Queda nos Resultados dos Links Patrocinados – Como Avaliar? | 🥇Clinks ®️

Queda nos Resultados dos Links Patrocinados – Como Avaliar?

16/01/2013 Por: na Categoria Links Patrocinados com 0 e 1
Home > Blog > Links Patrocinados > Queda nos Resultados dos Links Patrocinados – Como Avaliar?

Quando os Links Patrocinados tem uma queda repentina nos resultados, é preciso se perguntar: será que isto se trata de uma mudança nos hábitos de consumo dos internautas?

– Quando se administra uma conta no Google Ads por um longo tempo, Ă© possĂ­vel perceber variações que ocorrem ao longo deste perĂ­odo. E com variações, nos referimos a aumentos significativos nos resultados, bem como quedas vertiginosas. Neste Ăşltimo caso, baixo retorno sobre os investimentos em Links Patrocinados podem tirar o sono dos anunciantes que divulgam um site no Google. Vários fatores podem contribuir para quedas repentinas. A questĂŁo Ă©: será que se trata apenas de um dia ou semana ruim, ou realmente estamos diante de uma mudança no comportamento das pessoas na internet?

– Por exemplo, vocĂŞ pode utilizar uma determinada palavra-chave que lhe traz bons resultados ao longo de sua experiĂŞncia em uma conta do Google Ads. Repentinamente, porĂ©m, esta palavra-chave deixa de ser significativa. Será que Ă© apenas uma oscilação temporária? Ou os hábitos de pesquisa dos consumidores realmente mudaram, e aquela palavra-chave jamais voltará a ser o que era antes?

Verifique Alterações em Seus Links Patrocinados

– Para responder estas perguntas que abrangem um universo muito amplo – o do hábito dos consumidores –, precisamos inicialmente nos concentrar em possĂ­veis porquĂŞs mais prĂłximos. Em muitos casos, esta queda repentina nĂŁo tem a ver com a palavra-chave, mas com alterações realizadas no texto dos Links Patrocinados, ou em suas configurações, tais como segmentações demográficas, e lances de CPC. Em outros casos, foram alterações nas Páginas de Destino que trouxeram este impacto negativo.

– Por isso, para determinar se realmente estamos diante de uma mudança nos hábitos dos consumidores ou nĂŁo, analise todas as mudanças que foram aplicadas Ă s suas campanhas no Google Ads. Para tanto, vocĂŞ pode utilizar o seu HistĂłrico de Alterações.

Compare Com o Mesmo PerĂ­odo no Ano Anterior

– Será que nĂŁo estamos apenas diante de uma situação sazonal? A chegada das fĂ©rias, inĂ­cio das aulas, feriados ou grandes eventos nacionais e internacionais podem impactar os hábitos de pesquisa e consumo das pessoas na internet. Uma forma de avaliar se esta Ă© apenas uma tendĂŞncia sazonal, Ă© comparar o desempenho atual com o mesmo perĂ­odo no ano anterior.

– De qualquer forma, se notar uma queda repentina no desempenho dos Links Patrocinados, já avalie o que está acontecendo nacional e internacionalmente. Se estivermos prĂłximos a datas e eventos que tiram as pessoas de sua rotina, vocĂŞ já pode desconfiar disto. Uma análise mais cuidadosa e um pouco de paciĂŞncia lhe dará a certeza.

Verifique o Tráfego das Pesquisas Orgânicas

Aumentar tráfego no site– Quando os hábitos de pesquisa das pessoas mudam, isso será percebido no tráfego que os sites recebem a partir dos resultados orgânicos. Analise o Google Analytics ou outra ferramenta que utilize para acompanhar o desempenho do seu site na internet. Houve mudanças notáveis na fonte do tráfego? E quanto Ă s palavras-chave que trouxeram visitantes para seu site?

– Há de fato outras formas de avaliar se uma queda repentina nos resultados obtidos com os Links Patrocinados sĂŁo apenas passageiros ou uma tendĂŞncia irreversĂ­vel. De qualquer forma, uma regra precisa ser seguida em qualquer situação: manter a paciĂŞncia. Dificilmente, vocĂŞ conseguirá encontrar as respostas para seus problemas em apenas um dia. VocĂŞ precisará analisar todos os fatores envolvidos. É evidente que ninguĂ©m quer anunciar um site no Google e perder dinheiro; e quando se percebe uma queda no retorno financeiro, qualquer anunciante quer descobrir o mais rápido possĂ­vel o que está acontecendo. No entanto, Ă© preciso ter em mente que mudanças drásticas e precipitadas podem atĂ© mesmo piorar a situação.

– Por isso, analisar o cenário cuidadosamente e aos poucos implementar as mudanças (quando necessárias) de forma ordenada, permitirá que se obtenha uma visĂŁo mais clara sobre o que está acontecendo: se Ă© apenas uma mudança temporária ou se os hábitos de pesquisa dos seus consumidores na internet realmente mudaram.

Copyright © Clinks®️ - Google Ads Partner PREMIER🥇. Agência Certificada Google Ads.

Seus Links Patrocinados Nas MĂŁos de Especialistas.