avaliação. Mas, o que o Google entende por “Criação”? Esta dimensĂŁo se refere ao:

  • Conhecimento de ferramentas para gerenciar publicidade online, tais como os Links Patrocinados do Google Ads;
  • Uso de ferramentas para promoção de conteĂșdo;
  • Uso de diferentes linguagens para programar e desenvolver sistemas.

Criação - Maturidade digital dos brasileirosA baixa nota se deve ao pouco conhecimento do aprendizado de måquina (machine learning) e suas aplicaçÔes. A dificuldade no uso de sistema de dados também figura como ponto negativo.

No entanto, o conhecimento das técnicas para edição de vídeos e o desenvolvimento de apresentaçÔes aparecem como aspectos positivos.

Habilidades Combinadas

 
Quando as habilidades mencionadas são combinadas e aproveitadas, hå um efeito direto sobre a renda dos brasileiros. O impacto positivo é de até R$ 380 na renda mensal, valor correspondente a 40% do atual salårio mínimo.

O potencial oferecido Ă© um aumento de US$ 70 bilhĂ”es ao PIB. Segundo o Google, “o upskilling pode gerar um aumento de cerca de 0,4 p.p. ao ano, o que representa um incremento de mais de 15% no crescimento projetado para o PIB brasileiro nos prĂłximos anos”.

Desenvolvimento das capacidades digitaisPortanto, o domĂ­nio das tecnologias digitais e o desenvolvimento de atividades neste Ăąmbito sĂŁo responsĂĄveis direto pelo impacto econĂŽmico e social.

Por Que Isso Interessa Empresas Que Anunciam no Google

 
O ambiente digital oferece diversas oportunidades para empresas de todos os setores.

No entanto, em muitos casos, é preciso reconsiderar velhos conceitos. Apenas como exemplo: para aproximadamente 70% das empresas brasileiras, os idosos não conseguem acompanhar as transformaçÔes tecnológicas. Isto pode fazer com que a publicidade digital esteja voltada exclusivamente para os mais jovens. E com isso, oportunidades são perdidas. Assim, para saber mais detalhes sobre os mais velhos no Brasil, e obter dicas publicitårias para esta faixa etåria, leia sobre como criar campanhas de marketing para idosos.

Estudos como esses ajudam a conhecer melhor o seu pĂșblico-alvo. A partir daĂ­, Ă© possĂ­vel desenvolver as estratĂ©gias e esforços para alcançar seus futuros clientes. Portanto, se precisar de ajuda para construir uma publicidade realmente eficiente na internet, devidamente voltada para seu pĂșblico-alvo, contate uma agĂȘncia Google Partner.

Copyright © ClinksÂźïž - Google Ads Partner PREMIERđŸ„‡. AgĂȘncia Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas MĂŁos de Especialistas.