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Queda nos Resultados dos Links Patrocinados – Como Avaliar?

16/01/2013 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
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Quando os Links Patrocinados tem uma queda repentina nos resultados, é preciso se perguntar: será que isto se trata de uma mudança nos hábitos de consumo dos internautas?

– Quando se administra uma conta no Google Ads por um longo tempo, é possível perceber variações que ocorrem ao longo deste período. E com variações, nos referimos a aumentos significativos nos resultados, bem como quedas vertiginosas. Neste último caso, baixo retorno sobre os investimentos em Links Patrocinados podem tirar o sono dos anunciantes que divulgam um site no Google. Vários fatores podem contribuir para quedas repentinas. A questão é: será que se trata apenas de um dia ou semana ruim, ou realmente estamos diante de uma mudança no comportamento das pessoas na internet?

– Por exemplo, você pode utilizar uma determinada palavra-chave que lhe traz bons resultados ao longo de sua experiência em uma conta do Google Ads. Repentinamente, porém, esta palavra-chave deixa de ser significativa. Será que é apenas uma oscilação temporária? Ou os hábitos de pesquisa dos consumidores realmente mudaram, e aquela palavra-chave jamais voltará a ser o que era antes?

Verifique Alterações em Seus Links Patrocinados

– Para responder estas perguntas que abrangem um universo muito amplo – o do hábito dos consumidores –, precisamos inicialmente nos concentrar em possíveis porquês mais próximos. Em muitos casos, esta queda repentina não tem a ver com a palavra-chave, mas com alterações realizadas no texto dos Links Patrocinados, ou em suas configurações, tais como segmentações demográficas, e lances de CPC. Em outros casos, foram alterações nas Páginas de Destino que trouxeram este impacto negativo.

– Por isso, para determinar se realmente estamos diante de uma mudança nos hábitos dos consumidores ou não, analise todas as mudanças que foram aplicadas às suas campanhas no Google Ads. Para tanto, você pode utilizar o seu Histórico de Alterações.

Compare Com o Mesmo Período no Ano Anterior

– Será que não estamos apenas diante de uma situação sazonal? A chegada das férias, início das aulas, feriados ou grandes eventos nacionais e internacionais podem impactar os hábitos de pesquisa e consumo das pessoas na internet. Uma forma de avaliar se esta é apenas uma tendência sazonal, é comparar o desempenho atual com o mesmo período no ano anterior.

– De qualquer forma, se notar uma queda repentina no desempenho dos Links Patrocinados, já avalie o que está acontecendo nacional e internacionalmente. Se estivermos próximos a datas e eventos que tiram as pessoas de sua rotina, você já pode desconfiar disto. Uma análise mais cuidadosa e um pouco de paciência lhe dará a certeza.

Verifique o Tráfego das Pesquisas Orgânicas

Aumentar tráfego no site– Quando os hábitos de pesquisa das pessoas mudam, isso será percebido no tráfego que os sites recebem a partir dos resultados orgânicos. Analise o Google Analytics ou outra ferramenta que utilize para acompanhar o desempenho do seu site na internet. Houve mudanças notáveis na fonte do tráfego? E quanto às palavras-chave que trouxeram visitantes para seu site?

– Há de fato outras formas de avaliar se uma queda repentina nos resultados obtidos com os Links Patrocinados são apenas passageiros ou uma tendência irreversível. De qualquer forma, uma regra precisa ser seguida em qualquer situação: manter a paciência. Dificilmente, você conseguirá encontrar as respostas para seus problemas em apenas um dia. Você precisará analisar todos os fatores envolvidos. É evidente que ninguém quer anunciar um site no Google e perder dinheiro; e quando se percebe uma queda no retorno financeiro, qualquer anunciante quer descobrir o mais rápido possível o que está acontecendo. No entanto, é preciso ter em mente que mudanças drásticas e precipitadas podem até mesmo piorar a situação.

– Por isso, analisar o cenário cuidadosamente e aos poucos implementar as mudanças (quando necessárias) de forma ordenada, permitirá que se obtenha uma visão mais clara sobre o que está acontecendo: se é apenas uma mudança temporária ou se os hábitos de pesquisa dos seus consumidores na internet realmente mudaram.

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